SalaGeo

quarta-feira, 16 de junho de 2010

O Salageoliterária dessa semana , postará um dos melhores escritores brasileiros : AUGUSTO CURY

Augusto Jorge Cury (Colina, 2 de outubro de 1958) é médico, psiquiatra, psicoterapeuta e escritor, principalmente, de auto-ajuda brasileiro. Desenvolveu a teoria da inteligência multifocal, sobre o funcionamento da mente, o processo de construção do pensamento e formação de pensadores. Seus livros já venderam mais de 11 milhões de exemplares somente no Brasil, e são publicados em mais de 50 países. Foi considerado pelo Jornal Folha de São Paulo o autor brasileiro mais lido da década.[1]

É pesquisador na área de qualidade de vida e desenvolvimento da inteligência, abordando a natureza, a construção e a dinâmica da emoção e dos pensamentos.

OBSERVE O EXCELENTE TEXTO DO POETA : ''FILHOS BRILHANTES E ALUNOS FASCINANTES''


FILHOS BRILHANTES ALUNOS FASCINANTES

Bons filhos conhecem o prefácio da história de seus pais Filhos brilhantes vão muito mais longe, conhecem os capítulos mais importantes das suas vidas.

Bons jovens se preparam para o sucesso. Jovens brilhantes se preparam para as derrotas. Eles sabem que a vida é um contrato de risco e que não há caminhos sem acidentes.

Bons jóvens têm sonhos ou disciplina. Jovens brilhantes têm sonhos e disciplina. Pois sonhos sem disciplina produzem pessoas frustradas, que nunca transformam seus sonhos em realidade, e disciplina sem sonhos produz servos, pessoas que executam ordens, que fazem tudo automaticamente e sem pensar.

Bons alunos escondem certas intenções, mas alunos fascinantes são transparentes. Eles sabem que quem não é fiel à sua consciência tem uma dívida impagável consigo mesmo. Não querem, como alguns políticos, o sucesso a qualquer preço. Só querem o sucesso conquistado com suor, inteligência e transparência. Pois sabem que é melhor a verdade que dói do que a mentira que produz falso alívio. A grandeza de um ser humano não está no quanto ele sabe mas no quanto ele tem consciência que não sabe.

O destino não é frequentemente inevitável, mas uma questão de escolha. Quem faz escolha, escreve sua própria história, constrói seus próprios caminhos.

Os sonhos não determinam o lugar onde vocês vão chegar, mas produzem a força necessária para tirá-los do lugar em que vocês estão. Sonhem com as estrelas para que vocês possam pisar pelo menos na Lua. Sonhem com a Lua para que vocês possam pisar pelo menos nos altos montes. Sonhem com os altos montes para que vocês possam ter dignidade quando atravessarem os vales das perdas e das frustrações. Bons alunos aprendem a matemática numérica, alunos fascinantes vão além, aprendem a matemática da emoção, que não tem conta exata e que rompe a regra da lógica. Nessa matemática você só aprende a multiplicar quando aprende a dividir, só consegue ganhar quando aprende a perder, só consegue receber, quando aprende a se doar.

Uma pessoa inteligente aprende com os seus erros, uma pessoa sábia vai além, aprende com os erros dos outros, pois é uma grande observadora.

Procurem um grande amor na vida e cultivem-no. Pois, sem amor, a vida se torna um rio sem nascente, um mar sem ondas, uma história sem aventura! Mas, nunca esqueçam, em primeiro lugar tenham um caso de amor consigo mesmos.

Augusto Cury

30 comentários:

  1. Amei seu blog!Sou da área pedagógica e quando posso acompanho as postagens dos seus alunos.Serviu até de inspiração montarmos um blog do curso normal para que possamos postar todos os projetos que desenvolvemos em nossa escola.Sou fascinada pelo Cury,leio todos livros dele,e trabalho tambem em sala de aula. fiquei muito feliz em vê-lo divulgado em seu blog. bjs...FB

    ResponderExcluir
  2. "Eles sabem que quem não é fiel à sua consciência tem uma dívida impagável consigo mesmo. Não querem, como alguns políticos, o sucesso a qualquer preço. Só querem o sucesso conquistado com suor, inteligência e transparência. Pois sabem que é melhor a verdade que dói do que a mentira que produz falso alívio."

    Acho que as pessoas deveriam querer subir mais na vida com seus proprios esforços sem passa por cima de ninguem e enganar pessoas para consiguir chegar ao seus objetivos! por isso esse trecho me chamou atenção fala exatemente sobre isso.

