SalaGeo

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Novo Cine SalaGeo

Olá leitores do SalaGeo. Como vão?!
Estou aqui pra apresentar-lhes o novo Cine SalaGeo, agora com novos críticos e comentarístas. Nessa primeira postagem, irei apenas dizer a vocês o que é o cine SalaGeo, e deixar umas dicas de filmes bacanas para vocês verem no final de semana.
Bom galerinha, como a professora Cristina já deve ter comentado nas salas (risos), quem estará à frente desse projeto sou eu - Tiago, 3001 - e também, o Allan - 3001 -, mas fica evidente que quem quiser também pode participar: é só entrar em contado conosco.
O projeto consiste em trazer a vocês as novidades da telona. Nós pretendemos fazer postagens semanais, sempre na última hora das quintas, ou na primeira hora das sextas.
Para este final de semana, vale a pena assistir alguns filmes que não são tão novos, mas que principalmente para os vestibulandos, são interessantes:

1- A Rede Social

Direção: David Fincher

O filme é inspirado na história da criação da rede social Facebook, que hoje é uma das redes sociais mais acessadas no mundo inteiro. A ideia surge quando Mark Zuckerberg -19 anos - leva um "chute na bunda" de sua ex namorada, e resolve insultá-la em seu blog. Foi aí que ele teve a brilhante ideia de invadir sites de outras instituições de ensino para acessar fotos das estudantes e jogá-las num site que permitia classificá-las segundo uma escala de beleza. Após ter criado a rede apenas para alunos de Harvard - sua faculdade -, Mark cria sua própria rede social - o Facebook -, se tornando assim o mais jovem bilhonário do mundo, com apenas 26 anos, e sua criação estimada em 25 bilhões de dólares.

2- Tropa de Elite 2 - O Inimigo Agora É Outro

Direção: José Padilha

A história se passa dez anos após dos acontecimentos do primeiro filme. Após um motim em Bangu I, Nascimento (Ex comandante do BOPE -Batalhão de Operações Policiais Especiais-) alça o cargo de subsecretário de Inteligência. No combate ao tráfico, os inimigos agora são policiais e políticos corruptos -que se beneficiam do próprio tráfico- e milícias -formados por policiais, bombeiros, e militares-.

3- Cinco Vezes Favela - Agora É Por Nós Mesmos.

Direção: Cacau Amaral, Cadu Barcelos, Luciana Bezerra, Manaíra Carneiro, Rodrigo Felha, Wagner Novais e Luciano Vidigal

São cinco histórias narradas por jovens de favelas do Rio, em oficinas promovidas pelo cineasta Cacá Diegues e pela produtora Renata Almeida. Os roteiros -criados pelos jovens- transformam-se em curtas, narrando a vida na favela. Cada uma das cinco, narra situações corriqueiras vividas por eles, como um garoto que sobre um morre dominado pelo tráfico, e com isso fazem um verdadeiro retrato da comunidade por quem realmente vive lá.

Mais Dicas:

Linha de passe (Walter Salles e Daniela Thomas)

Entre os Muros da Escola (Laurent Cantet)

Obrigado por Fumar (Jason Reitman)

4 comentários:

  1. Parabéns Tiago e Allan, vcs começaram mandando bem, exelentes indicações. Destes eu não vi ainda Linha de Passes ( Mas acho o trabalho do walter salles fantático)e o Cinco Vezes favela. Meus preferidos são : Tropa de Elite 2,por sinal muito melhor que o 1 discutindo não a violência pela violência mas a corrupção e a origem da violência . Entre os Muros da Escola me deixou sem palavras. Um roteiro realista e surpreendente em todos os sentidos. Faz a gente pensar e muito....
    bjs a todos
    E agora galera da 3001 e hora de vocês opinarem Estamos aguardando ....

    ResponderExcluir
  2. Dos filmes indicados por nossos colegas eu destaco o tropa de elite 2 e cinco vezes favela, que além de ser filmes brasileiros onde temos que incentivar e valorizar nossa indústria cinematográfica são filmes que retratam e critica a sociedade brasileira nos ajudando a forma opinião critica.

    ResponderExcluir
  3. Considero que o filme Tropa de Elite, não só o 1º filme, mas também o 2º, são os que mais me interessou.
    O filme mostra a verdade nua e crua da corrupção e outros crimes em nossa cidade.
    Políticos e policiais corruptos participam de milícias e contrabandos. Matam e cometem crimes horríveis em nossa cidade.
    Mosta também, que pessoas sabem e conhecem políticos e policiais corruptos que cometem vários crimes, mas elas não têm a coragem de "abrir a boca" para contar o que sabem, com medo que o pior os aconteça.
    Mostra o perigo que um policial de bom carácter passa, e o que sua família também pode passar. Mostra o que muitas vezes um policial é até honesto, mas a mando de seu chefe, ele faz coisas erradas e contra sua vontade.
    Mostra a dificuldade que é, pelo menos, tentar melhorar a segurança e acabar com a corrupção na cidade do Rio de Janeiro-RJ e em nosso pais(Brasil).
    Costumo diser que por mais que seja difícil, nada é impossível. O impossível está apenas na cabeça de quem não acredita em si. Se acreditarmos em nós mesmos, poderemos diminuir, e quem sabe acabar com a criminalidade e a corrupção em nosso pais.

    Boa Noite
    Carlos Augusto Garcia Gouvêa nº:13 turma: 3001
    Obrigado pela atenção
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. São ótimos filmes, o primeiro indicado tem um livro que quero muito ler, mas tenho tantos pra terminar. T.T
    Tropa de eleite e Cinco vezes favela retratam muito a realidade do Rio, a produção é brasileira e isso deixa a mensagem do filme extremamente franca e exposta para população e para aqueles que insistem em fechar os olhos para a situação atual do nosso estado.

    São filmes que valem apena ver e refletir!

    Geovana A. A. e Silva nº29 T:3001

    ResponderExcluir