SalaGeo

quarta-feira, 20 de maio de 2009



Mais uma Quarta e estamos aqui com o DICAS DE VESTIBUBAR ANDRADE"S pra deixá-los bem informados sobre o vestibular. Hoje é o último dia para a adesão das universidades que utilizarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em substituição total ou parcial ao vestibular.

Inscrições para o exame estão previstas para começar em 15 de junho.



Os estudantes que quiserem disputar uma vaga em uma dessas instituições deverão participar da edição 2009. As inscrições para o exame estão previstas para começar em 15 de junho.



O Ministério da Educação apresentou quatro possibilidades de se utilizar a nota do Enem: como fase única; como primeira fase; como fase única para as vagas remanescentes, após o vestibular; ou combinado ao atual vestibular da instituição.

Neste último caso, a universidade definirá o percentual da nota do Enem a ser utilizado para a construção de uma média junto com a nota da prova do vestibular. Cada instituição de ensino superior divulgará em seus editais em qual formato participará em cada curso.

Veja a posição das universidade federais do Rio de Janeiro:

Universidade Federal Fluminense (UFF) O Enem será usado para compor parte da nota da 1ª fase. A nota do Enem servirá como bônus de 10% a 15% para compor a nota da 2ª fase de alunos das redes públicas.

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) Adotará o Enem como fase única já em 2009 e para preencher vagas remanescentes.

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) Adotará o Enem como fase única e para preencher vagas remanescente já em 2009.

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Adotará o Enem como 1ª fase

As provas do Enem estão marcadas para 3 e 4 de outubro. O exame será composto de uma redação e de 200 questões de múltipla escolha de quatro disciplinas (linguagens e códigos, matemática, ciências da natureza e humanas). A matriz da prova já está disponível para consulta no site do Ministério da Educação (http://portal.mec.gov.br).

fonte: Zero Hora e G1

Um grande abraço e até a próxima semana!



17 comentários:

  1. Ai prof. eu ñ entendi muito bem esta historia do novo vestibular unificado, ta maior embolo. Algumas facudades aderiram 100% desse novo esquema outros aderiram só a metade...Isso ta complicade + (o.O)

    ResponderExcluir
  2. Alan Obama (Hélio - 3005)

    *complicado

    ResponderExcluir
  3. Essa mudança no ENEM pode ajudar amas também pode complicar muito, já que pode ser decisivo para se entrar em uma faculdade desejada. Mas se for levado em consideração que isso pode diminuir as tachas que são pagas para se fazer a prova é algo útil...
    Isso ainda pode causar muita dor de cabeça!!!

    ResponderExcluir
  4. acho que isso em pontos atrapalha e em outros prejúdica pois nós vamos poder disputar para qualquer faculdade até de outro estado pelo o que eu fiquei sabendo mais atrapalha
    por 200 questões como está sendo dito e muita coisa nós resta esperar para ver no que vai dar :)

    alpn=maggot
    (andré T:3005)

    ResponderExcluir
  5. Eldo 3008 nª8

    No meu ponto de vista estão preciptando a adequação do Enem já para esse amo sendo que os alunos não estão preparados para tal prova. Teriam que fazer a adequação das questoes esse ano para os professores e anono que vem implantar o novo Enem

    ResponderExcluir
  6. parabéns pelo blog...todas as postagens são mto interessantes..
    principalmente essas do vestibular...q vira e mexe tem mudanças...o q está nos deixando com dor de cabeça..rs

    Drielle turma:3005

    ResponderExcluir
  7. Está meio complicado mesmo!!!
    Mas valeu a informação!!!!

    Izana 3005

    ResponderExcluir
  8. Esta coluna está ótima!pois estamos com mudanças no enem,e muitos alunos não estão sendo informados.È está chegando o grande dia...

    aliniely 3005...

    ResponderExcluir
  9. Eu acho que esse novo ENEM aparceu pra complicar as nossas vidas...
    uma prova com 200 questões mais 1 redação mesmo sendo em 2 dias é injustiça, pois se antes com 63 ja era cansativo, agora com 200 não tem nem o q se comnetar!

    (Mariah- 3005)

    ResponderExcluir
  10. Caramba.. Missão impossível isso!
    Só pra complicar nossa vida mesmo..
    200 questões.. é muita coisa.. só a redação é o maior tempão pra fazer..aí depois ainda tem 200 questões.. Oo.. coisa de louco! ¬¬'

    Priscila. Turma: 3005

    ResponderExcluir
  11. Tudo bem que o Enem ta aí pra avaliar nossos conhecimentos, mas agora com 200 questões é demais,sem necessidade,se torna algo cansativo de se fazer,a casos que vocÊ até sabe,mas ja foi tomado pelo cansaço e acaba errando de bobeira e fora isso ainda tem as novas regras de L.P.,acho novidade demais !

    Luciane Brandão T:3005

    ResponderExcluir
  12. Ai que coisa confusa,esse ano tá demais! 200 questões,muita coisa,mais a redação que leva muito tempo para ser feita.E ainda tem as faculdades,que nem todas aderiram o Enem completamente,muito complicado esse vestibular !

    Lorraine T:3005

    ResponderExcluir
  13. eu acho bacana pois essas dicas nos ajudam muito mesmo,eu mesmo li coisas q nem sabia então esta bem bacana e tambem o fato das notas possibilidades de se utilizar a nota do Enem: como fase única; como primeira fase; como fase única para as vagas remanescentes, após o vestibular; ou combinado ao atual vestibular da instituição.maria p. turma 3006

    ResponderExcluir
  14. NOME:jaqueline lopes Nº5 TURMA:3008


    Bom!! eu até gostei um pouco. porque assim não vai existir mais preconceito de cor e etc. Todos seram enchergados de uma só maneira. Mais ñ deveria ser suspendido. O lado ruim e que os colégios particulares estão mais bem preparados do que o ensino público,infelizmente! O sistema público ainda é precário. OU seja; os colégios particulares tem mais chences de entrar para uma faculdades. A solução é o governo envestir mais em nosso ensino público.

    No Brasil,ainda existem fortes aliádos do quere e aprender,pena que são poucos que tem essa chance.

    ResponderExcluir
  15. Essa nova forma do exame ajudará muito os alunos da rede pública a ingressar na faculdade, mas também irá complicar.Porque estaremos competindo com muito mais pessoas.

    Rhaisa Grazyella turma: 3008

    ResponderExcluir
  16. Muito importante essa informação que aqui foi postada.
    Apesar da informação , fiquei triste por saber que serão 200 questões, que pra mim não tem necessidade,já basta a redação que é uma coisa cansativa ,ainda tem as 200 questões.
    As pessoas vão acabar desistindo de pensar e fazendo de qualquer jeito.

    JAQUELENE P DE SOUSA.
    T:3005

    ResponderExcluir
  17. Eu ainda no me acostumei com esse novo modo de vestibular mais tem pontos bons, e pontos ruins
    por exemplo pessoas de outro estado podem conseguir uma vaga nas universidades daqui o que tira ,a vaga de alguem do estado tbm o números de questões e muito grande!

    ANDRÉ LUIS 3005

    ResponderExcluir