SalaGeo

sábado, 23 de abril de 2011

País vira polo de pesquisa para empresas Multinacionais /Transnacionais


Atenção alunos das segundas-series !! Leia a notícia abaixo sobre um assunto que estudamos e debatemos em classe essas duas últimas semanas . O artigo as chama de de Multinacionais mas nós já sabemos que o termo mais adequado hoje é Transnacional, né?

"O ritmo consistente do crescimento da economia brasileira está cada vez mais atraindo empresas estrangeiras, que, de olho na expansão da classe média, têm planos que vão além de novas fábricas: incluem a criação de polos para desenvolver produtos e serviços. A nova estratégia, comemorada por especialistas, envolve segmentos como os de telecomunicações, cosméticos, computadores e petróleo. Segundo dados de empresas e da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), foram destinados para a criação de centros e laboratórios R$ 14 bilhões em 2010, número que deverá subir para R$ 17 bilhões este ano - alta de 21%. Do valor, boa parte é de multinacionais, dizem especialistas."Tecnopolo em Campinas

As áreas de investimento estão concentradas no eix0 Rio-São Paulo e incluem principalmente os setores de óleo e gás como o Parque Tecnológico da Ilha do Fundão,que contabiliza investimentos de 170 milhões e agora vai receber mais 150 milhões com a entrada de mais quatro empresas . A francesa L'Oréal está dobrando o seu centro de pesquisa, no Rio. IBM, GE, Volvo Aero, Intel, Clariant e Beurau Veritas, a americana Dell estão em vias de acertar até junho a construção de uma unidade São Paulo (SP). A espanhola Telefónica também investe milhões de euros em SP.
As criações feitas no Brasil nestes polos de pesquisa são levadas para o mundo. Nos centros, os cientistas desenvolvem as fórmulas que depois são exportadas. Muitos centros possuem minifábricas onde são produzidos os novos produtos, que irão passar por testes antes de chegarem ao mercado. Só depois é oficializada a fórmula. É importante ressaltar que esses tecnopolos absorvem mão-de-obra nacional incentivando assim, a formação de novos cientistas nas universidades de todo país e evita também a "fuga de celebros" processo tão comum no país nas últimas décadas .

Texto adaptado de oglobo 23/4/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário