SalaGeo

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Pedra da Gávea Uma excursão Ecológica a...

E aí galera, curtindo a subida? Tá fácil né? Por enquanto.....
Preparados? Então continuando a excursão, com a palavra, o nosso narrador o Geólogo Ivo Medina ....
"A trilha que leva à pedra da Gávea começa no encontro da estradinha de pedra com uma pequena cascata. A picada, cada vez mais íngreme, segue por terrenos cobertos por inúmeros galhos e lianas.O sol atravessa com dificuldade a peneira das folhas, deixando manchas amarelas no chão.
Pedras no caminho
Da metade da subida em diante, blocos de pedras e um sem número de raízes compõem verdadeiros degraus para os caminhantes .As raízes das árvores penetram nas camadas mais endurecidas da encosta, aumentando a aderência do solo e assegurando uma certa estabilidade. Surgem paredões sombrios e úmidos revestidos em parte por avencas, bromélias, samambaias e musgos. Algumas árvores abrigam orquídeas claras. Pequenos riachos cortam o caminho com água boa de beber.
No terço superior da caminhada, a trilha é formada por blocos de pedra angulosos de tamanhos variados . São fragmentos de rochas que se despregaram do grande rochedo fraturado que é a pedra da gávea e, através de desmoronamentos, rolaram e deslizaram por gravidade até formarem, no pé do paredão depositos de tálus. Esse material, removido das partes mais altas e acumulado nesse trecho, compõe encostas íngremes e cobertas de vegetação de todo tipo. O ambiente superúmido facilita a decomposição desses blocos e propicia a formação de um solo raso , jovem formado junto da rocha mãe(solo litólico), mas suficiente para deixar desenvolver grandes árvores enraizadas na pouca quantidade de terra e intervalo das rochas .

Talus:- material incoerente e heterogêneo que se acumula nas encostas e em seus pés, provenientes de material intemperizado e deslocado pela ação da gravidade. Normalmente um talus é composto de inúmeros blocos de rocha, normalmente angulosos ou arredondados devido ao fenômemo da esfoliação esferoidal, imersos numa massa de argila e outros minerais de granulometria bem menor que a dos blocos. Eventualmente grandes blocos, de muitos metros de tamanho, podem também ser encontrados nestes depósitos. Fonte : enciclopedia livre de geociencias na web

Lianas (ou cipós) pertencem a um grupo de plantas que germinam no solo, mantêm-se enraizadas no solo durante toda sua vida e necessitam de um suporte para manterem-se eretas e crescerem em direção a luz abundante disponível sobre as copas das arvores das florestas . As lianas são trepadeiras lenhosas . Fonte Wikipédia


Ufa ! vamos dar uma paradinha para tomar fôlego e conversar um pouquinho?
Você sabia que a floresta da tijuca não é original ? Isto é ela foi em grande parte reflorestada no século XIX ?
Não??!!!
Então não perca o próximo capìtulo da nossa excursão O Repovoamento da floresta!
Se liga aí , não vai perder né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário