SalaGeo

terça-feira, 26 de abril de 2011

DebateSalageo ;Racismo , cotas raciais e políticas afirmativas


Alô galera da 2008 !!!
Como combinado está aberto o primeiro DebateSalageo e o assunto é o prometido já há varias aulas atrás : Racismo, cotas raciais e políticas afirmativas no Brasil . Dê sua opinião, levante argumentos, defenda seu ponto de vista. Para começar você poderá se posicionar contra ou a favor das cotas racias e das politicas afirmativas no país e expressar também sua opinião sobre: Afinal, há ou não há racismo no país? Então o que está esperando , entre aí nos comentários e inicie o debate. Não esqueça de atualizar a página toda vez que enviar um novo texto e também poder visualizar as novas postagens . Leia com atenção cada nova postagem dos colegas para montar sua estratégia e argumentos.

72 comentários:

  1. Sim, pra mim tem sim racismo no brasil, por que por mais que tenha diminuido o "tamanho" do racismo ai é facil de ver pelas ruas, quando eu entro no shopping da pra perceber que os seguranças ficam atrás de "nós" os estudantes e também quando eu vou la com amigos negros da pra perceber vai fácil ainda!

    ResponderExcluir
  2. no brasil existe siim o racismo , acontecee frequentemente , em ruas , onibus , escolas , e muitas das vezees até mesmo dentro de suua propria casa .
    eu poor ser negro ja Fui Muito discriiminado , ''Pessoas ''ja evitaram de me dar algo , ou de me tocar por causa de minha cor .

    ResponderExcluir
  3. laaiaanee

    Há racismo no brasil eu sou comtra a cota racial pq ninquem e melhor que niquem tem q ter direitos iguais pra todos, tem racismo sim tem pessoas q falam q o racismo ja cabo so q ainda exite sim o negro tem menos facilidade pra arruma trabalho quando passeia no shopping ou lojas tem segurança q fica atras pensan q nao tem dinheiro pra compra tem muita coisa q demotran q a racismo no brasil

    ResponderExcluir
  4. A respeito da cota de negros na univercidades eu acho que não é certo pois pra mim o aluno que faz o vestibular pra poder estudar tem que ter preparo para entrar la não só por que é negro ou branco, pra mim só por que não tinha muitos negros nas univercidades eles fizerão isso, qual a culpa que os alunos brancos terem de serem mais qualificados do que muitos dos negros?
    Já vi muitos amigos meus brancos não entrarem nessas instituições por causa que as vagas para brancos já estavam esgotas e eles ficarão de fora.
    Acho que isso é tão irracional quanto aquela lei do Cesar maia de passar todos os alunos automaticamente só pra ganhar dinheiro para a prefeitura!

    ResponderExcluir
  5. ANA CLÁUDIA.

    Sim com certeza existe preconceito racial no Brasil. Na minha opnião não deveriam existir cotas raciais, pois todos nós somos iguais, e queremos ter os mesmos direitos independente de qualquer coisa.

    ResponderExcluir
  6. o povo brasileiro em superfulas especulações sobre o tal assunto que desepenha função estrajudicial que paralisa todos os sistemas como pela cor do individuo ou pela doença trabalho função no periodo brasilero que temos hoje é f@$##$

    ResponderExcluir
  7. Nome: Crislane
    Sim,Hoje em dia tem racismo sim.
    Você pode perceber quando entra no ônibus ou em algum local que tem muitas pessoas com uma condição de vida melhor elas começa já encarando para o você como ser você não fosse desse mundo.

    ResponderExcluir
  8. Thaynara Leite ^^

    Bom,eu ñ sou a favor das cotas raciais pq somos todos seres humanos e todos iguais independente de cor ou raça, ninquém é diferente de ninquém, todo mundo tem a msm capacidade de pensar e ser o que quizer por isso que eu sou CONTRA as costas raciais.
    E na minha opnião há sim racismo, mas, muitas pessoas ñ falam ou ñ gostam de demonstrar e dizem q ñ tem, mas pela atitude e pelo jeito de falar dá pra perceber.

    ResponderExcluir
  9. mas em certas distancias mentalisam o piscopata que há em todos nós !!

    ResponderExcluir
  10. no brasil existe sim o racismo,acomtece geralmente com pessoas de cor negra e pessoas diferentes ''estranhas ''para a sociedade e isso acomtece em qual quer lugar shopping,trabalho,escola,no transito nao tem lugar serto e ne hora...

    ResponderExcluir
  11. JULIANA CARPENTIERI *__*26 de abril de 2011 às 05:45

    O Brasil ainda é um país muito preconceituoso . Fazer oque né =[
    Apesar de eu não concordar com isso . Porque todos nós somos iguais . Temos que ter o mesmoo direitoo , ninquém é melhor que ninquém .. Vamos parar com essa palhaçadaa .rsrsrs ..
    Eu concordo com oque o Arthur disse .. As pessoas tem muito preconceito com os estudantes , acho isso uma palhaçadaa ..

