SalaGeo

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Os túneis do Rio de janeiro/ O homem transfomando a paisagem ...

Ah! Rio de janeiro Ah! Cidade Maravilhosa. Esta jovem senhora de de 445 anos construída sobre um sítio inadequado , esprimida entre o mar e as montanhas , em meio a terrenos alagadiços, enfrentou, desde o seu início , dificuldades para se expandir e chegar até o nivel de Metrópole nacional .
Após a leitura da postagem resposta do geólogo Ivo Medina sobre as transformações antrópicas na paisagem de nossa cidade aqui no salageo, as turmas 3003 e 3004 foram em busca de informações que comprovassem o fato . O resultado começa a ser publicado hoje e continua em outras próximas e breves postagens. Acompanhem.....

Túnel de Copacabana

"Túnel Alaor Prata, mais conhecido como Túnel Velho, foi o primeiro túnel de Copacabana.
Copacabana era um imenso areal, havia somente um acesso por mar, até alcançar a praia com vários alagadiços.
Construído em 6 de Julho de 1892 pelo engenheiro Coelho Cintra gerente da Companhia Ferro-Carril Jardim Botânico.
O túnel de 248 metros liga Botafogo a Copacabana entre as ruas Real Grandeza e Siqueira Campos.
Obra que facilitou a expansão imobiliária e permitiu que
copacabana se ligasse ao resto da cidade por um eficiente e moderno
transporte, o que foi o pontapé inicial no desenvolvimento deste bairro."Priscilla Garcia T:3004

Túnel Santa Bárbara
"O Túnel Santa Bárbara localiza-se na cidade do Rio de janeiro,ligando os bairros do Catumbi e Laranjeiras,evita a passagem pelo trânsito entre a zona norte e a zona sul da cidade.As suas obras foram iniciadas em 1947 mas apenas foram concluídas em 1963,a sua demora justificou-se pela necessidade de desapropriação judicial de setenta e cinco imóveis o que acarretou,inclusive dificuldades paa o estabelecimentodos canteiros de obras.Com uma galeria de 1.357 metros de comprimento por dezessete metros e meio de largura e quatro pistas de rolamento,foi o primeiro grande túnel aberto na cidade e o primeiro a ter ventiladores,na época foi considerado o maior da américa do sul e um dos mais modernos do mundo.Para seu acesso foram construídos:o viaduto engenho noronha,sobre a rua das Laranjeiras ,tendo sido alargadaspara a pista dupla as ruas Pinheiro Machado e Farani,este viaduto possui trezentos e cinquenta e seis metros de comprimento e o viaduto Doutor Agra sobre a rua do mesmo nome ,além do asfaltamento de todas as ruas do Catumbi." Priscilla Paixão T:3003
Túnel rebouças

"O Tunel Rebouças foi inaugurado em 03 de outubro de 1967 no intuito de liugar a Zona Norte com a Zona Sul e vice-versa evitando passar pelo Centro da Cidade. Uma curiosidade é que depois que o tunel foi inaugurado as obras continuaram e nao impediram o tunel de ser usados. Esse túnel foi criado no governo de Carlos Lacerda e na gestão de Francisco Negrão de Lima- engenheiro.
Outra curiosidade na época que o túnel foi criado, estava meio que numa campanha de incentivo para usar automóvel e deixar de usar transporte coletivo. O tunel foi criado para adequar a cidade ao uso do carro particular." Rafael T 3003

Túnel Zuzu Angel
"O Túnel Zuzu Angel , antes conhecido como Túnel Dois irmãos,
foi inaugurado em ,Junho de 1971 , (com trageto eixo viário Auto-Estrada Lagoa-Barra), ligando os bairros da Gávea a São Conrado, na Zona Sul da cidade.
É intregado pelos Túnel Acústico, com 550 metros de extensão, ,Túnel do Joá, com 426 metros, o Túnel de São Conrado, com 260 metros , e pelo Elevado das Bandeiras.
O Túnel ganhou esse novo nome , em homenagem a estilista Zuzu Angel,
que foi encontrada morta em um dos acessos ao túnel.A morte da estilista mineira foi relatado por ser um acidente , anos após foi constatado que a morte foi um atentado feito por militares da época." Thaís Cristina T. 3003



Túnel do Joá :
"Chegar até Barra no início dos anos 70, vindo da Zonal Sul, não era fácil e além disso demorado. O acesso só veio a so fico muito mais rápido com a construção do tunel e do elevado do Joá na década de 1960 e início dos anos 1970.
Esse Túnel é localizado na cidade e estado do Rio de Janeiro, no Brasil.
Integrante da ligação entre os bairros da Lagoa e da Barra da Tijuca.
Projetado e construído em seção transversal em dois andares, pelas imposições geológicas do terreno, as suas obras de construção foram iniciadas em Junho de 1967.
Foi considerada como a 2ª maior obra rodoviaria do mundo. " Gregori sari turma:3004

Um comentário:

  1. Bruna , t:3002 N° 317 de junho de 2010 às 05:40

    Augusto Cury nos mostra que é necessário ter sonhos , para alcançar-mos nossos objetivos, e que além de sonhos você precisa, "transformar" algo, ser "O melhor". Para ter mais coerência no que falei, vou citar uma das partes que eles nos mostra isso no texto: "Bons jovens se preparam para o sucesso. Jovens brilhantes se preparam para as derrotas" ; "Bons jovens têm sonhos ou disciplina. Jovens brilhantes têm sonhos E disciplina".
    Os sonhos não nos levam diretamente aonde queremos chegar, mas produz a força , o desejo, a vontade necessária para nos ajudar a realiza-los. Sonhar nos leva à algum lugar , em algum destino que frequentemente é evitado, mas é com certeza uma questão de escolha, quem tem um sonho, quem faz sua própria história constrói seu próprio destino.

    ResponderExcluir