SalaGeo

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Metrópoles Mundiais

Se liga aí pessoal da segunda série !! Super manero este material disponbilizado pelo jornal Estadão sobre as grandes Metrópoles . Entre no linke logo abixo desta ilustração e você vai acessar este material. Escolha e clique no ano que quer pesquisar( 1995, 2007 2025) e depois passe o mouse sobre a cidade que desejar e divirta-se !

32 comentários:

  1. *Eu reparei que são Paulo não cresceu e também não diminuiu nem um pouquinho!!

    *Reparei também que Tóquio,Mumbai , nova Délhi , Daca e etc..., foi crescendo conforme o tempo e vai crescer cada vez mas!!

    *Reparei que nova York ,cidade do México,Osaka, los Angeles, Buenos Aires,paris ,Moscou e etc...,vai cair muito!!

    Nome:Suelen Sanches Galvão de Oliveira
    Numero: 38 turma: 2005

    ResponderExcluir
  2. Ana Caroline Behren do Nascimento15 de maio de 2009 às 13:57

    1. O que levou Tóquio a não sair do ranking da cidade mais populosa do planeta? É o fato do Japão ser um país pequeno, montanhoso e com pouca possibilidade de expansão.

    2. Através do mapa pude observar que a maioria das metropoles está localizada no litoral. Qual será o impacto do aumento do nível do oceano sobre essas cidades? O que os governantes tem feito para contornar esse problema?
    As cidades localizadas no litoral terão graves problemas com o aumento do nível dos oceanos.
    Esses problemas já estão começando a ocorrer em cidades como Veneza, na Itália e nas cidades Holandesas que estão localizadas abaixo do nível do mar. Os Diques podem não conter o aumento do nível do oceano. Existe várias tentativas de diminuir o efeito estufa. Os acordos entre os países, no entanto, não são cumpridos e muito menos as metas.
    3. Observei que na Ásia houve maior crescimento populacional nas
    últimas décadas. Qual o motivo desse enorme crescimento urbano?
    A Ásia apresentou um grande crescimento populacional por dois motivos:
    Devido ao grande crescimento vegetativo comum em todos os países subdesenvolvidos onde a população miserabilizada tende a ter alta taxa de natalidade;
    Devido ao êxodo rural que ocasionou uma forte migração dos indianos para as cidade em busca de empregos oferecidos pela transnacionais que começou se instalou nos países periféricos nas últimas décadas, em busca de mão de obra barata.

    Ana Caroline Behren do Nascimento
    Turma 2005 número 3
    Escola Estadual Vicente Jannuzzi

    ResponderExcluir
  3. Patrick da 2005 Nº 3419 de maio de 2009 às 10:37

    Deu para ver no mapa que a Ásia desde 1975 até agora teve maior crescimento de megalopolis e tem previsão para 2025 de cidades na Índia aumentarem o nº da população rapidamente e tomar o segundo e terceiro lugar do ranking mundial (Mumbai e Nova Délhi) por não ter controle na tacha de natalidade, PIB de 785 bilhões de dólares tendo investimento de transnacionais, grande oportunidade de emprego, renda per capita baixa por ter 60% da população dependendo diretamente da agronomia.
    As cidades dos países de 1° mundo não vão ter grande aumento de população e algumas desaparecem do ranking mundial.
    No Brasil o crescimento das megalopolis não tem grande aumento em comparação com as cidades da índia, mas, São Paulo se mantém sempre no quinto lugar do ranking mundial.

    ResponderExcluir
  4. Notei que os paises subdesenvolvidos sua população cresce bastante!
    Descobri tambem que Tokyo tem a maior proporção de idosos do mundo !

    Nome: Adriano de A. Malheiros
    Turma:2005 n:01

    ResponderExcluir
  5. [b]clelvis farias // turma:2005 numero:13

    Esta mostrando que em paises desenvolvido e globalizados como japão(toquio) new york(eua) frança(paris)o controle de natalidade se dar de maneira mais natural, onde a mulher muitas vezes opta por ter um filho em razão de sua carrreira profissional tbm ha o planejamento familiar o que derruba de forma significativa a taxa de natalidade que é o numero de morto menos o numero de nascidos de uma cidade.
    Ja em países subdesenvolvidos como nigeria e paises não ha esse planejamento familiar por falta da ação do estado como concientizador é alertando para poluticas sociais
    tbm tem paises que as tradições são muito forte como o caso da indias.
    Esse mapa mostra que ao passar dos anos os paises desenvolvidos diminue suas populações tendo um ganho de qualidade de vida
    é paises subdesenvolvidos e com tradições pendura com uma população muito desigal com muita pobreza.

