SalaGeo

segunda-feira, 21 de junho de 2010

OMC

Assim como a turma 2002, a turma 2001 também foi pesquisar sobre a OMC seguindo um roteiro previamente estabelecido. Cada aluno trouxe seu texto resumo- em geral muito bem feito- e o assunto foi discutido em classe. O trabalho escolhido para ser publicado aqui no salageo, não seguiu o critério do mais técnico, do mais completo ou do mais correto . Destacou-se pela simpliscidade da linguagem( própria) apresentada e pela aplicação de conhecimentos e informações adquiridas fazendo um link com estudos anteriores como globalização e Brics .
Parabéns a aluna Stefany de Lima


" A OMC ( Organização Mundial de Comércio) foi fundada em 1995 e é uma organização internacional que trata das regras do comercio entre as nações e tem como objetivo estabelecer acordos que orientem o comércio de produtos e serviços e os fluxos financeiros entre os países membros. Seu maior propósito é derrubar barreiras alfandegárias entre esses países membros . A sede da OMC está localizada na Suiça e é dificil apontar o número certo de membros pois ora entram países, ora saem países num numero aproximado de cento e cinquenta participantes. Fazem parte desta organização , os E.U.A , todos os países membros da União Européia, as potências econômicas asiáticas como a China e o japão além dos Tigres asiáticos . Essas e outras nações vêm diminuindo a incidência das tarifas alfandegárias sobre as mercadorias importadas com base em acordos formalizados dentro desta organização em reuniões denomindas rodadas . O Brasil desde que se tornou membro da OMC , vem disputando fatias cada vez maiores do mercado mundial , já que é grande produtor de alimentos , de matérias -primas (minerais e vegetais ) e também de produtos industrializados . Essas disputas se tormam ainda mais acirradas quando o Brasil se confronta com países altamente desenvolvidos como no caso dos E.U.A e das nações-membro da União Européia , onde há um forte protecionismo em relação aos produtos internos. "

Atenção : Se você é aluno da turma 2001 e colega da Stefany , deixe sua replica aí nos comentários . Seu comentário , bem feito, acrescentando informações ou complementando o texto da colega pode valer pontos extras neste segundo bimestre .

Nenhum comentário:

Postar um comentário