SalaGeo

terça-feira, 22 de junho de 2010

Classe média já ultrapassa os 50% da população brasileira

Da série ...

Classe Média já ultrapassa os 50% da população brasileira !


A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou no dia 10 deste mês de fevereiro, um estudo sobre a distribuição das classes socio-econômicas no Brasil de hoje. Os dados se referem ao final de 2009 e ainda compara os resultados com os dados dos mesmos elementos em outro estudo de 2003. A FGV utiliza como metodologia de classificação a divisão da população brasileira em 3 grandes parcelas assim definidas:
Classe A eB - Com rendimentos superiores a R$ 4807,00
Classe Média ou C - rendimentos entre R$ 1115,00 e 4807,00
Classe D e E - rendimentos até R$ 1115,00
Veja os resultados otidos :
A classe média brasileira que crescia desde 2003 e já representava mais de 50% da população, teve uma pequena redução em 2009 , em virtude da crise mundial. O maior patamar foi alcançado em 2008 com 53,81% , esclareceu o economista Marcelo Neri , coordenador do Centro de Políticas sociais da FGV .
" A crise impediu que a classe média seguisse crescendo. O ano de 2009 não foi da classe média que se estabilizou, mas está voltanto a crescer. A pequena redução aconteceu nos primeiros meses do ano e em Março chegou a representar 52,52%, mas depois voltou a crescer, afirmou Neri"

Atenção alunos de Terceiras séries , agora é com vocês!!!!

Analise os resultados obtidos nas duas pesquisas de anos diferentes. Observe que parcela(s) cresce(m) mais ou menos e tente explicar o que está acontecendo. Formule em seu caderno de anotações, de 3 a 5 considerações , se possivel indicando causas e consequências para os fatos ou dados registrados.
Dica: Tente relacionar a evolução dos índices com os acontecimentos ou história recente do país.

32 comentários:

  1. po eu adorei tudo é bem objetivo os slide explicando tudo, os blogs indicados po é massa.po é muito show eu acho que não precisa muda nada esta perfeito qualquer hum tira suas duvidas.


    gabriela gomes de araujo

    turma:2003

    ResponderExcluir
  2. Eu achei bem organizado a divisão dos assuntos, bem útil para pesquisas e para tirar as dúvidas de todos os alunos cursantes do segundo grau. =D


    Tiago Bahiense de Santana

    Turma:2003

    ResponderExcluir
  3. Adorei o Blog qualquer duvida sobre Geografia da pra tirar aqui mais não e melhor por que num ahcei sobre as musicas que vc tanto falou xD
    Tudo muito bem esxplicado apesar de ter lido muito poco pro conteudo que tem xP

    Ass:Jonathan Florencio dos Santos
    Turma:2003

    ResponderExcluir
  4. Adorei o blog...
    fundo muito maneiro e os marcadores que li gostei bastante...
    o bloge ta bom creio eu que não precisa melhorar mas! os slides são bons o blog e massa,o bom e que podemos tirar todas nossas duvidas em relação a geografia, gostei bastante objetivo
    michaele silva freitas
    2003

    ResponderExcluir
  5. Muito bem organizado o blog,
    já sei onde tirar minhas duvidas em geografia. rsrs

    Melhoras?
    Acho que não precisa já esta perfeito.

    vlw fui..

    Ass:Martin Silva Vieira Monteiro
    Turma:2003

    ResponderExcluir
  6. O blog tah muito bom, muito mesmo, quando for procurar algo jah sei onde encontrar ; Nada de (GOOGLE) .


    Bom agora falando do que eu naum gostei muito acho que so o plano de fundo e tipo a cor tah meio ruin
    , tah muito pra baixo mais fora isso o site éj otimo !

    Autor : Marcos Henrique Lima Montes
    T: 2003

    ResponderExcluir
  7. Oi professora, aqui é a Rozane, fui sua aluna ano passado, era da turma 3001, da uma olhada la no meu blog, acabei de cria-lo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Tudo muito objetivo e organizado,as dúvidas são facilmente tiradas aqui.
    Os marcadores,slides,enfim tudo muito bem colocado. Sobre as mudanças a serem feitas, ao meu ver não precisa mudar nada.
    Adorei o blog !


    Nome: Murielle Curcino Santana
    Turma: 2003

    ResponderExcluir
  9. eu gostei muito do blog dinamico e bem chamativo para todas as idades,os assuntos abordados sao bem interesantes. SAMANTA AGUIAR TURMA 2003

    ResponderExcluir
  10. AdooOorei o blog, confesso que fiquei supreendida!

    Gostei dos slides,gostei dos filmes indicados ,gostei dos marcadores os que li, eu achei interessante,o blog esta de parabens...
    Melhorias acho que nao precisa ,há ja ia me esquecendo amei a musica do rio... Samila santos 2003!

    ResponderExcluir
  11. eu gostei muito do blog ele e bem bolado e tem tudo o que um aluno precisa...ele e bem divertico..eu ñ mudaria nada ele esta muito bom assim..

    Leticia de Paula Rogerio
    TURMA:2003

    ResponderExcluir
  12. achei muito interessante,séria uma otima ferramenta pra pesquisa,os slides fico show de bola,Parabééns o Blog é iradoo ;)
    Gustavo de Oliveira Moraes
    Turma:2003

    ResponderExcluir
  13. O blog e otimo muito bom para fazer pesquisas e e bem organizado isso facilita bastante na hora de proucura o blog e o otimo parabens


    Bruno Nassur
    turma 2003

    ResponderExcluir
  14. Muito bom esse blog, os slides muito bem feitos, é ótimo e pratico para pesquisar, bem organizado isso facilita bastante. parabéns !


