SalaGeo

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Mês de janeiro, Salageo e a Pedra da Gávea

O salageo, como de costume, durante o recesso escolar, publica matérias ligadas à passeios e dá dicas de onde ir e o que ver fora e dentro da cidade com pouco dinheiro no bolso .

Pra começar janeiro com pé direito que tal uma Excursão ecológica a Pedra da Gávea ?



" A Geomorfologia bastante interessante deste bonito recanto do Rio de Janeiro , aliada a uma vegetação densa e luxuriante que cobre as encostas e os vales no entorno da pedra, motivou a produção do programa Globo Ecologia -da rede globo de televisão a realizar uma excursão ecológica à pedra da Gávea...."



Portanto...calce um bom par de tenis, aranje tempo e disposição e venha acompanhar este delicioso passeio, que será editado em" capítulos" e que tem como narrador o geólogo Ivo Medina , o mesmo autor do artigo Geologia Poética do Rio publicado em25/11/09 e que fez tanto sucesso aqui no salageo .



Uma Excursão ecológica à Pedra da Gávea

Antônio Ivo de Menezes Medina / Geólogo

Artigo publicado em A terra em Revista/ número 3 / julho de 1997



" Monumento natural de mais de 800 metros de altitude, a pedra da Gávea é parte do Maciço da Tijuca, situado nos limites do Parque Nacional da Tijuca . Localizada entre as praias da Barra da Tijuca e São Conrado....

.... a Pedra da Gávea forma um anteparo aos ventos úmidos do litoral e determina a retenção de nuvens de chuvas nas partes mais altas, ocasionando índices pluviométricos elevados. Esta umidade constante e a proximidade do mar favorecem a presença de sal e iodo no ar, propiciando um tipo de microclima que torna possível a existência de um ecossistema peculiar enriquecido por espécies vegetais endêmicas . "

A subida começa na estrada Solimã, um canto pouco conhecido da Barra da Tijuca
. o caminho inicial é feito sobre pedras irregulares de uma pequena estrada construída por escravos que trabalhavam em antigas fazendas da região. Este calçamento secular, parcialmente revestido de musgo, encontra-se em bom estado de conservação. O acesso por aqui é relativamente fácil e agradável, sempre coberto por sombras das árvores. No começo domima a "maria-sem-vergonha", uma florzinha avermelhada da família das Balsamináceas, que se espalha pelos dois lados do caminho. O pessoal....cruzam apenas com borboletas e escutam alguns passarinhos escondidos no meio dos galhos e folhas . Adiante se avista um Arapaçu- muito parecido com um pica-pau- subindo e descendo pelo tronco de uma árvore à procura de insetos . Uma família de saguis vem espiar os excursionistas e vai embora saltando pelas copas das árvores ....."





Continua numa próxima e breve postagem..... Esperamos vocês.





Nenhum comentário:

Postar um comentário