SalaGeo

segunda-feira, 7 de junho de 2010

A paisagem do Rio de Janeiro e a ocupação humana

Continuando a publicação da entrevista com o geólogo Ivo Medina....

Pergunta: alunas Priscila Pereira e Marina Rodrigues

“ além das forças modeladoras invisíveis, as ferramentas da natureza são ...”

Até que ponto, a presença humana influencia ou altera a fisionomia da paisagem carioca ?

Resposta : Ivo Medina /geólogo

"As pessoas fazem parte da paisagem natural e respondem, também, pela sua transformação: Exploram e desagregam as rochas, escavam os solos e rochas para fundações de edificações, barragens, minerações, cortam e aterram terrenos para estradas, ocupam morros e vales de rios para moradias, desmatam áreas para plantio e criação de animais. Tudo isso acontece na paisagem do Rio de Janeiro.

A forma da paisagem é resultante de uma inter-relação de elementos como o clima, rocha, solos, água, organismos – agentes importantes do intemperismo e erosão. A paisagem é assim resultante de processos dinâmicos. Essa dinâmica superficial é alterada de forma contínua pela ação do homem na paisagem, sendo cada vez mais intensa com o uso e a ocupação tanto ordenada quanto desordenada dos terrenos.

Nos países mais desenvolvidos, trabalhos de engenharia removem maior volume de solos e rocha a cada ano do que todos os processos naturais de erosão combinados."

imagem acima / ao lado: aeroporto Santos Dumont construído em área de aterro

Atenção alunos das Turmas 3003/4

Tarefa para esta semana valendo pontos no bimestre : É sabido que a cidade do Rio de janeiro passou e vem passando por modficações profundas na paisagem, em decorrência da ação do homem ocupando o espaço como bem exclarece o senhor Ivo Medina no texto acima . Agora é com você aluno aluno....pesquise e deixe um relato aí nos comentários apresentando um exemplo de mudança na paisagem/relevo de nossa cidade fruto da interferência humana .É necessário que seu relato apresentea as seguintes informações : local, época que ocorreu, como era antes, como fcou depois , consequencias socio-econômicas, etc...

Atenção para quem ainda não fez tarefa / Locais a pesquisar na cidade ainda não escolhidos....

túnel de copacabana / ponte Rio -Niterói/ metrô do rio/ corte de cantagalo /

áreas de aterro a pesquisar : praça Mauá e cás do porto / região de são cristovão e rodoviária novo rio / avenida beira mar/ passeio público/ av chile/ joquei club / remoção do morro de santo antônio /aeroporto santos dumont

O link a seguir pode ser de grande utilidade para tirar idéias( não vale recortar e colar )

http://portalgeo.rio.rj.gov.br/EOUrbana/



25 comentários:

  1. Largo da Carioca-1608 a 1999

    O Largo da Carioca encontra-se no centro da cidade e é uma das áreas de maior movimentação da cidade do Rio de Janeiro.
    Por ali,encontra-se a mais alta expressão do desenvolvimento econômico e social da cidade.
    Por volta do século XVII,esta área era cercada por morros e repleta de lagoas e manguezais e era uma extensa área pantanosa.
    Hoje,abriga prédios comercias e sedes das maiores empresas do país.


    Aluna:Ana Carla dos Santos. N°:04 T:3003

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  2. O Tunel Rebouças foi inaugurado em 03 de outubro de 1967 no intuito de liugar a Zona Norte com a Zona Sul e vice-versa evitando passar pelo Centro da Cidade. Uma curiosidade é que depois que o tunel foi inaugurado as obras continuaram e nao impediram o tunel de ser usados. Esse túnel foi criado no governo de Carlos Lacerda e na gestão de Francisco Negrão de Lima- engenheiro.
    Outra curiosidade na época que o tunael foi criado, estava meio que numa campanha de incentivo para usar automovel e deixar de usar transporte coletivo da epoca e o tunel foi criado para adequar a cidade ao uso do carro particular.

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  3. Morro do Castelo
    Nele foi reinstalada, em 1567, a cidade inicialmente fundada por Estácio de Sá na entrada da baía da Guanabara, no pé do morro Cara de Cão (1565), no contexto da expulsão definitiva dos franceses da região.Desde o tempo de Dom João VI era considerado prejudicial à saúde dos cariocas porque dificultava a circulação dos ventos e impedia o livre escoamento das águas. Ao longo dos séculos foi gradativamente considerado inviável para o progresso e urbanismo da cidade.Foi arrasado em 1921 pelo prefeito Carlos Sampaio com a desculpa de ser um espaço proletário, repleto de velhos casarões e cortiços, no centro da cidade e necessário para a montagem da Exposição Comemorativa do Centenário da Independência do Brasil.Suas terras foram usadas para aterrar parte da Urca, da Lagoa Rodrigo de Freitas, do Jardim Botânico e outras áreas baixas ao redor da Baía da Guanabara.
    Aluno: Victor n°32 T:3003

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  4. Represento a Boêmia,apresento A Lapa.

    O Conhecido bairro da Lapa,em 1751 não passava de uma praia chamada 'Areias de Espanha'.O bairro nasceu efetivamente em volta do seminário e capela "Nossa senhora da Lapa do Desterro"
    Daí o nome "Lapa",consequentemente após a construção da Capela outras obras arquitetonicas
    Começaram a ocupar o local,alguns importantes como a abertura da Rua do Riachuelo ( Rua de matava cavalos),A rua do Lavradio em meados de 70,A rua Mem de Sá e o Arqueduto Carioca chamado de arcos da lapa (Hoje inativo) entre outras.
    A Lapa Ganhou sua fama nas décadas de 1920 e 1930 por seus cabarés, clubes de jogo, restaurantes, botequins e hospedarias e com o passar do tempo, deixou de ser um lugar de moradia para se tornar um espaço exclusivamente boêmio.
    Após decadas de degradação pela concorrencia com a agitada noite de copacabana e a marginalização dos frequentadores,a lapa hoje,volta a ser uma opção de diversão na noite carioca,Com a aprovação do Projeto do Corredor Cultural, em 1984, ficou determinado que, a partir de então, trechos inteiros da Cidade Maravilhosa seriam objetos de preservação, e não apenas monumentos históricos,Tornando assim
    a lapa não só uma referencia noturna,mas também, uma referencia historica,com riqueza cultural e uma união de estilos e tribos.


    Dayane Vallim,Nº 10,3004

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  5. LAGOA RODRIGO DE FREITAS

    Embora tributária das águas de diversos rios que descem das encostas circundantes, entre os quais se destaca o rio dos Macacos (hoje canalizado), apresenta águas salgadas. Acredita-se que esta ampla massa aquática teve a sua origem a partir de um braço de mar que, em função das correntes marítimas e dos ventos no litoral, teve o seu contato com o oceano Atlântico interrompido. Atualmente a ligação entre a Lagoa e o mar é mantida artificialmente, pelo canal do Jardim de Alá, por onde as águas do sistema lagunar se renovam.

