SalaGeo

sábado, 16 de maio de 2009

Consequências da crise no Brasil


Alô pessoal que vai fazer vestibular ! Alô pessoal em geral interessado em entender um pouco desta crise econômica que amedronta o mundo. A seguir trechos de um artigo publicado num portal para administradores com a analise do economista Gilberto Brandão Marcon.
"Tentar entender as conseqüências da crise internacional em torno do Brasil implica fazer uma dupla avaliação, onde se poderia dividir a questão em frente interna e frente externa....O ponto inicial é definir o foco emissor da crise...estamos importando compulsoriamente a crise atual.A onda fez estágio na economia norte- americana antes de se por em movimento pelas praias de todo mundo. Eis a atual situação do motor econômico do planeta( E.U.A.). Vai mal, precisa de enormes reparos, e enquanto o conserto não produz resultado o mundo se realimenta com esta crise....
Por aqui a crise aportou no último trimestre de 2008; (1)desde então, a partir de dados do CAGED, o mercado formal desde novembro último perdeu 797,5 mil empregos, para um total de 30 milhões de brasileiros com carteira assinada. Tais dados encontram eco em outros do IBGE que apontam que houve acréscimo de 20,6% no contingente de desempregados de dezembro a janeiro, com a taxa de desemprego saltando de 6,8% para 8,4% da população, de modo que a população desempregada passou de 1,6 para 1,9 milhões (em seis áreas metropolitanas pesquisadas)....(2)dados do IBGE referentes à produção que informou que a economia brasileira teve, no quarto trimestre de 2008 em relação ao terceiro, uma queda no PIB de 3,6%, que se trata do maior recuo da série histórica iniciada em 1996..e sua influência sobre o saldo da Balança Comercial.(3)Contribuiu de modo direto em torno de tais indicadores a retração do crédito para o mercado interno brasileiro, que por seu lado decorreu da crise de confiança que se proliferou a partir de intensificação do fator aversão ao risco que se proliferou retendo, assim, recursos antes disponíveis para crédito, tornando os fornecedores de crédito mais exigentes em relação às condições de empréstimo para os tomadores, tais como a diminuição do prazo almejando reduzir risco. Outra decorrência foi um aumento da taxa de juros por conta da escassez inerente não à falta de recursos, mas ao aumento da aversão ao risco de emprestá-lo. Seja como for, inibiu um dos principais fatores que contribui para o recente crescimento econômico, a expansão do crédito...(4)Por fim, há que se avaliar que no mundo globalizado ligado pela rede mundial as informações têm um fluxo muito rápido, e a crise tende a se refletir cada vez com maior rapidez. Entretanto, cabe destacar o papel crescente da intervenção do gestor público, e a retomada da concepção da importância da atuação do Estado na economia. O fato é que se hoje não temos uma repetição de 1929 é porque houve uma profunda evolução teórica e prática na atuação da gestão pública, pois esta tem sido e haverá de ser o fator diferenciador na redução dos efeitos deletérios da atual crise, assim como será o possível catalisador que conduzirá a economia na direção de nova onda expansiva. "

17 comentários:

  1. somos a turma 2001 e estamos presentes !

    ResponderExcluir
  2. ADOREI A MATERIA..
    E O VIDEO...
    SOU RAQUEL DA 3005...

    ResponderExcluir
  3. Essa materia..e muito legal e importante,pois nos faz entender um pouco como está crise começou e seu efeito aqui no Brasil, falando dos indices de desempregos que cresceram muito por conta dessa crise.

    ResponderExcluir
  4. Esta coluna é significadamente importante, pois deixa claro a ignorância do Presidente Lula ao mencionar que a crise no Brasil é uma "marolinha". Sem querer julgá-lo, mas acho que pelo cargo que ele possui, deve-se estudar mais o que será dito.

    Victor Maciel Vieira
    3° ANO Turma 3006

    ResponderExcluir
  5. concordo com o vicyor ,pois a crise deve realmente ter alguma consequencia no brasil maior que uma ´´marolinha´´,...os juros baixaram sim,mas teve um grande aumento nos materiais escolares,na alimentaçõ e alguns produtos de beleza.....

    ResponderExcluir
  6. Edson nunes. Turma:3004 n°715 de maio de 2009 às 09:17

    A crise econômica não chegou aqui no Brasil tão forte, mas fez seus estragos. uma das mas prejudicada foi a bolsa de valores de São Paulo
    que no auge da crise fechou em forte queda de cerca de -10,03%.
    Com o agravamento da crise fez com que o Dólar se valoriza chegando ao patamar de 1,96 antes, negociado na casa de 1,56. Isso é prejudicial, pois aumenta o valor de produtos importados empurrando a inflação para cima.
    Outros setores prejudicados foram o imobiliário e o da construção civil, que tiveram uma pequena queda, mas com a ajuda do governo na redução de alguns impostos principalmente o "IPI", tiveram uma resposta positiva impulsionando e aquecendo novamente o setor.
    O Banco Central do Brasil, por precaução, adotou medidas para aumentar a liquidez do sistema bancário, como leilões de dólar e diminuição do deposito compulsório.

    Isso que ocorreu vai ao contrario do principio da 1° Revolução industrial que estabelecia que o estado não deveria interferir na economia.
    E agora se o estado não interferir passa há ser o principal culpado pela crise. Como a Seguradora ING que estava a um passo de quebrar e pediu ajuda ao governo.

    Edson Nunes. Turma: 3004 N° 7

    ResponderExcluir
  7. Diego Soares 2001 n°: 0916 de maio de 2009 às 10:38

    Essa materia e o video lá em cima, sobre a crise, ajudou bastante
    estava com algumas duvidas sobre a crise e esclareci algumas delas aquii .. A maior potencia do mundo sofrendo, todos nos sofremos juntos pois dependemos deles infelizmente.. Desempregos , queda do PIP entre outros ...

    ResponderExcluir
  8. Achei muito construtiva a matéria,para o nosso crescimento perceptivo das conquências provenientes da Crise Mundial.
    A mesma que acometendo o Brasil,
    faz com que o PIB baixe diminuindo o desenvolvimento econômico do país,também pode-se citar a quantidade de desempregados que essa desetruturação econômica traz,
    e as diversas empresas que estão fechando,tudo isso reflexo do que ocorre nos E.U.A...
    (Fernanda Felix T:3008)

    ResponderExcluir
  9. Marina Ribeiro Turma 300720 de maio de 2009 às 12:47

    Como já lhe escreveram a crise teve início nos Estados Unidos, entretanto, devido a globalização e a várias operações possibilitadas pelos derivativos, acabou por se espalhar pelo resto do mundo.Não sou fã de política econômica mas qualquer um,mesmo não sabendo enxerga essa crise!
    Muito Boa a Matéria.

    ResponderExcluir
  10. A crise apesar de não parecer e uma coisa normal, que de tantos em tantos anos acontece ou pode acontecer.Muito interesante esta materia!

    Leandro 3008

    ResponderExcluir
  11. Tiago Turma 2001 Nº4621 de maio de 2009 às 17:27

    Muito bom esse assunto, pois mostra que o Brasil é muito influenciado pelos EUA, mesmo que o Nosso presidente diga que não...

    ResponderExcluir
  12. jessica duarte turma:200122 de maio de 2009 às 06:42

    esse assunto é muito interessante, com ele pude saber mais sobre a crise

    ResponderExcluir
  13. Pois é a crise internacional refletiu aqui no Brasil, e na forma pior impossivel, pois o Brasil já tem muitos problemas com o desemprego, com a crise então isso aumenta mais ainda, isso tem que mudar o mais rápido possivel para que cada dia não piorei a situação do brasileiro.
    Jessica Tavares nº:30 turma:3004

    ResponderExcluir
  14. A crise mundial é muito mais que uma "marolinha" esse termo só foi usado pelo presidente para não fazer as pessoas entrarem em desespero. Ele usou esse termo pra conseguir ganhar um tempo para tentar conseguir uma "solução" !

    ResponderExcluir
  15. a crise ta muito grande no brasil mas se nas próximas eleições votarmos com sabedoria isso pode mudar

    ResponderExcluir
  16. Uma crise,que começou aos poucos,mas que vai amedrotando o mundo.É algo que deixa todos em alerta,pois uma crise você nunca sabe quando começa,mas saberá os estragos no fim!
    Acho que os países deveriam,ter um bom controle sobre sua economia,mas que isso não vem,no futuro ter um descontrole,e provocar uma provável crise!

    Samara nº:22 T:3004

    ResponderExcluir
  17. HÁ MUITO OQ SE AVALIAR NO MUNDO GLOBALIZADO EM RELAÇÃO A REDE MUDIAL ,REDUÇÃO DOS EFEITOS DELETÉRICOS DA ATUAL CRISE ISSO CONDUZIRA A ECONOMIA ... TUDO ISSO É UM FATO IMPORTANTE ..

    Fernanda Melo t:3007 nº :07

    ResponderExcluir