SalaGeo

sábado, 12 de junho de 2010

Pedra da Gávea Uma Excursão Ecológica a...

Repovoamento da floresta / Ivo Medina geólogo
Continuando nossa caminhada...
" Próximo ás cristas pedregosas e de difícil acesso, ainda pode-se encontrar trechos remanescentes da Mata Atlântica, com árvores da época do descobrimento como a paineira e o jacarandá. Esses sítios eram considerados inaproveitáveis para o plantio de café e outras culturas que, a partir do início do seculo passado ( século XIX),foram ocupando os espaços das matas derrubadas .
Com decorrência do desmatamento, ocorreu uma grande crise no abastecimento de água para a população da cidade. Isso fez com que o governo de D. Pedro II, a partir de 1860 , providenciasse a recuperação da grande área devastada através de um reflorestamento artificial, para proteger os mananciais que estavam secando.
A regeneração natural das espécies que ainda restaram e as que foram replantadas foi possível devido ao regime especial de proteção que se seguiu ao repovoamemto da floresta. Floresta essa de composição rica e variada, caracterizada por vegetais lenhosos de grande porte, palmeiras, samambaias, epífitas e bromélias. Aliás , a pedra da Gávea é um reduto de bromélias endêmicas como a Vrísea Brassicoides, a Tillandisia Brachyphilla e a Tillandisia Sucrei. Outra bromélia notável é a Pitcairnia Flammea, de flores vermelhas( ilustração acima), cuja exuberância chama a atenção dos agentes polinizadores -que, no momento de observação era um beija-flor-que são atraídos pelo aspecto visual bastante contrastante com a vegetação em entorno. Mais adiante, a Praça da bandeira( foto acima a esquerda) , é parada obrigatória. Bem em cima de uma crista abaulada do morro( parte da montanha da Gávea), a praça é uma clareira quase plana de uns poucos metros quadrados, eventualmente utilizada como área de camping. dali se avista a pedra Bonita, a pedra da Agulha e a" Cabeça do Imperador", de frente, esculpida no paredão da pedra da Gávea . "( foto a direita )



Você sabe porque a pedra da Gávea tem este nome?
Aguarde o proximo capítulo , a qualquer momento, e você vai descobrir....
Próximo capitulo : Um chapéu de Granito

11 comentários:

  1. Emanuelle Torres diz: aiin, meu pé tá doendo... Pelo menos já cheguei.

    ResponderExcluir
  2. Em tempo...
    A Emanuelle chegou primeiro e eu nem tinha visto....

    ResponderExcluir
  3. Raquel diz:
    iiii desatenção rs.nem viu a menina.
    Cara ôô preguiça preferia estar durmindo mas nao estou aqi, pronta pra admirar a natureza e curti a subida :s será que nao tem nenhum meio mas facil de subir não?tem que ser andandoo? ôô preguiça.Mas como todo sacrificio tem a sua recompensa eu vou atraz da minha, para ver tudo de cimaa.

    ResponderExcluir
  4. to cansada já,vamos descansar,preciso de água to desitrada e preciso de comida to com fome..Mais vale o sacrifício pois é lindo demais!!

    ResponderExcluir
  5. NOssa longa caminhada ..histórias super legais "A regeneração natural das espécies que ainda restaram e as que foram replantadas foi possível devido ao regime especial de proteção que se seguiu ao repovoamemto da floresta."..."se avista a pedra Bonita, a pedra da Agulha e a" Cabeça do Imperador", de frente, esculpida no paredão da pedra da Gávea " ..NoSSA meus pés estão doendo que calor credo uahuah viva natureza rsrsrs... muito cansativo mais vale a pena ..cheguei até aqui uhauhauah


    Nome:Ana Caroline
    Turma :3001

    ResponderExcluir
  6. Po galera, fui cavalheiro neh deixei as mulheres chegar na frente..
    Mas tem aquele ditado os "Os ultimos serão os primeiros"...
    hahahaha''

    Só Mato em ....

    Cade o abaca??

    rsrs

    Maneiro a vista da cidade daqui de cima...shoow"!
    Turma 3001

    ResponderExcluir
  7. Putz! Isso cansa hein ...rsrsrs...preciso urgente me hidratar,água..água..pelo amor de Deus !! Se eu não passasse protetor solar, à essa altura estaria torrada, que sol forte ..uui parece que estou chegando no céu, fome..fome..ainda bem que trouxe um sanduichinho...uhm..servidos ??

    ResponderExcluir
  8. Rafel Machado
    é ainda ta facil!, mas é bom parar pra descansar.
    Seria bem melhor subir a pedra de verdade, porem, virtualmente ja da um gostinho de como pode ser.
    quero ver o visual la de cima!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Uff...Uma descansada antes de continuar, estava precisando XD
    Vamos continuar?

    Nome: Liniker L.
    turma: 3001

    ResponderExcluir
  10. A estradinha de pedra com a cascata que começa a nossa excursão é lindaa!!!
    Os blocos de pedras e as raízes formam enormes degraus, mais toda
    a dificuldade da subida vale a pena, pois estamos cercados por avencas, bromélias, samambaias, orquídeas claras...
    Estou cansada, mais estou Adorandoo!!

    ResponderExcluir
  11. Eeee!! cheguei.. me impouguei no inicio e agora estou cansada.. Ufaa! descanso finalmente, porém valeu apena a vista daqui de cima é Sugoii! ^^

    By: Daniele Carla
    T:3001

    ResponderExcluir