    Inicialmente habitada pelos Tamoios, que a denominavam como Piraguá (água parada) ou Sacopenapan (caminho dos socós), com a chegada do colonizador português, o Governador e Capitão-geral da Capitania do Rio de Janeiro, Dr. António Salema (1575-1578), pretendeu instalar um engenho de açúcar nas margens da lagoa. Para livrar-se da presença indesejável dos indígenas, recorreu ao estratagema de fazer espalhar roupas anteriormente utilizadas por doentes de varíola às margens da lagoa, vindo assim a exterminá-los. Iniciou-se então o plantio de cana-de-açúcar e a montagem do Engenho d'El-Rey, onde atualmente funciona o Centro de Recepção aos Visitantes do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
    Posteriormente, essas terras foram adquiridas ao Dr. Salema pelo vereador Amorim Soares, passando a lagoa a ser referida como "Lagoa de Amorim Soares". Com a expulsão deste da cidade em 1609, as terras foram vendidas para o seu genro, Sebastião Fagundes Varela, com a consequente alteração da toponímia para "Lagoa do Fagundes". Este latifundiário, por aquisição e invasão, ampliou as suas propriedades na região, de maneira que, em torno de 1620, já era proprietário de todas as terras que se estendem dos atuais bairros de Humaitá até ao Leblon.
    Em 1702, a sua bisneta, Petronilha Fagundes, então com 35 anos de idade, casou-se com o jovem oficial de cavalaria português, Rodrigo de Freitas de Carvalho, então com apenas 18 anos de idade, que deu o seu nome à lagoa. Viúvo, Rodrigo de Freitas retornou a Portugal em 1717, onde veio a falecer em 1748.
    A região permaneceu em mãos de arrendatários, sem grande expressão até ao início do século XIX, quando, com a chegada da Família Real Portuguesa em 1808, o Príncipe-Regente desapropriou o Engenho da Lagoa para construir no local uma fábrica de pólvora e instalar o Real Horto Botânico (atual Jardim Botânico do Rio de Janeiro).
    Durante o século XIX foram cogitadas diversas soluções para o problema da estagnação de suas águas, até que, em 1922, a Repartição de Saneamento das Zonas Rurais apresentou um projeto visando "sanear e embelezar a Capital para as festas do Centenário da Independência". Esse projeto consistia na abertura de um canal, através de dragagem, aprofundando a barra, religando a lagoa ao mar. Com a sua execução, a terra retirada do canal formou a ilha dos Caiçaras, atual sede do clube de mesmo nome.
    Em pouco tempo surgiram aterros às suas margens, que reduziram paulatinamente o seu espelho d'água, surgindo o Jockey Club Brasileiro, o Jardim de Alah e a sede esportiva do Clube Naval na ilha do Piraquê. O canal dragado passou a denominar-se Canal do Jardim de Alah.
    A lagoa representa atualmente uma das principais atrações turísticas da capital Rio de Janeiro. E é conhecida como "O Coração do Rio de Janeiro". O bairro Lagoa recebe sua denominação devido à Lagoa Rodrigo de Freitas.
    A lagoa tem uma parte dela aterrada. Isso ocorreu nos meados do século XX (lá pelas décadas de 40,50 e 60), já que muitos morros - como o do Catumbi, o da Praia do Pinto entre outros, foram ocupados nas margens da lagoa e por muitos e muitos anos abrigou mais de cinquenta mil moradores.

    Priscilla Garcia/ N:31 / T:3004

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  6. * O BONDINHO DO PÃO DE AÇUCAR :

    Foi uma ideia do engenheiro Augusto Ferreira Ramos.Pediu autorização ao Prefeito do Distrito Federal,consedido.Inicia a construção do primeiro sistema telesférico do Brasil em 1910,(o bondinho)e sua inauguração feita em 1912.Sua ligação é do Paõ de Açucar ao Morro da Urca.O Pão de Açucar localiza-se na entrada da Baia de Guanabara.Pela sua forma de orgia tem vista previlegiada e é um marco natural,histórico e turístico
    da cidade do Rio de Janeiro.O complexo turístico do Pão de Açucar
    foi criado para o divertimento de milhares de pessoas num local privilegiado pela beleza panorâmica.

    *Aluna: Andréa N: 05 T: 3003

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  7. A igreja da candelária foi fundada em 1609.Apois um navio chamado candelária quase naufragar, no qual viajavam espanhóis, eles fizeram a promessa se ficassem vivos iriam construir uma igreja em homenagem a Nossa Senhora da Candelária.
    chegando com vida ao Rio, construiram uma pequena ermida, onde depois de uma reforma entre 1710 à 1811 ficara pronta a atual igreja de Nossa Senhora da Candelária.Na inauguração estavam presentes o Príncipe-Regente, e futuro Rei de Portugal, D. João VI.
    A Igreja da Candelária é uma das principais obras artísticas do século XIX brasileiro, pela qualidade dos nomes envolvidos e da arquiteura neoclássica e muito bela decoração interna.
    A igreja hoje é palco de grandes casamentos da sociedade carioca. Teve seu nome tristemente associado a um massacre de menores de rua - a Chacina da Candelária, ocorrida na madrugada de 23 de julho de 1993.

    Reginaldo Lana Turma:3003 n°:26

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  8. A Bahia de Guanabara foi descoberta em 1 de janeiro de 1502,pelo português Gaspar Lemos, que pensou estar em uma foz de um grande rio, dai o nome da cidade Rio de Janeiro.Tendo 31km de comprimento e 28km de largura, sua profundidade é de 3 metros na area de fundo.Ela foi resultado de uma depressão tectônica no período cenozóico,entre dois blocos de falhas geológicas,a chamada Serra dos Órgãos.
    Fernanda Lima de Jesus n}15 turma:3003

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  9. Bruno Pietroski da Silva N°08 T: 300311 de junho de 2010 às 13:24

    Rodrigo de Freitas é uma laguna de água salobra, localizada na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro. Em meados do século XX (lá pelas décadas de 40,50 e 60), muitos morros como: o do Catumbi, o da Praia do Pinto entre outros, foram ocupados nas margens da lagoa e por muitos e muitos anos abrigou mais de cinquenta mil moradores. Com o tempo outros aterros ocorreram e também assoreamento natural, acelerado pelo desmatamento das encostas. Por isso a lagoa perdeu quase a metade de sua superfície. Atualmente é uma das principais atrações turísticas da capital Rio de Janeiro.