    Eduardo Araújo
    2OO3

    ResponderExcluir
  15. Achei ótimo o Blog! E bem desevolvido, passa as informações de forma fácil á compreender! Possui um nivél elevado de conteúdo. Parabéns pelo BLOG!


    Josiane Ribeiro dos Santos
    T: 2003

    ResponderExcluir
  16. Otimo Blog Professora,excelentes Assuntos,Otimo para pesquisas e dúvidas,bem organizado,os slide estão bem legais e interessantes, Esta show!

    Nãoo precisa mudar nadaaa..
    Parabéns Prof !

    Gabriella Rosa
    Turma: 2003


    =D

    ResponderExcluir
  17. Matheus Araujo Guedes da Silva1 de março de 2010 às 09:06

    Achei este blog muito legal e muito interessante. Realmente geografia nunca foi tão fácil e divertido, numa linguagem jovem que dê para entendimento de todos os públicos.

    ResponderExcluir
  18. Este blog condiz com a explicação da professora de como é a geográfia do 2° ano.A matéria deixa de ser concentrada entre, relevos e países,e se transforma numa matéria de variados assuntos.E esse blog mostra isso com muitas matérias de diversos temas.

    Luiz Felipe
    Turma:2003

    ResponderExcluir
  19. então , adorei a estrutura do blog .. aqui eu realmente pude ver que a geografia pode ser discutida a partir de qualquer assunto , tá perfeito .. parabéns :*



    Joyce Rodrigues
    turma : 2003

    ResponderExcluir
  20. Ae adorei o Blog muiito bom msm tudu bem objetivo e sentralizado ,otimo para pesquizas =D





    By:Bruno Vieira Leal Turma.:2003

    ResponderExcluir
  21. Achei bastante interessante o seu blog , rico em informações, percebi que há sempre novos temas ,bom saber que é um site atualizado.Interessante modo de ensino, excelente site para se fazer pesquisas.Gostei dos marcadores, slides, os filmes sugeridos também são bons. muito bem pensado e bem elaborado seu site.

    Pelo meu ponto de vista ,seu site não precisa de mudança em nada.

    Aluno: Iuri Missiaggia da Silva
    Turma:2003

    ResponderExcluir
  22. Otimo o Trabalho o blog está muito bom está bem formal belo trabalho prof

    - Bem eu acho que a classe media cresceu devido a melhora da classe D
    Que buscou melhorar no mercado de trabalho

    ResponderExcluir
  23. PO PROFESSORA , ADOOREI , TODA A IDEIA QUE O SITE QUE PASAR PARA OS ALUNOS . FACIL DE MEXER , E QUE TEM O CONTEUDO CERTO , PROS NOSSOS ESTUDO . ADOREI O SITE , E ESPERO PODER APRENDER MAIS E MAIS COJM TUDO O QUE TEM A OFERECER. NAO TEM NADA PRA SER MUDANDO , GOSTEI DE TUDO. PARABÉNS ESPERO APRENDER BASTANTE ESSE ANO .


    NOME: PÂMELA MATIAS DE SOUSA
    TURMA: 2003

    ResponderExcluir
  24. Gostei,achgei bastante objetiivo e é legal,a gente aprende bastante coisa .

    Júlia :2003

    ResponderExcluir
  25. Po professora, O blog esta super maneiro, bem organizado, os assuntos bem explicados, Esta show!
    Parabéns!


    Douglas Duarte dos santos
    Turma:2003

    ResponderExcluir
  26. Oi professora aqui e o Marcos Vinicio Coutinho Santos da turma 2003 estou postando hoje pq a senhora falo q podia blog e muito legal muito bem organizado bem planejado facil de procurar ,eu irei descorda de um aluno q ele falo do plano de fundo pelo contrario e muito maneiro supercriativo parabens professora a senhora esta fasendo um otimo trabalho q Deus ilumine a senhora mais e mais nesse trabalho!






    Marcos Vinicio Coutinho Santos turma:2003
    tchau professora beijos um abraço

    ResponderExcluir
  27. Muito bom o blog Professora, bem legal,Otimo para tirar dúvidas, gostei muito!
    Esta show de bola.

    Parabéns pelo blog!

    Thyago Mariano
    Turma:2003

    ResponderExcluir
  28. achei interessante,explicativo e otimo pra tirar duvidas dos alunos

    ResponderExcluir
  29. adorei mesmo achei muito informativo acho que esta otimo assim nao precisa mudar nada. jardilene turma;2003

    ResponderExcluir
  30. Otimo para fazer pesquisas e bem organizado, e os slides tão super maneiros .
    Parabéns blog show de bola !

    Marcos Diôgo Costa da Silva
    Turma: 2003

    ResponderExcluir
  31. Gostei do blog, realmente nunca pensei que fosse me interessar por geografia , pude obter algumas informações que pode me proporcionar uma visão diferente sobre a "geografia" ... parabéns professora , sucesso no blog aê.
    Valeu!

    Márcio Machado Pontes o Melhor =D
    Turma: 2003 é o poder .

    ResponderExcluir
  32. pelo que eu pude perceber as classes ( d )e ( e ) diminuiu muito nos ultimos 6 anos mais diminuiu pouco ..comparado a quantidade de porcentagem que sobrou , espero que melhore ....... o desemprego no brasil ainda esta grande precisa melhorar muito , para que não exista mais as classes (d) e (E).. minha pergunta é será que o próximo presidente vai ter a capacidade de mudar isso?? suelen turma 3002

    ResponderExcluir