    ResponderExcluir
  6. luiza hariana gomes de oliveira, nº: 29, turma:200520 de maio de 2009 às 15:51

    Concluo que as cidades localizadas na Ásia em 1975 tem um desenvolvimento populacional pouco desenvolvido, exeto Tóquio que se mantem em primeiro lugar,e Osaka em quarto porem logo desaparece em 2007.também observei que Ásia em2007 já tem maior crescimento populacinal .
    E que aqui no brasil o unica cidade que aparece no ranking e São Paulo que não se mantem sempre quinto .
    na america central quase não tem metropoles

    ResponderExcluir
  7. 1 eu vi no mapa que osaka sua populaçao aumenta e mesmo assim ela cai no rank

    2 Mumbai nao aparecia no rank em 1975 e foi aumentando sua populuçao e em 2025 ja estará em 2 lugar no rank

    3 Sao paulo alem da sua pupulaçao crescer bastante ela nao se moverar no rank ate 2025


    Nome:Daniel moura
    T:2005
    Nº:15

    ResponderExcluir
  8. Eu reparei que Paris desde 1975 até 2025, sua população fica a mesma e nunca cresce de forma radical. O que levou a esse decline no rank foi a evolução de outras cidades de outros países fazendo com que Paris caia no rank, pois sua população se mantem estável durante os anos com aproximadamente 9 900 000 pessoas. Pois pelo que vi desde 1975 a 2007, a população de Paris cresce muito pouco. E já em 2025, todas as cidades do rank tem mais de 10 milhões de habitantes. E como Paris não está tendo um evolução na população, acabou caindo no rank.

    Mumbai é uma cidade em que no começo não era muito populosa. Mas ao passar do tempo foi evoluindo e hoje tem uma das maiores capitais comerciais e de entretenimento do mundo! E a cidade atrai migrantes de todo país, devido às grandes oportunidades comerciais e ao nível de vida relativamente alto. Por isso a tedência é que nos próximos anos só tem a crescer como mostra no mapa, que em 2025 vai ficar em segundo no rank.

    Tóquio sempre liderou o rank pois foi sempre uma das principais cidades mais desenvolvida do mundo. Sua população é enorme pois atrai muitas pessoas do resto do país (especialmente jovens). A maioria das pessoas que vivem em tóquio são os próprios japoneses, mas tem étnicos Chineses e Coreanos, que contribuem para aumentar a população. Por ser uma das maiores potências em questões de trabalho, cultura, etc. Tóquio será a cidade mais populosa do mundo durante esses anos, atraindo pessoas de todo mundo para ter melhor condição de vida, e com isso aumentando sua população.

    Nome: Diogo de Andrade Braga
    Turma: 2005
    Número: 17

    ResponderExcluir
  9. Reparei,que cidades como Teerã,Londres e São Petesburgo,sumiram do mapa suas taixas de crescimento cairam muito.Em 1975 londres possuia 7546.000 habitantes Teerã 4.273.000e São Petesburgo 4.325.000.2007 o ranking dessas metrópoles só piorou,destaque para Londres,é a cidade que está cotada a ter um ranking muito mais baixo em 2025 sua população em 2005 era de 7517.700 Habitantes e 2007 abaixou mais.
    Nome:Tiago dos Santos Moraes
    Número:41 Turma:2005

    ResponderExcluir
  10. Eu percebi que as cidades com mais desenvolvimento com Tóquio sempre mantem o seu primeiro lugar no rank por vários motivos um deles é o seu avanço tecnológico, e entre outras coisas mais tem muitas cidades que apesar dos anos se passarem crescem o numero de população mais continua no mesmo lugar do rank com o mesmo desenvolvimento; e que apesar dos anos se passar Londres que poderia ter um belo desenvolvimento some do mapa e Paris nao cresce quase nada e fica com outra cidade qualquer de pouca população e chegando em 2025 some absolutamente do mapa de populção .
    2025 - a populção de Tóquio assume um número bem grande de população e com sempre nao abre mão do primeiro lugar . Moscou nao desenvolve absolutamente nada.

    Nome: Raquel De Oliveira
    Número: 35 Turma: 2005

    ResponderExcluir
  11. Ueslei Conceição do Nascimento
    Turma:2005
    Nº:42



    No período de 50 anos(1975-2025),São Paulo continua a ocupar a quinta posição no ranking mundial de crescimento demográfico.


    Estima-se desenvolvimeto demográfico em São Paulo de aproximadamente 57% desde 1975 com projeção até 2025.