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  10. BRUNA ALMEIDA PINHEIRO T:3004 N:02

    LINHA AMARELA

    Avenida Governador Carlos Lacerda,a linha amarela liga a Barra da Tijuca à Ilha do fundão.Idealizada na década de 60 .E que em 1994,após muita resistência de proprietários e inquilinos de imóveis que tiveram que ser desapropriados e demolidos, para aí então haver a sua construção que durou quase 3 anos. Sua inauguração foi em 1997.A linha Amarela melhorou o acesso entre as vias da Zona Sul, ganhando ainda mais impulso com os engarrafamentos Zona Sul, na Zona Norte e na Avenida Brasil.Sua situação socio-economica melhorou muito após a construção dessa avenida:como o crescimento da barra e recreio(devido ao facil acesso a região),e também a facilidade de acessar bairros que não eram próximos de grandes vias,criação de novas linhas de ônibus e entre outros.Mas essa facilidade tem uma taxa de cobrança chamada PEDÁGIO,encontrada na via expressa (no bairro de Água Santa, no emboque norte do Túnel da Covanca).

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  11. Túnel Santa Bárbara
    O Túnel Santa Bárbara localiza-se na cidade do Rio de janeiro,ligando os bairros do Catumbi e Laranjeiras,evita a passagem pelo trânsito entre a zona norte e a zona sul da cidade.As suas obras foram iniciadas em 1947 mas apenas foram concluídas em 1963,a sua demora justificou-se pela necessidade de desapropriação judicial de setenta e cinco imóveis o que acarretou,inclusive dificuldades paa o estabelecimentodos canteiros de obras.Com uma galeria de 1.357 metros de comprimento por dezessete metros e meio de largura e quatro pistas de rolamento,foi o primeiro grande túnel aberto na cidade e o primeiro a ter ventiladores,na época foi considerado o maior da américa do sul e um dos mais modernos do mundo.Para seu acesso foram construídos:o viaduto engenho noronha,sobre a rua das Laranjeiras ,tendo sido alargadaspara a pista dupla as ruas Pinheiro Machado e Farani,este viaduto possui trezentos e cinquenta e seis metros de comprimento e o viaduto Doutor Agra sobre a rua do mesmo nome ,além do asfaltamento de todas as ruas do Catumbi.

    NOME:Priscilla Paixão N:24 T:3003

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  12. MARACANÃ

    Estádio Jornalista Mário Filho nome dado em homenagem ao falecido jornalista carioca, irmão de Nelson Rodrigues, que se destacou no apoio à construção do Maracanã), mais conhecido como MARACANÃ, é um estádio de futebol localizado no Rio de Janeiro e inaugurado em 1950, tendo sido utilizado na Copa do Mundo de Futebol daquele ano. Desde então, o MARACANÃ foi palco de grandes momentos do futebol brasileiro e mundial, como o milésimo gol de Pelé, finais do Campeonato Brasileiro, Carioca de Futebol, Taça Libertadores da América e do primeiro Campeonato Mundial de Clubes da FIFA, competições internacionais e partidas da Seleção Brasileira. Foi um dos locais de competição dos Jogos Pan-Americanos de 2007, recebendo o futebol, as cerimônias de abertura e de encerramento. Também sediará o futebol e as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de 2016, que são disputados na cidade do Rio de Janeiro.
    Ao longo do tempo, no entanto, o estádio também passou a assumir caráter de espaço multiuso ao receber outros eventos como espetáculos e partidas de outros esportes, como o voleibol em uma oportunidade. Após diversas obras de modernização, a capacidade atual do estádio é de 82 238 espectadores, sendo o maior estádio do Brasil.