    ResponderExcluir
  12. Há sim RACISMO no BRASIL . Sou contra as cotas RACIAIS , pq nós somos todos iguais independente da cor , da roupa que vestimos , tamanho e idade..


    SOU CONTRA A QUALQUER TIPO DE RACISMO..

    ResponderExcluir
  13. Fernanda Alves ♥

    Pra começar falando de cota racias,coloco-me contra,pq a maioria diz "Direitos Iguais",mais se for pra falar de cota racial,isso ñ existe,até pq num país como o nosso,isso poderia ser considerado racismo. No pais em que vivemos,onde a maioria da população é de negros,e descendentes de negros,temos que ter direitos iguais,ser tratados da mesma forma,ser humano é ser humano,independente de raça,de cor,de religião,de qualquer coisa,o racismo é algo que vem de muito tempo,mais com o esforça de cada um podemos evitar ao máximo.

    ResponderExcluir
  14. ANA CLÁUDIA.

    As pessoas não têm noção, do que sofrer com o preconceito racial. A minha mãe por exemplo já sofreu com isso na hora de arrumar um emprego pelo menos eu acho que foi por causa disso rs!

    ResponderExcluir
  15. piscopatia é crime racial

    ResponderExcluir
  16. Thaynara Leite ^^

    O que o Arthur falou sobre a universidade, que tinha uma determinada vaga para negros e brancos entrarem, eu acho errado, pois somos todos iguais e eles ñ tem q ver a cor de ninquém e sim a sua qualificação.

    ResponderExcluir
  17. Samile:
    Sim, eu concordo com o exemplo qe o Arthur sitou. Está na cara que ainda existe o racismo no Brasil, certas pessoas dizem por aê qe não são racistas, quando guardam dentro de si algo(sentimento) qe os próprios ñ sabiam qe existiam. E em relação a cotas racias e políticas afirmativas, eu ñ concordo, acho qe todos devem connsiguir as coisas com dignidade e por merecimento, como por exemplo nas universidades, qe msm se a pessoa tirar uma nota inferior a outra por ele ser negro ele consegue a vaga,é de certa forma um tipo de preconceito, é uma incinuação de qe a pessoa negra ñ tem a capacidade de conseguir uma vaga por inteligência própria.

    ResponderExcluir
  18. A MUSICA DA VALESCA E RACISMO! (EU VO PRO BAILE PROCURAR O MEU NEGÃO)

    ResponderExcluir
  19. Nome:Crislane
    Concordo com a Laiane ninguém é melhor que ninguém não é porque e negro tem que ter essa tal (Cotas Raciais)Direitos iguais para todos afinal são seres Humanos igual a todos não significa que ele é negro que tem que ter beneficíos diferentes. DIREITOS IGUAIS, não deveria existir essas cotas racias e políticas afirmativas no brasil isso na minha opinião não e certo e não deveria existir.Todos deveria tentar mudar isso

    ResponderExcluir
  20. Fernanda Alves ♥

    Homofobia é preconceito Levy .!

    ResponderExcluir
  21. JULIANA CARPENTIERI *__*26 de abril de 2011 às 05:52

    RESPONDENDO PARA LEVY : Não seii .. Procura no google ...

    ResponderExcluir
  22. RACISMO É PRECOCEITO FERNADA!

    ResponderExcluir
  23. JULIANA CARPENTIERI *__*26 de abril de 2011 às 06:01

    Na verdade todos nós falamos que somos contra o preconceitoo .. Só que as vezes fazemos coisas preconceituosas que nem percebemos ..Por isso devemos parar um pouco e refletir sobre o que fazemos . Para tentarmos melhorar cada vez mais ...

    ResponderExcluir
  24. FERNANDA <- é assim que escreve meu nome.
    e PRECONCEITO tem um N tah.
    no caso quando você se refere a racismo automaticamente as pessoas pensam em cor,raça.etc... ou seja,racismo contra negros,mais quando se dirige a HOMOFOBIA,é automaticamente a homossexuais,pq se refere a preconceito.

    ResponderExcluir
  25. Nós vemos que no Brasil é tão fluente o preconceito que estão me criticando

    ResponderExcluir
  26. Samile:
    Ana Cláudia mto boba, rss' ^^
    Cara é o meu ponto de vista, tipo qe na maioria das vezes o pessoal ñ dá a mínima p. esse assunto, chega ser preocupante. ¬¬'

    ResponderExcluir
  27. JULIANA CARPENTIERI *__*26 de abril de 2011 às 06:05

    LEVY CALA A BOCAAAAAAAAAAAAAAAA !!!