    Conclui-se que o país brasileiro, quinto colocado no ranking mundial de indicadores demográficos,aumentou um pouco mais da metade,mas não modificou sua posição devido ao controle da natalidade atrelado à compulsividade trabalhista.

    ResponderExcluir
  12. Repare que os países da Ásia e da Africa são os que mais crescem, devido a grande taxa de natalidade. Repare também que Tóquio permanece em 1° por ser a cidade mais populosa do planeta.
    Olhe no mapa que Filádelfia, Londres, Teerã e São Petersburgo diminui o crescimento de sua população.
    Já as cidades brasileiras não aumentam muito devido ao controle de natalidade. São Paulo que fica em quinta colocação, por causa da grande migração de pessoas à procura de emprego.

    Nome: Liniker L. Lopes Isquierdo
    Número: 26 Turma: 2005

    ResponderExcluir
  13. *reparei que calcuta nao creseu muito apenas 5% conforme o decorrer dos anos.
    *reparei tambem que toquio nunca perdeu seu lugar no rank por quatro motivos principais:
    1: toquio e um pais muito pequeno com pouca possibilidade de se expandir.
    2:seu pais e muito desenvolvido com uma economia muito forte, mas antigamente nao era tao forte quanto a dos eua.
    3:toquio tem uma cultura cujo eles calculam a natalidade, o cresimento economico , populacional , mortalidade.
    4:com sua capacidade de inovar, e fazer avanços tecnologicos isso ajuda muito no crecimento , eles tem uma mega produçao de eletronicos, carros, motos ,computadores etc. que rodam
    no mundo todo isso tambem ajuda muito no seu cresimento.
    * nova york COMENTAREI NA SALA POIS E MUITO ESTENSIVO.
    NATAIANE 32 TURMA 2005 TERMINO COM COMPLEMENTO NA SALA NO DIA DA APRESENTAÇAO

    ResponderExcluir
  14. Observei no mapa que a pespectiva de crescimento são maiores nas metrópoles em primeiro lugar Tóquio, em segundo Mumbai, em terceiro Nova Délhi e Daca em quarto lugar no rainking .
    Enquanto Paris, Osaka, Los Angeles, Buenos Aires e Moscou tem diminuido bastante seu crescimento.

    Nome: Eduardo . Turma: 2005 N°: 46

    ResponderExcluir
  15. Eu notei que as cidades com maior população estão localizadas no litoral e que os países sobdesenvolvidos crescem bastante. De 1975 até 2007 São Paulo cresceu duas vezes e que crescerá cada vez mais. Reparei também que Mumbai , Calcutá e Nova Delhi até 2025 crescerão o triplo e Tóquio manterá o mesmo número de habitantes que tem agora, um dos motivos de Tóquio ser a primeira no Ranking é pelo fato de ser uma das mais desevolvidas com as melhores tecnologiaso que levam os imigrantes a crer que ali existe as melhores oportunidades o que é o mesmo caso de Nova Iorque e São Paulo. Dá pra perceber também que a maioria das cidades cresceu muito de 1975 até 2007 enquanto algumas manteram o numero de habitantes.

    Nome:Nicolly de Oliveira Costa
    Número:33 Turma:2005
    Colégio Estadual Vicente Jannuzzi

    ResponderExcluir
  16. Notei que nova york ,cid do mexico,los Angeles,Sao paulo,Rio de janeiro,Buenos Aires,Moscou,Cairo,Nova Delhi,mumbai,Calcutá,Jacarta,toquio,Pequim...Cresceram nos tres anos citados e que os sub desenvolvidos cersceram bastante até 2007.A parte q está amis em evisencia é o crescimento das megacidades,notei tbm q nas últimas décadas,de São Paulo a Campinas, por exemplo, foi tão intensa que criou a primeira macrometrópole do Hemisfério Sul, sendo q isso foi uma surpresa paraa s previsoes q diziam q Lagos, na Nigéria, chegaria primeiro.percebi q toquio ficou nos tres anos citados em priemiro lugar no rainkg ,mas uma das mais desenvolvidas,com mais oportunidades e com umas das melhores tecnologia.


    Thaís P de Menezes N:39 turma:2005

    ResponderExcluir
  17. Clodoaldo Serafim de Melo27 de maio de 2009 às 19:43

    Olá.Vejo que no finalzinho de 1975 a 2007 Mumbai,Doca entre outros é um dos que mas evolui entre este anos porem, quando chega no ano de 2025. Ele chegaram a uma porcentagem muito grande de população acho ingrivel o crescimento deles,além do normal,como podemos ver tenho certesa que eles iram evoluir muito mais do que isso.Também acho interessante como New York vai cair muito,"e eu que pensava que ele iria crescer mas que o normal". Reparem também em Buenos Aries no ano de 1975 ele se encontra em 7°lugar do Ranking.E quando vai para o ano de 2025 ele sai do Ranking,então como podemos ver o indice de natalidade vai abaixar muito em Buenos Aires.