    Nome: Victor Wallace/ nº 38 / Turma: 3004

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  13. Túnel Zuzu Angel - Thaís Cristina n°:30 T:3003
    O Túnel Zuzu Angel , antes conhecido como Túnel Dois irmãos,
    foi inaugurado em ,Junho de 1971 , (com trageto eixo viário Auto-Estrada Lagoa-Barra), ligando os bairros da Gávea a São Conrado, na Zona Sul da cidade.
    É intregado pelos Túnel Acústico, com 550 metros de extensão, ,Túnel do Joá, com 426 metros, o Túnel de São Conrado, com 260 metros , e pelo Elevado das Bandeiras.
    O Túnel ganhou esse novo nome , em homenagem a estilista Zuzu Angel,
    que foi encontrada morta em um dos acessos ao túnel.A morte da estilista mineira foi relatado por ser um acidente , anos após foi constatado que a morte foi um atentado feito por militares da época.
    n: 30 t: 3003

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  14. Túnel do Joá :
    Chegar até Barra no início dos anos 70, vindo da Zonal Sul, não era fácil e além disso demorado. O acesso só veio a so fico muito mais rápido com a construção do tunel e do elevado do Joá na década de 1960 e início dos anos 1970.
    Esse Túnel é localizado na cidade e estado do Rio de Janeiro, no Brasil.
    Integrante da ligação entre os bairros da Lagoa e da Barra da Tijuca.
    Projetado e construído em seção transversal em dois andares, pelas imposições geológicas do terreno, as suas obras de construção foram iniciadas em Junho de 1967.
    Foi considerada como a 2ª maior obra rodoviaria do mundo.

    Gregori sari//nº16//turma:3004

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  15. Igreja da Penha

    A Igreja de Nossa Senhora da Penha de França, popularmente conhecida como Igreja da Penha está localizada no bairro da Penha,erguida no alto de uma pedra.
    No século XVII, o capitão Baltasar de Abreu Cardoso ia subindo o monte rochoso para observar as suas propriedades, quando apareceu uma serpente preste a atacá-lo assustado ele começou a rezar para nossa senhora e imediatamente apareceu um lagarto que começou a lutar com a serpente, onde o capital teve chance de fugir. Depois do acontecido o capitão interpretou que o lagarto apareceu por obra de nossa senhora a quem ele pediu socorro. Portanto decidiu erguer ali no alto da pedra uma ermida com a imagem de nossa senhora da penha. Com o passar do tempo o número de devotos foi aumentando e a ermida também. Hoje em dia a igreja da penha é uma das mais populares da cidade pelos 382 degraus na escadaria principal onde muitos fiéis pagam promessas, subindo a pé ou de joelhos.

    Juliana Oliveira nº:22 Turma:3004

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  16. Igreja da Pena

    A Igreja da Pena está localizada na Freguesia em Jacarepaguá, bem proximo do nosso colégio. Quem vem em direção a Jacarepaguá já deve ter visto a Igreja da Pena, ela é parecida com a conhecidissima Igreja da Penha além do nome a Igreja da Pena também está situada no alto de penhasco por isso que ela pode ser vista de varios pontos da região. Da Igreja da Pena da para ver as paisagem da Baixada de Jacarepaguá, além da Barra e Recreio.
    A Igreja da Pena divede a paisagem da Freguesia com os predios modernos ela foi construida em 1661. É Igreja da Pena foi uma grande modificação, mas hoje ela é um patrimonio do século 17, que podemos ter uma vista linda de onde moramos!

    Caroline Martins nº09 Turma: 3003

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  17. Piscinão de Ramos ou Parque Ambiental da Praia de Ramos foi uma idéia do governo junto com a petobrá para inaugurar uma area de lazer, tipo uma praia artificial de água salgada. Esse piscinal foi inaugurado em desembro de 2001 no bairro de ramos na zona norte da cidade do Rio de Janeiro.
    Aumentando o movimento pelo local aumentando o comécio dando mais lucro aos comerciantes. O piscinão ja chegou a receber cerca de 60.000 num unico fim de semana, e isso ajuda os comerciantes do local.

