SalaGeo

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Crônica Visual do Rio

" Ao trocar uma bicicleta usada por uma máquina fotográfica, Augusto Malta não imaginava que ocuparia para sempre um lugar valioso na história do Rio. Fotógrafo oficial da prefeitura por 33 anos, o alagoano de Mata Grande é considerado o primeiro cronista visual da cidade. Registrou de tudo um pouco: alterações urbanísticas, momentos históricos, imagens cotidianas, paisagens deslumbrantes, cenas familiares e os mais variados tipos cariocas. O livro "
Augusto Malta e o Rio de Janeiro - 1903-1936", de George Ermakoff "esta sendo lançado para o deleite dos amantes da historia urbana do Rio de janeiro .
O salageo publica a seguir algumas fotos dele... mas se você tem curiosidade sobre o assunto é só ir ao google imagens e pesquisar Augusto Malta fotos
Cortiços no centro da cidade antes da abertura da Avenida Central / atual Rio Branco
Avenida Central /atual Rio Branco/ na época da inauguração 1904/6
Avenida Atlântica em 1926 já com o Copacabana Palace pronto.
Se você tem curiosidade sobre o assunto é só ir ao google imagens e pesquisar Augusto Malta fotos

11 comentários:

  1. Gostei do Post Professora o salageo e o meu pitstop virtual na imterner abraços Eldo

    ResponderExcluir
  2. roni araujo turma:2001 n:351 de junho de 2009 às 12:51

    nossa show de bola eu nao sabia e numca avia visto fotos antigas do rio de janeiro. parabens pelo poster muito show.

    ResponderExcluir
  3. Nadja Silva T.3002

    como os lugares mudam...com o passar dos anos vai mudar cada vez mais...

    ResponderExcluir
  4. particularmente ,acho muito bonita a arquitetura daquele tempo,aki podemos ver tbm a Cidade crescendo, se desenvolvendo ... Adorei as fotos t:3005

    ResponderExcluir
  5. É muito legal ver como era a nossa cidade antigamente, ver que com o passar dos anos ela está mudando e crescendo cada vez mais. Adorei as fotos!

    Patricia T.3008

    ResponderExcluir
  6. jessica alexandre da silva t:30013 de junho de 2009 às 17:15

    Nossa cidade cada dia vai se transformado a cada dia,você ver os prédios as estruturas da aquela época e muito diferente que a gente ver nos dias atuais.

    ResponderExcluir
  7. Mônica - Turma 30019 de junho de 2009 às 18:33

    Nossa...nunca passou pela minha cabeça que antes da abertuda da Av. Rio branco tinha um cortiço...como os lugares mudam msm...

    ResponderExcluir
  8. Cada dia que passa a nossa cidade cresce mas,são varias transformações,mas o bom e q ainda existem estruturas da quela época e devemos preservar.patricia T 3004

    ResponderExcluir
  9. Lauziane Stefany N 29 TURMA 300117 de junho de 2009 às 08:56

    A cada dia o Rio de janeiro vai se transformando isso voce vê so comparando as fotos de antigamente com as fotos atuais do Rio de janeiro , mais tem algumas estruturas que devemos preservar daquela época para não perdemos a nossa endentidade .

    ResponderExcluir
  10. Jessica cardoso T:300219 de junho de 2009 às 11:56

    É muito legal esse tipo de pesquisa, mostra como era o lugar onde vivo e mostra as diferenças com o passar dos anos, muitas mudanças uma boas e outras nem tanto.

    ResponderExcluir
  11. Nossa o Rio de Janeiro mudou muito, em vários lugares, devido o crescimento da população. E a cada dia que passar ocorrerá mais mudanças.

    ResponderExcluir