    Nome: Clodoaldo Serafim de Melo
    Turma: 2005
    Número: 14

    ResponderExcluir
  18. vi q toquio smp permanece na ponta e q nova délhi cresce cada vez mais.Nova york,los angeles,moscou e etc..desceram mt, sao paulo nao mudou.e q paris saiu dos 10

    nome:Igor Medeiros Luiz
    numero:45 turma:2005

    ResponderExcluir
  19. Tóquio - Nas 3 opções, está em primeiro lugar e o número de sua população aumentou bastante.
    São Paulo - O número da sua população subiu mas São Paulo se moveu no ranking.

    Turma 2005 .. Aluna: Yasmim

    ResponderExcluir
  20. 1) Podemos observar que o mundo só tende a aumentar sua população a cada ano, a resposta para esse crescimento populacional são as evoluções ocorridas na tecnologia, que favorecem avanços tecnológicos na medicina.

    2) A cidade de Tóquio está em primeiro lugar no ranking de 1975, 2007 e 2025, isso significa que é uma cidade com um grande centro tecnológico e comercial, onde ocorre muitas inovações e um amplo ranking de industrias, com isso são gerados milhares de novos empregos, o que chama a atenção dos estrangeiros, por isso a cada ano que passa, Tóquio cresce cada vez mais e se torna um dos países mais desenvolvidos e populosos do mundo.

    3) Em 2025 a população irá aumentar em todos os paises de terceiro mundo. O mundo será mais globalizado, as campanhas de saúde publica e de vacinação irá aumentar o que consequentemente reduzirá as doenças e a mortalidade infantil em todo o mundo.

    Bruna Lima Pereira , Turma: 2005
    Número: 08

    ResponderExcluir
  21. 1)A ìndia é uma grande potência mundial na medicina,por isso pessoas de todo o mundo irão vir
    para Mumbai, Calcutá, Nova Dèhli em busca de tratamentos, assim sua população irá crescer espantosamente de 2007 para 2025.

    2)Paris é um local que possui uma grande quantidade de idósos,sendo assim, sua população ira diminuir de 2007 para 2025.

    3)Sâo Paulo mantém-se sempre em 5° lugar no ranking, porque é um grande cento comercial,assim a oportunidade de empregos irá surgir, atraindo pessoas de todo mundo.

    Nome:Fernando
    Número:21 Turma:2005

    ResponderExcluir
  22. O que eu reparei, é que Tóquio não sai do 1º lugar no ranking e que nas proximas décadas o Terceiro Mundo vai ser o maior gerador de megalópoles. E cidades como Paris, Londres e Nova York diminuem sua taxa de crescimento, Karachi, no Paquistão, Mumbai, na Índia, Istambul, na Turquia, e Lagos, na Nigéria, avançam rapidamente rumo ao topo do ranking das regiões metropolitanas mais populosas do mundo.

    Nome: Arthur Medeiros
    Turma: 2005
    Número: 6

    ResponderExcluir
  23. Nome. Vanessa Da Rocha Barbosa .
    numero. 43
    Turma. 2005
    Colegio Estadual Vicente Jannuzzi .


    PROFESSORA . O teclado do computador nao estava funcionando direito , por isso escrevi algumas
    coisas sem acento ! NAO ESCREVI NADA ERRADO ! Obrigada .


    1- Moscou em 1975 para 2007 aumentou bastante e nao aparece mais no ranking ,
    de 2007 para 2025 aumentou , mais bem pouco .
    Mais nao aparece ainda no ranking .


    2- Toquio apesar do passar dos anos ele nao saiu da sua posicao no ranking .
    Ele e um pais desenvolvido , e sua populacao e bastante .


    3- Sao Paulo tambem permanece no mesmo lugar no ranking , mais anos se passaram e a populacao dele
    cresceu . Em 2025 a tendencia e aumentar .