    Willian Bozetti Fernandes n° 35 Turma: 3003

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  18. Bairro da Urca

    as águas da baia de Guanabara batiam diretamente nas rochas que circundam os morros da Urca e o Pão de Açúcar. Para se ter acesso à Praia de Fora e à Fortaleza de São João, era necessário ir diretamente por mar. Por esse motivo até o final do sec. XlX o bairro da urca não existia, o inicio do bairro foi em 1923, quando recebeu seus primeiros prédios. Em 1921 o engenheiro Oscar de Almeida Gama constitui a Sociedade Anônima Empresa da Urca, para construção de um cais, ligando a praia da Saudade (na entrada do bairro) à Fortaleza de São João, O plano geral de arruamento e loteamento da Urca foi aprovado em 1922. Com a área pronta para ser habitada e o prédio do Hotel Balneário. Necessitando de maior proteção contra a água do mar, aumentou-se a faixa de areia, com os diques de proteção, ficando a praia com a forma que mantém até hoje.

    Aluna: Suênia S. Nóbrega nº: 28 T: 3003

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  19. Bairro da Urca

    O bairro da urca surgio de um aterro feito aos pés do Pão de açúcar entre os anos de 1910 e 192. Rio de Janeiro tem uma alta revelência histórica, pois foi neste local aonde Estácio da Sá fundou a cidade do Rio de Janeiro. A urca também abrigou parte da Aristocracia do inicio do século XX e posteriormente um dos mais badalados cassinos da cidades. Um recanto dos mais apralziveis da cidade, possui hoje um casario preservado com residências bastante luxuosas. Na urca se encontra a Fortaleza de São João, que juntamente com a Fortaleza de Santa Cruz, de Niterói e a Fortaleza de laje, Localizada dentro da baia de Guanabara, faziam a proteção da cidade.
    Considerado hoje o bairro mais calmo da cidade, com criminalidade praticamente nula, devido á presença de um quartel de exército também é valorizado por ser um dos poucos bairros da Zona Sul com nenhuma favela.

    Nome: Aline Silva nº:03 Turma:3003.

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  20. MORRO DO CASTELO

    Foi construida uma cidade murada e fortificada que acabaram por serem responsáveis do morro diversas denominações do Morro de São Tiago,de São Januário e de São Sebastião e finalmente do castelo.
    Ocorreu na época de 1567 por MEN DE SÁ para abrigar os cento e vinte portugueses que haviam participado da expulsão dos franceses calvinistas comandados por VILLIGAINGNON.
    O acesso ao Morro do castelo inicialmente era feita pela ladeira da Misericórdia,primeira via publica da cidade.Posteriormente surgiramas ladeiras do castelo e a ladeira ao seminário.Com a expansão da cidade na parte plana suas construções que incluiram também o Colégio dos padres jesuitas da compainha da Jesus,posterior Hospital militar da corte,e observatório nacional.
    Suas terras foram usadas para aterrar parte da URCA,da Lagoa Rodrigo de Freitas,do Jardim Botânico e outras áreas baixas ao redor da Baia de Guanabara.
    A lenda do morro do castelo refere-se a um fabuloso tesouro ocupado em galerias secretas em suas entranhas pelos Jesúitas em tempos coloniais.Originada talvez a época das invasões francesas de 1710 e 1711,tal crença ganhou força a partir da expulsão da ordem do Brasil,em 1759,por determinação do Marquês de Pombal.

    Viviane silva pansera n°36 T:3003

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  21. Túnel de Copacabana

    Túnel Alaor Prata, mais conhecido como Túnel Velho, foi o primeiro túnel de Copacabana.
    Copacabana era um imenso areal, havia somente um acesso por mar, até alcançar a praia com vários alagadiços.
    Construído em 6 de Julho de 1892 pelo engenheiro Coelho Cintra gerente da Companhia Ferro-Carril Jardim Botânico.
    O túnel de 248 metros liga Botafogo a Copacabana entre as ruas Real Grandeza e Siqueira Campos.
    Obra que facilitou a expansão imobiliária e permitiu que
    copacabana se ligasse ao resto da cidade por um eficiente e moderno
    transporte, o que foi o pontapé inicial no desenvolvimento deste bairro.

    Priscilla Garcia / N:31 / T:3004

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  22. A Praça Mauá é uma praça localizada no centro da cidade do Rio de Janeiro, no início da Avenida Rio Branco e da zona portuária.

    O centro da praça é ocupado pela estátua de Irineu Evangelista de Souza, Barão de Mauá, industrial pioneiro do Brasil. Colocada sobre uma coluna, é obra do escultor Rodolfo Bernardelli e foi inaugurada em 1910, por iniciativa do Clube de Engenharia.

    O novo porto da cidade foi construído entre 1904 e 1910 e representou um grande avanço para o comércio e indústria. Junto à praça se encontra a Estação Terminal de Passageiros do porto, um curioso e pequeno edifício com uma torre em estilo medievalista e belos vitrais no interior. Na praça também se localiza o imponente edifício Príncipe D. João, construído por volta de 1912 em estilo clássico, com um corpo central dotado de cúpula afrancesada, além do moderno edifício RB1.

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  23. A Avenida Beira Mar Norte é uma avenida de Florianópolis uma grande avenida, se tem que ve, é emocionante. Localiza-se na região central da cidade, no bairro Centro, entre a parte inferior da Ponte Hercílio Luz e o viaduto de acesso ao Norte da Ilha.

    Trata-se de uma avenida que corre junta ao mar, sem, contudo, possuir uma praia. O mar, no caso, bate em pedras que encontram diretamente um calçadão, onde é comum encontrar moradores e turistas passeando, se exercitando ou andando de bicicleta pela ciclovia que o ladeia.

    A Avenida Beira Mar Norte possui três pistas paralelas, de modo que a mais externa dá acesso ao sul da cidade e às pontes que levam à região continental da cidade, a do meio corre no sentido oposto, levando ao norte da cidade e em direção á região da UFSC, e a pista mais interna corre no mesmo sentido, dando acesso ao bairro Agronômica. Ela é famosa, ainda, por ser uma das regiões mais valorizadas da cidade. Uma cobertura, por exemplo, pode custar mais de R$6 milhões[carece de fontes?]. Todo ano a principal festa de ano-novo em Florianópolis ocorre à Beira-Mar. A festa é uma das maiores do Brasil, chegando a receber até 350 mil pessoas (2007/2008).
    mudanças

    modificações no trânsito da avenida Beira-mar. É mais uma tentativa para fazer o tráfego fluir mais rápido e mais seguro. Uma alternativa é reorganizar os espaços para estacionamento, mas a medida mais polêmica deve ser a retirada dos trenzinhos de passeios infantis.
    Estacionar na Beira-mar é um sacrifício para os motoristas. É uma confusão de carros para todos os lados, por falta de vagas, e isso pode sobrar para os trenzinhos. Uma grande faixa ao lado do calçadão fica reservada para os trens. Os donos dos transportes para crianças colocam cones, para garantir o estacionamento, por conta própria. A Autarquia Municipal de Trânsito quer retirar os trenzinhos da Beira-mar. A justificativa é de ocupação irregular do espaço público, e já está causando polêmica. “Eles ocupam um espaço muito pequeno, e a extensão da Beira-mar é muito grande. Não faz diferença”, discordou uma transeunte.
    nome:Gustavo turma:3003

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  24. Túnel de Copacabana
    a região de Copacabana com a necessidade de ser incorporar a cidade do rio de janeiro construiu um túnel,em 6 de julho de 1892,com a inauguração provisória do túnel de real grandeza,também chamado túnel velho cujo o nome correto Alaor prata,nessa ocasião com a presença do presidente, em exercício,marechal floriano peixoto foi lavrada uma ata que marcou oficialmente o nascimento do bairro de Copacabana.Em 1892 o túnel era uma linha de bondes que passava por de baixo de um morro o túnel obtia 6 metros de largura por 180 de comprimento hoje o túnel tem 250 metros de extensão e 16 de largura onde passa onibús e carros.

    Alexvalda n:38 t:3003

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  25. Ponte Rio-Niterói


    Para atravessar a Baía da Guanabara havia duas opções: as balsas ou andar 100 km para seguir até Magé (contornando a Baía).
    Visando a ligação entre os dois centros urbanos vizinhos, separados pela baía de Guanabara, a Ponte Rio – Niteró foi construída em 1969 e inaugurada 5 de Março de 1974, seu verdadeiro nome é Ponte Presidente Costa e Silva e é a maior ponte do mundo em volume de obra construída. Ela tem 13,9km de extensão e 20m de largura. O total de área construída é de 210.600m², quatro vezes maior do que a área do viaduto de Chillon, na Suíça, a maior estrutura no gênero até então.


    Mayara Ferreira da Silva. /Número ; 26 / t: 3004

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