    ResponderExcluir
  3. "O destino não é frequentemente inevitável, mas uma questão de escolha. Quem faz escolha, escreve sua própria história, constrói seus próprios caminhos."
    nesse parágrafo eu entendi que na vida nós temos várias escolhas e vários caminhos,e nosso destino são consequencias dessas escolhas.

    ResponderExcluir
  4. Bom adorei este texto do Augusto Cury.O trecho que eu escolhi me chamou bastante atençao,que a vida nos ensina varias coisas,basta querer aprender.Os erros dos outros são como liçao de vida para todos nos.

    ResponderExcluir
  5. "Nessa matemática você só aprende a multiplicar quando aprende a dividir, só consegue ganhar quando aprende a perder, só consegue receber, quando aprende a se doar."

    Bom, esse trecho me chamou muito atenção porque nele, explica tudo sobre nossa vida. Diz que para aprende multiplicar algo em sua vida vc tem que aprende a dividi . Mostra que com os erros vamos aprender a não errar e mais pra frente consegui nossa vitória. Mas além de tudo mostra que nossa vida é uma grande caminhada obstaculos teremos que pular varios obstaculos, para que na CHEGADA você se consagre o "Ganhado".

    ResponderExcluir
  6. Bom adorei este texto do Augusto Cury.O trecho que eu escolhi me chamou bastante atençao,que a vida nos ensina varias coisas,basta querer aprender.Os erros dos outros são como liçao de vida para todos nos.

    LEIDE DAIANY.N 25

    ResponderExcluir
  7. "O destino não é frequentemente inevitável, mas uma questão de escolha. Quem faz escolha, escreve sua própria história, constrói seus próprios caminhos."
    nesse parágrafo eu entendi que na vida nós temos várias escolhas e vários caminhos,e nosso destino são consequencias dessas escolhas.
    Thaís Alves 3002

    ResponderExcluir
  8. "O destino não é frequentemente inevitável, mas uma questão de escolha. Quem faz escolha, escreve sua própria história, constrói seus próprios caminhos."

    Para mim, o destino quem fazemos somos nós, com o passado o afetando, não é algo premeditado por alguem/algo.
    É nisso que acredito e esta parte do texto me chamou a atenção.

    ResponderExcluir
  9. poxa amei a postagem, muito legal, informativo. Nos ensina a ver a vida, que nos tentamos não ver, falando dos erros dela. E ensinando a viver uma vida melhor aprendendo com os seus erros. E para cultivarmos o que temos.


    Nome: Eduardo F. de Lima N°:13 T: 3002

    ResponderExcluir
  10. Bianca Fonseca - 300217 de junho de 2010 às 05:33

    "Os sonhos não determinam o lugar onde vocês vão chegar, mas produzem a força necessária para tirá-los do lugar em que vocês estão."

    --

    Adorei essa Frase !
    Como eu sempre digo : Sonhe os seus sonhos mais viva a realidade.
    Pois é nossos sonhos também dão forças para chegar aos nossos objetivos . pois quem não sonha não vive!

    ResponderExcluir
  11. "Uma pessoa inteligente aprende com os seus erros, uma pessoa sábia vai além, aprende com os erros dos outros, pois é uma grande observadora."

    Geralmente a pessoa precisa errar para aprender e tomar uma decisão,
    mas a pessoa que observa aprende com o erro dos outros e quando ela passar por uma dificuldade vai saber enfrentar com sabedoria , não errando e tomando decisões corretas .

    ResponderExcluir
  12. "Bons alunos escondem certas intenções, mas alunos fascinantes são transparentes. Eles sabem que quem não é fiel à sua consciência tem uma dívida impagável consigo mesmo. Não querem, como alguns políticos, o sucesso a qualquer preço. Só querem o sucesso conquistado com suor, inteligência e transparência. Pois sabem que é melhor a verdade que dói do que a mentira que produz falso alívio. A grandeza de um ser humano não está no quanto ele sabe mas no quanto ele tem consciência que não sabe."

    O Augusto Cury , tem um dom de tocar a alma com a escrita ,mostra em todo o texto que acima de tudo você tem que se amar e ser humilde consigo e com o próximo.Que para chegar em algum lugar ,você deve ter uma motivação e ter vontade.O sonho é uma das motivações e mostra que você deve busca-lo para que possa ter vontade de chegar em algum lugar , sonhe mais além para que possa ir pelo menos a metade;
    "Sonhem com as estrelas para que vocês possam pisar pelo menos na Lua"
    Em aspecto geográfico ele mostra como deve ser a ética de uma boa pessoa , mostra que além de querer ser "inteligente", você deve procurar saber sobre a sua vida , sua historia, aprender dividir suas conquistas com os outros ,aprender que nada na vida vai ser fácil e que tombos viram e que você deve está preparado para isso.

