SalaGeo

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Petrobrás descobre petróleo abaixo de nossos pés!



"Em coletiva realizada após a reunião do Conselho Nacional de Política Energética, no Rio de Janeiro, a ministra Dilma Rousseff afirmou que a área denominada Tupi, localizada na bacia de Santos, pode modificar o atual perfil energético do Brasil. A Petrobras divulgou nesta quinta os testes que confirmam o potencial energético no local.

“Com esta descoberta, nós deixaremos de ser um país médio que estava conseguindo auto-suficiência para nos transformar em um país de proporções exportadoras, como os países árabes, a Venezuela e outros”, afirmou a ministra.
O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, disse que com a nova descoberta o Brasil deve subir do 24º lugar no ranking de maiores reservas do mundo para a 8ª ou 9ª colocação, com o acréscimo de 5 a 8 bilhões de barris de petróleo à produção atual (que é de 14,4 bilhões).

A Petrobras, por sua vez, passaria do atual quinto lugar para o terceiro lugar em termos de tamanho de reservas entre as companhias petroleiras listadas em bolsa de valores em todo o mundo.


Dilma Rousseff afirma que apenas no primeiro poço descoberto há 40% de todas as reservas de petróleo e gás encontradas até hoje no país. Segundo estudos preliminares, outros poços devem se estender também pelas bacias do Espírito Santo e de Campos.


Questionado sobre os custos para a exploração desse ‘novo’ petróleo, classificado como leve, sem enxofre e com boa quantidade de gás, o presidente da Petrobras não soube precisar as cifras, mas disse que o investimento em tecnologia será grande.


Segundo Guilherme Estrela, diretor de exploração e produção da Petrobras, a exploração no Espírito Santo pode começar antes, já em 2009, pois a infra-estrutura necessária nas novas reservas é semelhante à já utilizada no local. “No Espírito Santo temos tecnologia avançada de extração e isso facilitará o início da operação”, explicou.

Em Santos, a expectativa é a de “fazer um piloto de 100 mil barris por dia, além do aproveitamento do gás, o mais breve possível, talvez em 2010 ou 2011.”

Exploração Como as reservas estão localizados em grandes profundidades, o procedimento da Petrobras deve ser revisto para explorar a área. “O tratamento deve ser diferente do dado às reservas menores que hoje exploram áreas rasas”, afirmou Dilma Rousseff, “a área deve exigir alterações que ainda não sabemos quais são. Modificamos nosso paradigma geológico”.

Ainda segundo a ministra, agora estudos devem começar a ser feitos no intuito de orientar a conduta do governo daqui pra frente, para “avaliar qual é a melhor forma de contemplar o interesse nacional”.

Rodada de negociação e investimentos A Agência Nacional do Petróleo (ANP) realiza rodadas de negociação para licitar áreas para exploração de petróleo. Devido aos dados apresentados pela Petrobras hoje que apontam esta “nova e significativa província petrolífera no Brasil”, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) decidiu retirar 41 blocos de exploração (onde estão as novas áreas) da nona rodada de negociação. “Precisamos de cautela diante da infomação [sobre o campo de Tupi]“, afirmou.


A Petrobras é operadora da área com 65% do capital, em parceria com a britânica BG Group, que detém 25%, e a portuguesa Petrogal/Galp, com 10%. O óleo encontrado no local é considerado de melhor qualidade comercial do que a média do petróleo encontrado no Brasil.


Segundo a Agência Petrobras de Notícias, a empresa investiu US$ 1 bilhão nos últimos dois anos para perfurar, a 250 km da costa, 15 poços que atingiram as camadas pré-sal -camadas de rochas mais profundas. Destes, oito foram testados e avaliados, e produzem óleo leve de alto valor comercial e grande quantidade de gás natural associado."


Reportagem publicada em março de 2008

23 comentários:

  1. Gostei muito dessa reportagem e de muitas outras que eu li.
    Prof a senhora esta de nota 10!!!
    Sthefani→ T:3005

    ResponderExcluir
  2. Luan Turma 2001 nº 2717 de maio de 2009 às 16:18

    Com essa descoberta de um poço de petróleo em Tupi vai fazer o Brasil se tornar um país de proporções exportadoras,isso vai ajudar muito o Brasil no desenvolvimento do país e levando o país entre os maiores exportadores do mundo de petroleo e que possuem umas das maiores reservas no mundo..

