SalaGeo

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Pedra da Gávea Uma excursão Ecológica a...

Então... já estamos quase no topo falta só mais um pouquinho . Continuando as explicações do nosso guia o geólogo Ivo Medina

" Água mole em pedra dura
A presença de fraturas( falhas e juntas ) contribui também para a pedra da Gávea ter essa forma atual...... As fraturas abrem o caminho das águas e definem os primeiros traços do relevo carioca. Através dessas fendas a umidade se concentra e inicia o processo de decomposição . Da para perceber os minerais virando argila, caulim e crosta de ferrugem. É assim que água "mole em pedra dura tanto bate até que fura".

As águas alargam as fraturas formando vales e acentuando encosta. Entre a pedra da Gávea e a pedra Bonita ocorre um vale de falha em forma de V( indicado com seta na foto) . Em tempos remotos elas faziam parte da mesma elevação. O granito que está no topo de uma é o mesmo do topo da outra .

As encostas da Gávea, expostas à insolação, às chuvas e a ação bioquímica dos liquens, foram recuando através de desplacamentos contínuos ao longo de fraturas quase verticais , até chegarem à forma conhecida dos paredões de hoje.
A Proteção da Floresta

A evolução das encostas dos morros em meio tropical úmido está ligado a desmoronamentos e deslizamentos, que são, em geral favorecidos pela ausência de vegetação. Esta dinâmica é natural e inevitável nos relevos montanhosos ....

A floresta reflete as características do solo e do clima da região..... A floresta da Tijuca, em sua composição rica e variada, com diferentes plantas atingindo diversos níveis de altura, pode ser considerada como uma valiosa reserva de fauna da Serra do Mar .....

No alto da montanha, a vegetação se apresenta totalmente descaracterizada, tomada por capim e algumas árvores leguminosas esparsas ...... "
Finalmnte chegamos ao topo da Pedra da gávea ! Não perca o nosso último capítulo numa próxima e breve postagem.... Esperamos vocês!!

8 comentários:

  1. Finalmente mesmoo..nossa é muito lindoo professora,da para ver a Barra da Tijuca toda demaiss...

    ResponderExcluir
  2. Até que fim cheguei no topo ...chegueiii ... uahauha feriadão e eu aqui virtualmente,curti muito essa caminhada de letrinhas até o topo aprendi bastante achei super legal a paisagem é linda, "Do alto dos seus 842m, a vista que se tem é magnífica" estruturas das rochas-deixa sua marca, desenhando o relevo e dando-lhes as feições atuais. "A emoção que a natureza nos transmite está bem além das palavras. " é muito incrivél gostei muito.


    Nome : Ana Caroline
    Turma :3001

    ResponderExcluir
  3. Chegamoos até q fim...
    Vista perfeita ..
    turma:3001

    ResponderExcluir
  4. .....GESSICA.....
    EM FIM CHEGUEI!!!RSRSRS...
    MUITO LEGAL, A PAISAGEM É INCRIVEL!!!
    NOME:GESSICA
    TURMA:3001

    ResponderExcluir
  5. Cheguei ao topo da Pedra da Gávea. É uma vista realmente incrível. Gostei muito do passeio, espero sentir essa emoção de perto algum dia.

    Nome: Liniker L. Lopes
    Turma: 3001

    ResponderExcluir
  6. Aff....CHEGUEI, que passeio incrível !! Adoooooorei *-* Minha cidade literalmente MARAVIHLOSA ! Vou voltar hein ..

    ResponderExcluir
  7. Nossa,to quaze lá professora,tem muito mato,muito bicho,mais ñ vou desistir,ainda bem que o tempo esta bom...pronto cheguei,ufa,to morto,se liga ñ professora agora que cheguei aqui vou fazer o que sempre sonhei em fazer,vou pular de paraquedas,lá vou eu,fuiiiiiii,aiiii meu deus o paraquedas ñ quer abrir,haaaaaaaa....eu ñ vou morrer,pq sou brasileiro,é ñ desisto nunca........Deus socorroooooooooo........espero que tenho gostado professora...kkkkkkkk. Roberto- T:3001

    ResponderExcluir