    Cláudio Leal , TURMA : 3002
    N° 6

    ResponderExcluir
  13. adorei o texto, muito bem colocado .principalmente na parte em que ele diz:
    "O destino não é frequentemente inevitável, mas uma questão de escolha. Quem faz escolha, escreve sua própria história, constrói seus próprios caminhos."
    pois cabe a nós fazer nossas escolhe ainda se for o que queremos,mas se ñ percistimos não chegaremos alugar nenhum....
    bjkx....Ass: thamyris 3002

    ResponderExcluir
  14. “Pois, sem amor, a vida se torna um rio sem nascente, um mar sem ondas, uma história sem aventura!”

    Com certeza o amor é tudo, sem o amor não existe felicidade, alegria e muito menos um sorriso.
    Amar significa estar bem com você mesma, amar os animais, amar o verde, amar e ser amada
    E o principal se amar, por que ninguém vai te amar mais do que você mesma.

    ResponderExcluir
  15. "Bons jovens se preparam para o sucesso. Jovens brilhantes se preparam para as derrotas. Eles sabem que a vida é um contrato de risco e que não há caminhos sem acidentes".

    Gostei desse treixo porque na vida não podemos esperar apenas vitórias é preciso está pronto para as derrotas, para se levantar e aprender com elas, o mundo é uma selva que pode muitas vezes ser perigoso, por tanto é bom estarmos preparados pra tudo.

    Raimundo Magalhães Turma 3002

    ResponderExcluir
  16. Muito bom o texto que traça um paralelo bastante interessante.
    Na visão filosófica o que chama atenção é que os flhos que conhece sobre alguns aspectos da vida de seus pais, e as coisas mais importantes. Na vida existem obstáculos no caminho em que trilham e com risco de acidentes, mas mesmo assim eles se preparam para a derrota.
    E as escolhas são feitas por cada um, mas não podem determinar o lugar onde vão chagar, ou seja, todos tem sonhos mais não é algo certo de ser realizado.

    nome: jonas santos
    nº22
    turma: 3002

    ResponderExcluir
  17. Gabriela 3002/ nº1717 de junho de 2010 às 05:41

    ''Bons filhos conhecem o prefácio da história de seus pais Filhos brilhantes vão muito mais longe, conhecem os capítulos mais importantes das suas vidas.

    Bons jovens se preparam para o sucesso. Jovens brilhantes se preparam para as derrotas. Eles sabem que a vida é um contrato de risco e que não há caminhos sem acidentes.

    Bons jóvens têm sonhos ou disciplina. Jovens brilhantes têm sonhos e disciplina. Pois sonhos sem disciplina produzem pessoas frustradas, que nunca transformam seus sonhos em realidade, e disciplina sem sonhos produz servos, pessoas que executam ordens, que fazem tudo automaticamente e sem pensar.''

    Adorei esse paragrafo , pois incentiva os jovens a lutarem pelos seus sonhos e desejos , ensina tambem que para alguem chegar a algum lugar tem que querer muito e lutar por isso, como fala o paragrafo a vida também é feita de barreiras e obstaculos , e não exise vitória sem ser sofrida, pois voce corre muitos ricos para chegar no lugar de ond vooce acha disno de merecer , porque temos que se preparar para a vitória , mas tambem para a derrota !

    ResponderExcluir
  18. "Os sonhos não determinam o lugar onde vocês vão chegar, mas produzem a força necessária para tirá-los do lugar em que vocês estão."

    Alguns de nós somos movidos por sonhos, alguns podem parecer até impossíveis, mas eles são um meio de incentivar as pessoas a sempre seguirem o que tanto desejam, porém não se pode somente sonhar, temos que sonhar conscientemente, sabendo o que podemos e o que não podemos fazer, para se caso um dia ele não se torne realidade não soframos uma queda brusca e assim nos tornar frustrados.

    Lucas , 3002, nº44

    ResponderExcluir
  19. Augusto Cury nos mostra que é necessário ter sonhos , para alcançar-mos nossos objetivos, e que além de sonhos você precisa, "transformar" algo, ser "O melhor". Para ter mais coerência no que falei, vou citar uma das partes que eles nos mostra isso no texto: "Bons jovens se preparam para o sucesso. Jovens brilhantes se preparam para as derrotas" ; "Bons jovens têm sonhos ou disciplina. Jovens brilhantes têm sonhos E disciplina".
    Os sonhos não nos levam diretamente aonde queremos chegar, mas produz a força , o desejo, a vontade necessária para nos ajudar a realiza-los. Sonhar nos leva à algum lugar , em algum destino que frequentemente é evitado, mas é com certeza uma questão de escolha, quem tem um sonho, quem faz sua própria história constrói seu próprio destino.