    ResponderExcluir
  3. Gostei de saber que com essa descoberta , nós deixaremos de ser um país médio e poderemos mudar de posição no ranking de maiores reservas do mundo ...
    Isso vai ser bom para o nosso país crescer ,não só de posição mais sim também na econimia.
    Ana Carla
    Turma:3004
    N°:02

    ResponderExcluir
  4. Com as recentes descorbertas das reservas de pré-sal,o Brasil crescerá muito em vários aspectos. Como consequência do petróleo encontrado ser de ótima qualidade com certeza seus derivados serão de ótima
    qualidade,e isso ajudará a impulsionar a economia do país; além disso o Brasil passará a ser visto como um país de proporções exportadoras, criando assim mais credibilidade com os outros países e reconhecimento mundial.
    T:3007 Nº:01

    ResponderExcluir
  5. Eu Realmente não sabia achei super interessante , eu fiiz um curso de petróleo e gás mas foi o Basico bem rapaido.

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito de saber dessa notícia.Com essa descoberta nós podemos alavancar nossa economia além de nos deixar no Ranking dos "poderosos". Só basta agora nós sabermos administrar bem essa descoberta para nós termos grandes resultados!

    Cynthia
    T:3008 nº:23

    ResponderExcluir
  7. Acho que essa descoberta foi muito boa para o nosso pais, fazendo com que ele e nossa companhia petroleira (petrobras) cresçam, nos transformando em um pais de proporções exportadoras.

    Parte 1 - Jéssica S. Garioli Lopes
    N° 13 Turma: 3007

    ResponderExcluir
  8. (cont.) O petroleo descoberto é conciderado muito bom e tem melhor qualidade comercial do que a média do petroleo encontrado no Brasil, sendo assim averá grande investimento em tecnologia.
    Jéssica S. Garioli Lopes
    N° 13 Turma:3007

    ResponderExcluir
  9. No meu ponto de vista o nosso país sempre teve de tudo para ser um país super desenvolvido... Agora com essa descoberta sobre o nosso petróleo, faz bem pro nosso "ego" saber que estamos sendo reconhecidos, que podemos até subir de posição e que isso pode facilitar o crescimento do nosso país em vários aspectos!
    Isabel.. n°11.. Turma 3007..

    ResponderExcluir
  10. o Comentario da Arine está muito legal mais será que vai trazer lucros pro país o Petroleo está muito barato não vai valer a pena .

    Eu Acho

    Felipe T:3007

    ResponderExcluir
  11. ' Concordo com o comentário da Isabel, pois acho que o nosso pais realmente deve ser reconhecido porque tem tudo que um pais necessita para ser desenvolvido e com a descoberta desse ótimo petroleo ja é um bom inicio

    Roseane T: 3007

    ResponderExcluir
  12. ana luiza macedo rosa-3002-n:0220 de maio de 2009 às 06:47

    essa descoberta foi ótima,pois a companhia de petróleo vai crescer mais gerando mais emprego e fornecendo mais lucro ao "Brasil".
    Ana Luiza
    Macedo Rosa
    turma:3002
    N:02

    ResponderExcluir
  13. Na minha opnião, essa foi uma otima descoberta,não só para o ranking que o Brasil irá obter, mas sim pelo o que isso irá nos favorecer, assim havera mais chances de desenvolvimento do Brasil.

    Rayane Santos T:3007

    ResponderExcluir
  14. Bem com essa descoberta do petroleo do nosso país pode nos trazer beneficios, como ajudar no crescimento do Brasil em poder se tornar melhor
    só que pode ter suas consequencias por causa da crise por vender o petroleo mtu barato!


