Sabemos que as lagoas costeiras como a de Rodrigo de Freitas ou da região da baixada de Jacarepaguá se formaram por fechamento de restingas que aprisionaram parte do mar. Este é o futuro também da restinga de Marambaia e da baía de Sepetiba ?
Alunas :Raiane e Jaqueline Lopes
Na lagoa Rodrigo de Freitas e nas lagoas da baixada de Jacarepaguá ocorrem restingas que fecham a lagoa (o antigo pedaço de mar enclausurado) apoiadas em suas extremidades por pontões ou ilhas rochosas. A restinga de Marambaia também se encontra apoiada em pontas rochosas, mas a grande abertura a oeste da baía, não faz parte desse sistema de restingas que se caracteriza pela retificação da linha da costa. É pouco provável que ocorram correntes marinhas lançando pontas de areia nesse trecho aprisionando a baía de Sepetiba."
"Bons jovens se preparam para o sucesso. Jovens brilhantes se preparam para as derrotas. Eles sabem que a vida é um contrato de risco e que não há caminhos sem acidentes."
ResponderExcluirGostei dessa frase porque não dá pra se preparar apenas para vencer é preciso também está preparado para as derrotas, para se levantar e aprender com as derrotas o mundo é uma selva que pode muitas vezes ser periogosa, por isso é importante estarmos prontos pra tudo.
Raimundo Magalhães Turma 3002
Matou nossa curiosidade!
ResponderExcluirAgora sabendo q pouco provavel que aconteça o aprisionamento do mar na restinga de Marambaia e da baía de Sepetiba como aconteceu na Lagoa de Rodrigo de Freitas.
......
Antes de ler sobre isso , eu acreditava que era possível virar uma lagoa . Mas lendo , prestando atenção na imagem e tendo as palavras e conclusões do geologo , temos quase certeza que não aconteça o mesmo com a Lagoa Rodrigo de Freitas . Eu sempre frequento Marambaia , mas nunca tinha me perguntado e nem reparado nisso .
ResponderExcluirVanessa Gomes de Souza / n°: 40 / Turma : 3005
Nunca isso passou pela minha cabeça, depois da explicação do Geologo deu para entender.
ResponderExcluirJulio César T:3005 Nº: 24