    ResponderExcluir
  20. È um texto muito informativo,tanto para a vida profissional,quanto pra vida amorasa.Brilhante texto ...
    Amei e achei muito interesante..Heloy parabéns e obrigada por nos mostrar um pouco de seu conhecimento.Augusto Cury é praticamente um gênio que decifra os segredos da alma do ser humano!

    Laís dos Santos.turma 3002 n° 24

    ResponderExcluir
  21. Eu me identifiquei mais com o ante penultimo comentario , que se trata dos sonhos e conquistas ,eu tenho muitos sonhos , sempre sonhei alto e como fala o texto 'Os sonhos nao determinan o lugar onde vcs vao chegar , mas produzem a força necessaria para tira-los do lugar em que vcs estao . Mostra que temos de ir em busca de nossos objetivos , nao ficar parados esperando um milagre , o medo segue os nossos sonhos , nao quer ser um qualquer na vida , quero ir alem dos meus sonhos e é esse sentimento q eu levo na minha vida , um sentimento de bravura , de garra e sei que vou conseguir todos os meus objetivos .

    Os meus sonhos tem muito a ver com as questoes geograficas , ja deixei de viajar por que eu sou de menos , minha mae tambem nao quis deixar , e outras coisas impediram que eu fosse em busca do meu sonho , mais continuo tentando , e tenho certeza que vou conseguir .



    NOME :Carlos Augusto N : 4
    TURMA: 3002

    ResponderExcluir
  22. "Bons jovens se preparam para o sucesso. Jovens brilhantes se preparam para as derrotas. Eles sabem que a vida é um contrato de risco e que não há caminhos sem acidentes"



    Essa parte na minha opinião trata-se da capacidade que o jovem mais estruturado ou seja mais "forte" tem de enfrentar as dificuldades que encontrará no futuro'

    Carlos Henrique turma:3002 nº:5

    ResponderExcluir
  23. "Bons alunos escondem certas intenções, mas alunos fascinantes são transparentes. Eles sabem que quem não é fiel à sua consciência tem uma dívida impagável consigo mesmo. Não querem, como alguns políticos, o sucesso a qualquer preço. Só querem o sucesso conquistado com suor, inteligência e transparência. Pois sabem que é melhor a verdade que dói do que a mentira que produz falso alívio. A grandeza de um ser humano não está no quanto ele sabe mas no quanto ele tem consciência que não sabe."


    ser transparente é uma das formas mais faceis de viver a vida, assim evitamos o que a população mais gosta: intrigas , fofocas e brigas,a transparência nos ajuda a lutar por nossos sonhos sem passar por cima de outras pessoas, a conquistar as coisas com nosso suor sem se preocupar com o amanhã , na maioria das vezes as pessoas se preocupam tanto com o que vai acontecer amanhã que acabam perdendo o melhor que a vida tem para oferecer que é a alegria de vivenciar algo novo , as vezes ser transparente é ser independente .

    obs: viva o hoje porque o ontem não pode mais voltar e o amanhã não poderá chegar !!

    (Suelen Sanches)

    nome:suelen sanches
    n°34 t:3002

    ResponderExcluir
  24. "O destino não é frequentemente inevitável, mas uma questão de escolha. Quem faz escolha, escreve sua própria história, constrói seus próprios caminhos."

    Bom, na minha opinião os jovens devem fazer certas escolhas em relação ao destino, sem ter medo de arriscar, tem que escolher o melhor para sí mesmo, não se preocupando com a questão financeira, mas sim a felicidade.

    (Genesis Oliveira n°18/3002)

    ResponderExcluir
  25. "O destino não é frequentemente inevitável, mas uma questão de escolha. Quem faz escolha, escreve sua própria história, constrói seus próprios caminhos."

    Esse trecho me fez pensar bastante, concordo plenamente com a idéia de que cada um constrói sua história com sua própria escolha.
    Na Geografia, por exemplo, há os que protegem o planeta, escolhendo ajudar o planeta, plantando e não poluindo. Mas há outros que acham que o destino do planeta já está comprometido e com isso aceleram o processo de destruição do planeta, poluindo, desmatando, entre outras coisas. Com essas más escolhas constroem sua própria história de forma em que as pessoas acabam odiando esses.


    Diogo de Andrade Braga Nº: 12
    Turma: 3002

    ResponderExcluir
  26. Bom a frase que eu gostei muito foi :é melhor a verdade que dói do que a mentira que produz falso alí vio.
    É muito importante quando nós falamos a verdade ,pois a mentira nos alivia e uma hora a verdade sempre aparece.
    Quando mentimos para alguém e ainda dizemos que não é nada de mais e é uma mentira pequena ,ela se torna grande e nós não estamos só prejudicando as pessoas mas também a nós mesmos .Nada melhor que a verdade pois a mentira sempre é descoberta.
    Denise t:3002 n:11

    ResponderExcluir
  27. "Procurem um grande amor na vida e cultivem-no. Pois, sem amor, a vida se torna um rio sem nascente, um mar sem ondas, uma história sem aventura! Mas, nunca esqueçam, em primeiro lugar tenham um caso de amor consigo mesmos."


    Amar a si mesmo, precisamos disto amor próprio.existem pessoas que amam tanto o próximo que esquecem dela mesma.
    A pergunta a se fazer é: Será que me amam como eu os amo?
    Quando se ama de mais os outros,e se esquece de viver, cria-se espectativa sob aquela pessoa.E se ela não corresponde, terminamos magoados.
    Portanto amo a si mesmo,crie espectativas sob si mesmo, não esquecendo dos outros, mas também não esquecendo de você.

    Nome: Yasmin da Silva Cunha
    Turma:3002
    Nº 41

    ResponderExcluir
  28. “Bons jovens se preparam para o sucesso. Jovens brilhantes se preparam para as derrotas. Eles sabem que a vida é um contrato de risco e que não há caminhos sem acidentes.”

    Achei muito bom esse trecho, me chamou a atenção porque é verdade, na maioria das vezes quando perdemos não conseguimos ver aquilo de um lado bom, e sempre reclamamos quando temos alguma dificuldade, e o sucesso não vem fácil e é isso que muitas vezes demoramos a perceber. E não podemos desistir quando da primeira vez não da certo porque a vida é assim, nem tudo vai dar certo logo de primeira...

    Natali da Silva N:30 T:3002

    ResponderExcluir
  29. "O destino não é frequentemente inevitável, mas uma questão de escolha. Quem faz escolha, escreve sua própria história, constrói seus próprios caminhos."
    esse trecho me tocou pq nossa história não é premeditada pelo destino mas sim pelas nossas escolhas e decisões q tomamos.
    Essas decisões é q devem ser pensadas, pq geram consequências q poderão causar efeitos bons ou desastrosos e pode ser mudado dependendo do que está sendo decidido.
    O aquecimento global é um principal problema do mundo hoje, pois, foi uma escolha q tomamos e trouxe muitos benefícios mas tbm dasastres ambientais sérios, como por exemplo as lagoas da barra, são jogandos todos os dias muitos litros de esgotos são jogados nas lagoas matando muitas espécies de animais q vivem nelas.
    O homen está sempre mudando as paisagens e daí vem uma escolha q não é muito pensada mas as contruções nas encostas, hoje é um principal problema pq todos sabem q é perigosoe insistem no erro e é nesse erro q aprendemos q não vale apena.
    Outra coisa q esse texto nos mostra é q se olharmos pro passado e recordar e aprendemos, no futuro o poderemos alertar sobre os problemas q passamos e ensinar para o próximo como se fosse o nosso filho e sejam brilhantes e q nós pensemosq q nossa escolha foi uma boa ação.
    isso é o q eu refleti com esse poema filosófico, moral disso tudo é q se pensarmos e sabermos o q estamos fazendo, o mundo seria melhor.
    feito por:Lucas n:27 T:3002

    ResponderExcluir
  30. "Procurem um grande amor na vida e cultivem-no. Pois, sem amor, a vida se torna um rio sem nascente, um mar sem ondas, uma história sem aventura! Mas, nunca esqueçam, em primeiro lugar tenham um caso de amor consigo mesmos."

    Trecho que me chamou bastante atenção,É claro que se eu não conseguir me amar primeiro não serei capaz de amar ninguém.Na Bíblia diz que devemos amar ao próximo como a nós mesmo,mas no trecho de Augusto Cury não diz está diretamente ligado ao ditame bíblico.
    A forma como tenho pensado em materia do amor, é que temos que corresponder ao sentimento q temos por aquela pessoa cuja a presença dela provoca em nós a adoravel sensação de paz e aconchego.
    Se senti amado(a) e amar faz muito bem no coração da gente Quando se tem alguém pra dividir um grande amor!

    Aluna:Andressa Pinheiro N° 01 Turma:3002

    ResponderExcluir