SalaGeo

segunda-feira, 25 de maio de 2009

O Nordeste semi-árido

Aproveitando o assunto em estudo, no momento, nas turmas de terceiras séries/ Climas do Brasil e Massas de Ar/ o Salageo coloca em evidência aqui neste espaço , a região mais sofrida e problemática do Brasil : A Região do Semi-árido Nordestino.
Neste primeiro post serão reunidas informações para responder a pergunta mais freqüente dos alunos em sala de aula: Por quê, ao contrário das demais regiões do pais de climas úmidos, o interior do Nordeste tem clima Semi-árido ?
O Sertão Nordestino, também conhecido como “Polígono das Secas “, compreende hoje uma área de 969.589,4 Km2 delimitada geograficamente pelo Ministério da Integração Nacional que utiliza como critério três variáveis: precipitação pluviométrica média anual inferior a 800 mm; índice de aridez de até 0,5 e risco de seca maior que 60%. O que caracteriza a aridez desta região não é tanto , o baixo volume de chuvas / entre 500 e 800mm/ mas a irregularidade das precipitações, sendo imprevisível a ocorrência de chuvas sucessivas, em pequenos intervalos. Mas por que isto acontece?
No geral , podemos dizer que as principais causas da seca do nordeste são naturais pois a região está localizada numa área em que recebe pouca influência das massas de ar úmidas que atuam sobre o país.Vejamos como cada uma delas se comporta sobre a região: A Massa Tropical Atlântica, que atua, sobretudo no litoral, é impedida pelo Planalto da Borborema de avançar para o interior e produzir chuvas abundantes no sertão. A Massa Equatorial Continental, originada na Amazônia não se movimenta muito mas pode alcançar ocasionalmente o semi-árido, em sua porção oeste, de novembro a janeiro. A Massa Polar Atlântica, vinda do Sul do país, durante o inverno, pode produzir chuvas abundantes no litoral Nordestino mas pouco expressivas no interior dos estados. As maiores chances de chuvas acontecem no final do verão e outono quando as massas Equatoriais úmidas do atlântico penetram pela região, reflexo direto da movimentação da Zona de Convergência Intertropical.
Segundo Ab’Sáber (2003), no semi-árido predominam temperaturas entre 25 e 29 ºC, o que faz com que o Sertão se assemelhe a semi-desertos nublados, entretanto, logo após as primeiras chuvas, árvores e arbustos de folhas miúdas e múltiplos espinhos protetores entremeados por cactáceas reverdecem. Segundo o referido autor, isso decorre da existência de água na superfície dos solos em combinação com a forte luminosidade da região, fato que restaura a funcionalidade da fotossíntese. Abaixo :duas cidades na Paraíba / Piancó a esquerda no período da seca e Monte Horeb a direita , no período das chuvas .









" o Polígono das Secas é uma das regiões semi-áridas mais povoadas entre todas as terras secas existentes nos trópicos ou entre os trópicos, visto que nessas outras áreas a população se concentra em alguns oásis e no semi-árido é distribuída ao longo de todo o território” Observação do geógrafo francês Jean Dresch, quando esteve na década de 1970 . Na verdade hoje esta região inclui 1.133 municípios e uma população em torno de 21 milhões de pessoas.

Qual seria então, o impacto da ação de tão grande população sobre um ecossistema tão frágil?
Participe deixando seu comentário crítico logo aí abaixo nos comentários e aguarde o próximo post sobre a região ainda esta semana.....

19 comentários:

  1. Andrey de Oliveira T: 2002 N°327 de maio de 2009 às 19:30

    Mas que pena agora. porq , a seca ficou de lado e agora com as mudanças climáticas os temporais e as enchentes estão prejudicando muito .

    ResponderExcluir
  2. Angela Maria T:3001 nº0427 de maio de 2009 às 20:16

    Se não tivesse o planalto da boborema, a massa tropical atlântica poderia passar, sendo assim não teria tantas secas e sim mais chuvas.

    ResponderExcluir
  3. jessica alexandre da silva t:300128 de maio de 2009 às 09:28

    O sertão nordestino é conhecido como uma região que sofre muito com a seca mas tem uma explicação para isso é por causa que o sertão nordestino está localizada uma área em que tem uma pouca influência de massas de ar
    unida com isso a região fica seca.

    ResponderExcluir
  4. Em uma região semi árido o nordeste sofre bastante com a seca ,devido a falta de massas de ar...assim praticamente o ano todo nao chove ..
    Felipe cesar
    t:3005

    ResponderExcluir
  5. Crisólito Ricardo T: 300130 de maio de 2009 às 08:36

    Para o nordeste conter um clima tão pouco chuvoso assim, creio eu, que seja pelos ventos que refrescão o sertão, não conseguindo trazer umidade que causão chuvas nessas áreas da região e por tão poucos lagos e rios, que poderiam induzir a formação de aguaceiros, sendo assim o nordeste poderia ter frequentes chuvas, pasageiras mais daria para molhar os solos do sertão.

    ResponderExcluir
  6. Essa região teve um desmatamento quase que total na época da colonização.Onde o solo é pobre, pois o homem não sabendo lidar e trabalhar na terra , vindo junto com a influência da natureza a carretar os desastres ecológicos ( o homem está 'colhendo' o mal-uso que faz da terra).

    Nome: Paola Winter nº15 , turma:3006

    ResponderExcluir
  7. com a irregularidade das precipitações ,essa região fica muito seca , pois fica imprevisível ocorrer chuvas sucessivas , a dificuldade das massas de ar úmidas chegar até o semi árido nordestino , tendo assim ausencia de chuvas.

    nome:Gabriele Welber, nº26, t:3004

    ResponderExcluir
  8. Muito boa a matéria,ótima explicação da profª,agora entendi porque no nordeste a chuva é escasa,várias coisas impedem que ela consiga chegar até la!

    Luciane Brandão T:3005

    ResponderExcluir
  9. Augusto Cesar Farias nº:4 t: 3002

    Graças ao planalto de borborema o impacto da ação de tão grande população sobre um ecossistema tão frágil, não é tão grave , pois , A Massa Tropical Atlântica, que atua, sobretudo no litoral, é impedida de avançar para o interior e impedir chuvas abundantes no sertão onde a população é grande e o ecossitema é fragíl.

    ResponderExcluir
  10. Achei otimo ,esse topico...
    mas eu nao conseguiu responder essa pergunta...

    ResponderExcluir
  11. Nossa, sinto pena da População Nordestina,a seca ninguém merece, falta de água putz morre tudo e o que é pior, a falta de chuva que é raro nesse tipo de Clima. Os Nordestinos devem ficar felizes da vida quando a chuva cai ;D.

    A MTA é impedida pelo Planalto de Borborema de produzir chuvas abundantes no Sertão, a MEC não se movimenta muito mais pode alcançar o semi-árido, MPA pode produzir chuvas abundantes no litoral nordestino mas poucas em algumas regiões e as maiores chuvas acontecem por causa da Massas Equatoriais úmidas do Atlântico que penetram pela região. Por isso a grande população sofre de impacto com um ecossistema tão frágil, esse problema é a falta de massas de ar na Região Nordestina.

    Luiz HenriqueTur: 3007
    Nº: 14

    ResponderExcluir
  12. O fato de ñ haver muitas chuvas no nordeste ocorre pela dificuldade que as massas de ar enfrentam para chegar na região.

    ResponderExcluir
  13. O nordeste é uma região de MUITA sorte, quase nenhuma massa de ar chega no local para provocar uma chuva de verdade e ainda tem a merda do planalto da borborema pra atrapalhar. O nordeste é realmente um local de sorte

    ResponderExcluir
  14. Bom ,eu espero que o aluno Arthur esteje sendo ironico a respeito da região em dizer que é um lugar de muita sorte.
    Porque sem chuva o nordeste sera prejudicado em muitas coisas como por exemplo as plantações , havera seca constante , não haveria agua para o gado ,agua potavel e etc..

    Nome: Fábio Felicio
    Turma: 3001

    ResponderExcluir
  15. o clima no nordeste é muito seco com uma grande dificuldade de chuva quase nem tem arvores devido a falta de chuva na região

    ResponderExcluir
  16. Nossa como a população nordestina sofre com tudo isso,a seca e uma das principais cousas desses sofrimento,pois fica imprevisivel ocorre chuvas sucessivas.PATRICIA T:3004

    ResponderExcluir
  17. Regiao muito populosa,mais sofrida com a seca,sem poder tirar aproveito da sua terra pois é semi-arida.
    Elisielly de freitas
    N°6 TURMA:3006

    ResponderExcluir
  18. Lauziane Stefany n 29 TURMA 300117 de junho de 2009 às 08:35

    O nordeste é muito mal localizada mais fazer o que né? esse é o nosso pais .
    enquanto tem lugares no Brasil que chove ate demais o nordeste sofre com a seca , isso ocorre porque as massas de ar umidas do país tem muita dificuldade de chegar no setão do Brasil.

    ResponderExcluir
  19. Jessica silva Garioli Lopes18 de junho de 2009 às 16:18

    turma 3007 numero 13

    A população do nordeste é uma das maiores do mundo com 36 milhões de pessoas, ele e caracteizado pela sua baixa umidade e pouca chuva.
    grassas a essa seca sua agricultura sofre, pois os solos são rasos e pedegosos.
    obs: o rio são francisco é uma das poucas fontes de água existentes.

    ResponderExcluir