SalaGeo

sábado, 2 de abril de 2011

BRICs , atualmente BRICS

BRIC -Normalmente traduzido como "os BRICs", é a união em uma sigla, dos mais importantes países Emergentes da atualidade :Brasil, Rússia, Índia e china . Países estes, que partindo de situações econômicas que os colocavam no nível de subdesenvolvimento ( exceto Rússia) vem emergindo no cenário politico e econômico internacional após décadas de grande desenvolvimento socio-econômico, traduzidos em forte crescimento de PIB . O acrônimo foi criado pelo economista Jim O' Neil, chefe de pesquisa em economia global do grupo financeiro Goldman Sachs em 2001. Os quatro países, em conjunto, representam atualmente mais de um quarto da área terrestre do planeta e abrigam mais de 40% da população mundial. Os BRICs não constituem uma organização formal mas, os líderes desses paises já se reuniram em 16 de junho de 2009 em Yekaterinburg , segundo alguns , com objetivo de formar um "clube político" ou uma "aliança", e assim converter seu crescente poder econômico em uma maior influência geopolítica.
Esta influência já se fez sentir, por exemplo, na reunião da OMC em 2005 , quando os países em desenvolvimento, liderados por Brasil e Índia, juntaram-se aos países subdesenvolvidos para impor a retirada dos subsídios governamentais dados pela União Européia e Estados Unidos aos seus setores agrícola, além da redução das tarifas de importações.
Existe, no entanto, grandes diferenças entre eles : Enquanto Rússia, Índia e China são grandes potências militares, o Brasil , nunca se engajou em uma corrida armamentista .
Dois deles Rússia e China são membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU e os outros dois integram as Nações G4 , cujo o objetivo é ter um lugar permanente no conselho buscando apôio atualmente juntos a países aliados .
Em características gerais: o Brasil se destaca por ser um grande produtor e exportador de alimentos ( o terceiro maior do mundo), possuir o maior parque industrial da América Latina além de tecnologia de ponta em vários setores econômicos . Abriga a maior área de florestas Equatorial/ tropical e maior biodiversidade do planetae e possui um grau de urbanização que já ultrapassa os 80% .
A Rússia tem a maior extensão territorial do planeta, uma população de cerca de 142 milhões de pessoas e as maiores reservas de recursos energéticos do mundo . Passado o período de transição entre o socialismo e o capitalismo, procura retomar o caminho de grande potência econômica em moldes desta vez capitalista .
A Índia , com uma população de mais de 1 bilhão de habitantes tem o grande desafio acabar com a pobreza e vem realizando vultosos investimentos em tecnologia e qualificação da mão-de obra. Cerca de 60% da população vive na área rural e depende diretamente da agricultura . A indústria e os serviços tem se desenvolvido rapidamente e respondem por 25% e 51% respectivamente de seu PIB.
A china é o país com a maior população mundial ( 1,3 bilhões de pessoas ) , já alcançou o terceiro lugar no ranking do Pib mundial e se encontra atualmente num processo de transição do capitalismo de Estado para o capitalismo de mercado .É o segundo maior exportador e o terceiro maior importador de mercadorias do planeta. A rápida industrialização reduziu a sua taxa de pobreza de 53% para 8% em apenas duas décadas. Entretanto, a República Popular da China está agora enfrontada uma série de outros problemas, incluindo: um rápido envelhecimento da população, devido à política do filho único , um crescente êxodo rural e forte degradação ambiental.
Em 13 de abril de 2011 o "s" foi introduzido oficialmente para formar BRICS após a admissão da África do Sul ( South Africa em inglês) no grupo já que possui estagio de desenvolvimento semelhante e grau de importância crescente entre os emergentes de destaque . É importante ressaltar ainda que esses países não apresentam uma união formal ou compromissos economicos assinados como os blocos do Nafta, Mercosul ou União européia mas apenas mantém fortes laços de interesses e negociações econômicas .

Nenhum comentário:

Postar um comentário