    ResponderExcluir
  24. Notei no mapa que Tóquio entre 1975à 2025 sempre está na frente em termo de população,notei também que cidades como:Paris, Londres e principalmente Nova York irá cair muito de população.Assim reduzindo sua taxa de crescimento, ja outras cidades avançam rapidamente rumo ao topo do ranking como: Karachi,no Paquistão,Mumbai,na índia,Istambul,na Turquia,e Lagos,na Nigéria.

    nome:Carlos henrique
    n°:10
    Turma:2005

    ResponderExcluir
  25. Buenos Aires está se desevolvendo ao passar dos anos. Sua população está crescendo aos poucos. De 1975 para 2007 cresceu bastante. Mas até 2025 não deve crescer muito mais do que 1 milhão. A qualidade de vida em Buenos Aires pode-se dizer que é boa. Mas há muitas outras cidades melhores, o que faz com que sua população não aumente muito.

    Nova York que é uma das cidades mais ricas do mundo, cresceu bastante desde 1975 para 2007. O crescimento foi devido a pessoas que buscam melhor qualidade de vida, e com isso sua população aumentou. Mas agora Nova York tem muitas outras cidades candidatas a subir no rank, devido a isso sua população não deve crescer muito, pelo menos até 2005.

    Tóquio sempre se matem no topo. Qualidade de vida, comércio, emprego e lazer, ajudam muito em seu crescimento. Por isso a tendência é só aumentar sua população, atraindo pessoas do mundo todo.

    Nome: Felipe Soares
    Número: 19
    Turma: 2005

    ResponderExcluir
  26. Nas próximas décadas, nada deverá frear o Terceiro Mundo como o maior gerador de megalópoles. Enquanto cidades como Paris, Londres e Nova York reduzem sua taxa de crescimento, Karachi, no Paquistão, Mumbai, na Índia, Istambul, na Turquia, e Lagos, na Nigéria, avançam rapidamente rumo ao topo do ranking das regiões metropolitanas mais populosas do mundo.

    ResponderExcluir
  27. Analizei no mapa que a taxa de natalidade está aumentando muito em relaçao aos anos anteriores, principalmente a cidade de Toquio.O continente asiatico é a regiao mais atingidapor essa taxa,países que em 1975 nao estavam no ranking, em 2007 já aparcem e a maior parte dessa populaçao está localizada no litoral.

    NOME : Carlos Augusto H. Santos
    Nº: 9 Turma 2005

    ResponderExcluir
  28. Devido a melhora da produção das industrias,comércio,empresas a melhora da vida social a população cresceu por causa da facilidade de se viver na cidade de Tóquio.

    de:Mario cesar.

    ResponderExcluir
  29. Nova York!

    A população em NY no ano de 1975 era de 15.880.000 habitantes,ja no ano de 2007 ela estava com 19.040.000 habitantes, com isso vi que a população cresceu 3.160.000 habitantes.A previsão para 2025 é que NY tenha uma população de 20.628.000 habitantes, um aumento de 1.588.000 habitantes.Percebi que o total de aumento desde 1975 à 2025 seja de 4.748.000 habitantes.


    Manuella Costa
    Turma:2005

    ResponderExcluir
  30. Nova York!

    A população em NY no ano de 1975 era de 15.880.000 habitantes,ja no ano de 2007 ela estava com 19.040.000 habitantes, com isso vi que a população cresceu 3.160.000 habitantes.A previsão para 2025 é que NY tenha uma população de 20.628.000 habitantes, um aumento de 1.588.000 habitantes.Percebi que o total de aumento desde 1975 à 2025 seja de 4.748.000 habitantes.


    Manuella Costa
    Turma:2005

    ResponderExcluir
  31. Cidade do México

    *1975
    *Em 1975 a cidade do méxico estava em 3ºlugar com o índice de população de 10.690.000.

    *2007
    Já em 2007 continuou em 3ºlugar,só que teve um aumento de população com 8.338.000,que resultou um total de 19.028.000 de população.

    *2025
    em 2025 temos uma previsão de aumento da população para 21.099.000 é acaba sofrendo juma queda para 6ºlugar.

    OBS:Percebi que em 1975,2007 e 2025 Tóquio sempre esteve em 1ºlugar com o maior índice de população.


    nome:thamyris costa
    turma:2005 nº:40

    ResponderExcluir
  32. NOVA YORK

    *Observei que em comparação com Tóquio e São Paulo,Nova york não aumentou muito o número da população com o passar dos anos.

    *De 1975 á 2007 não subiu e não desceu do ranking,em 32 anos ficou em 2° lugar perdendo apenas para Tóquio.

    *Comparando 1975 com 2007 a taxa de crescimento é maior do que a taxa entre 2007 e 2025.

    *Enquanto grandes metrópoles como Paris,Londres,São Paulo reduzem a taxa de crescimento da população,outras metróploes como Túrquia e Istambul avançam cada vez mais a taxa de crescimento da população.

    Laís dos Santos
    turma 2005 n°25

    ResponderExcluir