SalaGeo

quinta-feira, 7 de maio de 2009

O trem bala e a copa do mundo




O que uma coisa tem a ver com a outra?




Tudo, pois este é um projeto previsto para ficar pronto para copa do mundo de 2014 que acontecerá no Brasil . O trem bala vai ligar as duas maiores Metrópoles brasileiras Rio e São Paulo e a idéia é que ele absorva grande parte do fluxo de passageiros que hoje circula pela região viajando de ônibus ou de avião . A concorrência internacional para construção dos trilhos, túneis e viadutos do Trem de Alta Velocidade (TAV) deverá ser aberta nos próximos meses mas já tem pelo menos seis grupos estrangeiros se preparando para participar desta que pode ser a maior concorrência federal da década. O contrato, cujo valor é estimado em US$ 11 bilhões, pode dar grande impulso à indústria da construção civil e ao setor de transportes no país. Já está com o Ministério dos Transportes a primeira parte do estudo técnico preparado pela consultoria inglesa Halcrow que apontou que os 403 quilômetros entre o Rio e a Estação da Luz, no centro de São Paulo, devem ser vencidos em duas horas pelo TAV. A viagem poderia durar menos, mas o governo quis no trajeto oito estações obrigatórias. A velocidade média do trem deverá ser de 360 km/h. Já se especula até o valor da passagem, cerca de R$ 120 - maior do que cobram os ônibus e praticamente igual à da ponte aérea. A diferença é que em relação ao ônibus o trem é muito mais rápido e, quanto aos aviões, há economia de tempo no trajeto entre a casa e o aeroporto, o que acaba por tornar a viagem mais ágil. Quando entrar em operação, o TAV deverá transportar perto de 22 mil pessoas por dia, ou de 8 milhões a 10 milhões de passageiros por ano.


Em São Paulo, a proposta é ter paradas na Estação Luz (onde já confluem o Metrô e linhas de trem que vão para a região metropolitana), provavelmente no Campo de Marte, no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, e no Aeroporto de Viracopos, em Campinas. A parada final deve ser no centro da última cidade. No Rio, estão previstas estações no Aeroporto Internacional Tom Jobim, uma na Leopoldina ou Central do Brasil e outra na região sul do Estado, numa cidade ainda a ser escolhida entre as cidades de Resende, Volta Redonda e Barra Mansa.
O governo decidiu sugerir no edital de concessão do trem expresso a construção de estações opcionais, que poderão ser ativadas em períodos específicos. Uma delas é a de Aparecida, no interior paulista, que funcionaria em datas como o feriado de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro). A ideia é defendida pela Igreja Católica, mas a decisão de construir a estação será do empreendedor.
O projeto é complexo, apesar de considerado viável. Há previsão de que grandes batalhas terão de ser travadas com o Ministério do Meio Ambiente até a concessão das licenças ambientais. Só para se ter uma ideia, dos 530 km de trilhos, perto de 130 serão em túneis e viadutos.


Então só nos resta esperar que o Trem Bala fique pronto a tempo para que a galera do Rio possa se deslocar com facilidade para assistir a cerimônia de abertura que se realizará em São Paulo e que os os torcedores paulistanos cheguem rapidamente para ver a grande final prevista para o Maracanã no Rio de Janeiro

2 comentários:

  1. Esse trem bala realmente é um grande projeto, só basta saber se o Brasil vai conclui lo.Pois temos que ter bastante estrutura para sediarmos uma copa do mundo, coisa que no presente não temos precisaremos de muito empenho para que tudo fique bom o suficiente até 2014 quando sediaremos um dos maiores eventos do mundo, pois todos os olhos da face da terra estarão voltados a nois e com isso as criticas também estarão junto, por isso tem que estar tudo perfeito pra que nada sai de muito errado e caim de críticas sobre o Brasil (mais né),e para que isso não aconteça o nosso presidente tem que se dedicar e muito e cumprir com tudo que disse.Para que nos brasileiros não passemos vergonha.
    Jessica Tavares nº:30 turma:3004

    ResponderExcluir
  2. roni araujo turma:2001 n:359 de junho de 2009 às 12:25

    taí uma boa opçao para melhorar o transporte durante a copa facilitara muito a ida e vinda de atletas e de turistas no brasil.

    ResponderExcluir