    Fernanda Melo Nº 7 T:3007

    =o)

    ResponderExcluir
  15. essa descoberta de petróleo fará com que o Brasil tenha um crescimento significativo no ranking e alem disso ira trazer ao Brasil mais empregos em areas ligadas ao pettroleo, se contar que seremos reconhecidos no mundo inteiro.
    E dara um grande impulso na economia do país.

    Rafael, 3007

    ResponderExcluir
  16. Leandro de Oliveira Cardoso t:3002

    Gostei dessa descoberta. nem sabia disso mas acho que:
    A descoberta do Pré-Sal no governo Lula faz justiça a quem investiu na Petrobras, priorizou o crescimento do país através do fortalecimento da economia interna. O atual governo tem investido na capacidade do país em fabricar as suas próprias plataformas de perfuração e exploração de petróleo, mesmo com parceria internacional, exigindo sempre um alto percentual de nacionalização. Infelizmente, o governo FHC não acreditou no potencial naval do país, comprou plataformas de petróleo estrangeiras, como o sucatão da P 36, que foi um desastre. Explodiu e causou a morte de petroleiros, além de dar prejuízos à estatal com a sua perda definitiva. Espero que essa tragédia nunca mais aconteça no país e que o Pré-Sal produza riquezas para a grande maioria do povo brasileiro, com investimentos maciços na educação, saúde, habitação, gerando um ambiente de desenvolvimento ao Brasil, com qualidade de vida. O país tem que se modernizar, gerar empregos, dar futuro aos jovens que estão chegando ao mercado de trabalho, qualificar a mão de obra em cursos técnicos profissionalizantes. O Pré-Sal pode representar uma grande oportunidade para essas conquistas que o brasileiro sonha e virar realidade num país mais justo para todos.
    parabens pof pelo blog nota 10 hein

    ResponderExcluir
  17. Que bom que o Brasil teve essa descoberta , assim e um ponto0 a frente !e mais uma conquista ,desse modo podemos mostrar que somos capases !

    Paula - 2001

    ResponderExcluir
  18. Ultimamente a Petrobrás vem preparando um plano para acelerar a exploração de reservas de petróleo e gás descobertos nos blocos no pré-sal na Bacia de Santos ,como precaução caso a ANP (Agência Nacional de Petróleo)não atenda o pedido de prorrogação do contrato de concessão de exploração de petróleo.O gerente do pré-sal garante que a Cia está tentando conseguir sondaas mais potentes de perfuração para acelerar e cumprir os prazos dos contratos de concessão.A maioria dos blocos no pré-sal na Bacia de Santos tem seus prazos de exploração vencendo entre 2010 e 2013.

    Nome: Paola Winter nº15 turma : 3006

    ResponderExcluir
  19. Tiago Turma 2001 Nº4630 de maio de 2009 às 17:03

    Ve o que acontece...o Brasil sempre tem algo...Porem com a ma política no Brasil e com os Políticos roubando, nunca conseguimos virar um Pais de primeiro Mundo

    ResponderExcluir
  20. Essa descoberta de petróleo é mais uma ótima oportunidade que a petrobrás tem de mostrar seu potencial.Agora, além de auto-suficiente, nosso país pode passar a ser também exportador desse petróleo.E ainda tendo a parte boa, o custo para essa exploração é considerado baixo.Mas na minha opnião, mesmo sendo alto valeria muito a pena, pois trará boas oportunidades para essa grande empresa ficar ainda melhor.

    Renata Marcelle -t:3006

    ResponderExcluir
  21. Muito boa noticia,pois como os colegas disseram,iremos dar um grande salto no Ranking de maiores reservas do mundo, e deixaremos de ser um pais médio para nos transformar em um país de proporções exportadoras.

    Nome: Luis Carlos T:3008 Nº:09

    ResponderExcluir
  22. bom bem bacana pois e uma boa oportunidade do brasil cresce isso nos ajda muito pois gera muitas oportunidades!“Com esta descoberta, nós deixaremos de ser um país médio que estava conseguindo auto-suficiência para nos transformar em um país de proporções exportadoras.maria p. turma 3006

    ResponderExcluir
  23. gostei muito de noticia pois faz com que o brasil cresça e nao tenha tanto desemprego fatima turma 3008

    ResponderExcluir