    ResponderExcluir
  28. Respondendo para Levy: Para de falar besteira e escreve direito e não esquece de colovar o "N" no preconceito... rs

    ResponderExcluir
  29. Thaynara Leite^^

    Concordo com a Juliana Carpentieri

    Que todos nós temos um pouco de preconceito e falamos coisas preconceituosas e ñ percebemos q isso é preconceito, muitas pessoas falam sem pensar sem ao menos conhecer a pessoa e de onde que ela veio e por olhamos uma determinada pessoa e começamos a julgar sem sabermos de onde ela é e o que ela faz.

    ResponderExcluir
  30. Respondendo para Levy: Para de falar besteira e escreve direito e não esquece de colocar o "N" no preconceito... rs

    ResponderExcluir
  31. Sim Sim todos nós estamos aqui debatendo mais acho que todos nois concordamos que um amigo nosso que eu não vo falar o nome...(JEAN) não escreveu nada é só quer zuar e não fazer nada RAPAZ cade o teu comentario??

    *-*
    LEVY serve pra TU tbm!

    ResponderExcluir
  32. JNSANTOOS !
    Jiliaana Cooncordo Coom Voce ! *-*

    ResponderExcluir
  33. AS COTAS NA UNIVERCIDADE DEVIAM SER PARA OS MENOS PRIVILEGIADOS DIGO POR RENDA E NÃO POR COR !!!!!!!!

    ResponderExcluir
  34. Na verdade o preconceito e o racismo é sim existente,é algo que cada um pode cometer inconciente mente. E óbviamente quando se pergunta a alguém se ela é racista ou preconceituosa,ela rapidamente responde que ñ,mais se analisarmos nossos pensamentos,atitudes veriamos preconceitos todos os dias.Muitos dizem que ñ tem preconceito contra mendigos por exemplo,mais são raros os que param e dão alguma ajuda,os que com solidariedade fazem algo pra contribuir a favor deles,se repararmos na rua,quando um mendigo se aproxima,muitas pessoas se afastam,se repararmos o olhar,muitos os encaram com inferioridade,mais ñ veem que eles são como nós,podem ñ ter o que temos,ñ viver como nós,mais são seres humanos como qualquer um.Nessas atitudes que parecem ser pequenas,a maioria deles se sentem mal,pq muitos ñ estão ali pq querem,e mesmo sem saber,quando cometem uma atitude dessa,o preconceito existe.

    ResponderExcluir
  35. JNSANTOS!
    Queem Teem Fé Teem Tudo Amém , Euu Não Tenho Preconceito Coom Ninguém ♪♫ !

    ResponderExcluir
  36. Crislane
    O racismo não deveria existe mas afinal podemos mudar isso ou não?
    mesmo agente tentando acabar com com as contas raciais acho que elas sempre vão existir.
    Exemplos:As universidades

    ResponderExcluir
  37. JULIANA CARPENTIERI *__*26 de abril de 2011 às 06:12

    Jean . Não sabe nem escrever meu nome direitoo ..

    ResponderExcluir
  38. JNSANTOS !
    Fernanda Euu Too Gostaando De Seus Comentarioos *-*

    ResponderExcluir
  39. Concordo com a Juliana e com a Thaynara. Muitas vezes cometemos não só o preconceito racial como qualquer outro tipo de preconceito tipo: BULLYING..

    ResponderExcluir
  40. Ops, quer dizer o comentário da Samile dizendo q todos nós guardamos um tipo de sentimento que ñ sabemos que existe dentro de nós é verdade.

    ResponderExcluir
  41. Samile:
    É isso Carol (:
    Bom concordo plenamente com a Juliana, é realmente uma questão para parar e refletir. Na verdade acho qe ninguém é favorecido com esse tipo de coisa.

    *Alguém da turma sabe um exemplo que traga "vantagens" em geral sobre essas cotas raciais?

    ResponderExcluir
  42. JNSANTOS !
    JULIANA * , Isso é Um Debate Nãao éer Pra Ficaar Criticando Miinha Foorma De Escreveer Não Táa ! :@:@

    ResponderExcluir
  43. negro drama, é para escutar essa musica, pq toda letra é escrita por um negro que contaa detalhes de racismos embutidos na sociedade

    ResponderExcluir
  44. Todos nós temos um pouco de preconceito dentro de nós por mais que falamos que não, temos sim. Eu acho que isso precisa acabar para podermos viver em um país justo e igualitário sem preconceito , racismo e etc...

    Diga não ao PRECONCEITOO..

    ResponderExcluir
  45. quantos negro tem no harry potter ?
    digam vcs mesmos>

    ResponderExcluir
  46. tem que viver na pele pra saber como é meus amigos

    ResponderExcluir
  47. Um dos preconceitos que ninguem cito até agora gente foi o dos emos que tbm é muito grande e que todos chamam de gays e talz tipo existe varios outros mais estamos aqui só falando de poucos viu... mais um pra gente começar a debater xD

    VAMOS LA GENTEEE!!

    ResponderExcluir
  48. JULIANA CARPENTIERI *__*26 de abril de 2011 às 06:18

    Ata . desculpa . mais você tem que escrever certoo . pelo ou menos isso né . já que você não esta falando nada de interessante sobre o debate só ta falando besteiraas .. :D

    ResponderExcluir
  49. Concordo com a Fernanda, muitas pessoas passam pela rua e olham os mendigos e olham com um olhar de inferioridade e nem ser quer dão uma ajuda e muitos não estão lá pq quer e há muitos que ñ tem um lar onde morar.

    ResponderExcluir
  50. O ser humano pode disser que não tem racismo mas lá dentro do fundo do coração tem um pouquinho.

    ResponderExcluir
  51. JOHNNY FARIAS JR. > Existe sim racismo no Brasil , pelas as formas que são tratados as pessoas de cor negras ; em shopping, mercados , trabalhos , ônibus e etc. Na minha opinião isso tem que acabar ;*

    3Bjs;* ♥

    ResponderExcluir
  52. Por isso que eu so preto!
    *-*

    ResponderExcluir
  53. ai gente pra descontrair um pouco alguem aki já viu algum negro EMO?
    eu nunca!
    se alguem vi fala ai!
    xD

    ResponderExcluir
  54. Boa Arthur, ótimo assunto que vc quiz iniciar mas infelizmente não dá mais tempo! Hora de dar tchau!

    TCHAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAUUUUUU

    e FIM!

    ResponderExcluir
  55. SÓ NA PELE . ♪ ♫

    ResponderExcluir
  56. JULIANA CARPENTIERI *__*26 de abril de 2011 às 06:22

    tchau galera .Foi bom discutir com vocês *__*

    ResponderExcluir
  57. JOHNNY FARIAS JR. >> FUUI QUE FUUI !

    ResponderExcluir
  58. the end PAZ E AMOR TERRERÃO

    ResponderExcluir
  59. O que muitos podemos ver é que na sociedade em que vivemos o preconceito pode fazer toda a diferença. Se fomos analisar uma entrevstas de emprego,a dois candidatos,ambos são capacitados,mais sendo um branco e um negro,muitas das vezes podemos olhar como iguais,mais na hora da entrevista,enquanto estão respondendo as perguntas,é analisado a forma como fala,a forma de como o candidato poderá ser recebido,de como se dirige,etc... Ja vi um caso em que ocorreu o exemplo citado em que o branco foi contratado e o negro ñ,e o motivo,era de que a forma como os clientes e empresas associadas iriam receber o contratado,de como ele ia se aperfeiçoar com mais facilidade ao ambiente de trabalho.Nesse caso o racismo existiu conscientemente,e todos podemos ver,mais ninguem poderia ser considerado inferior quando se trata de relacionamento com os demais,todos podemos nos surpreender com todos,mais ñ devemos julgar de imediato,mais devemos nos surpreender de com o tempo.

    ResponderExcluir
  60. Levy disse : AS COTAS NA UNIVERCIDADE DEVIAM SER PARA OS MENOS PRIVILEGIADOS DIGO POR RENDA E NÃO POR COR !!!!!!!!

    Bom, eu concordo com isso, até pq em universidades particulares se ñ tiramos uma BOA nota, ñ ganhamos BONS descontos, qe caibam em nossos bolsos, ai então pessoas qe ñ teem uma boa renda, ñ poderiam participar a equipe de alunos, ou seja, estudar lá.

    [/apesar do Levy ter dito mto besteira nisso ele agurmentou mto bem, na minha opinião.
    By: Samile

    ResponderExcluir
  61. YEAH YEAH GENTE KABO O TEMPO =(
    mais deu pra zuar bastante!
    VLW AI RAPAGAYZADA!! xD
    com sua licença meninas =)

    ResponderExcluir
  62. Ok turma 2008!
    Vocês se despediram com chave de ouro, o debate foi um sucesso! Todos participaram ativamente, alguns alunos se destaram e de acordo com a opinião de vocês alunos, a Fernanda mandou muito bem. Não é por acaso que ela fecha o debate com um pequeno "discurso" conclusivo.
    Parabéns a todos!
    Antes que eu me esqueça.....
    todos que participaram deste forum levam um ponto extra para o segundo bimestre. A todos BOA SORTE NAS NOVAS TURMAS GALERA!!!

    ResponderExcluir