SalaGeo

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Paisagem Natural e Paisagem Humanizada

Mesclando um conceito bastante tradicional com uma terminologia mais atual, podemos definir Geografia como a ciência que explica a paisagem terrestre. O termo paisagem neste contexto envolve um conceito geografico discutido e consagrado segundo a ótica da moderna Geografia crítica brasileira , representado no seu mais ilustre geógrafo:
" tudo aquilo que nós vemos, o que nossa visão alcança, é a paisagem " Miltom Santos 1988

É, portanto, o domínio do visível e pode ser percebida de modo diferenciado. A paisagem é mutável, isto é, ela se transforma ao longo do tempo, em função das diversas formas de produção do espaço pelas atividades humanas como na referência : "ela é uma combinação de objetos criados em momentos históricos distintos, porém coexistindo no momento atual " Miltom Santos 1997

Trata-se portanto de um conjunto heterogêneo de formas naturais e artificiais , que vai determinar e diferenciar os dois tipos de paisagens
Paisagem Natural A paisagem natural é formada pelos elementos naturais: montanhas, rios , florestas, etc... É uma paisagem natural porque, não tem nenhuma modificação feita pelo homem.Paisagem Humanizada É aquela que já sofreu algum tipo de modificação pela ação humana como construções de casas e estradas, indústrias, pontes, túneis e muito mais. Sendo assim, um jardim ou um campo de plantação de trigo também é considerada paisagem humanizada pois apesar de ser constituído de elementos da natureza , esta paisagem não existiria sem a interferência humana visto a organização e disposição dos elementos neste espaço.
Alô, Alô , Atenção turma 1015 !!!
faça aqui nos comentários deste post a sua apresentação como combinadao em classe. Não esqueça que valem pontos no bimestre e que o prazo se encerra nesta segunda-feira feira , certo!!??

Também será cobrado como tarefa para próxima aula de Geo, a leitura deste post pois haverá debate sobre o assunto em classe.

20 comentários:

  1. Meu nome é robson,gostei muito do post,bem interessante:]

    ResponderExcluir
  2. Meu nome é Laís Marques da turma 1015 , acho que esse blog ajuda bastante nos alunos em vários aspectos como pesquiza , trabalhos , vídeos .. onde muita das vezes estamos com uma duvida ou queremos saber sobre alguma coisa realacionado a "Geo" e tiramos atraves daqui , gostei bestante !

    ResponderExcluir
  3. Olá sou da turma 1.015 meu nome é Thamires Cristine tenho 15 anos,sou uma pessoal muito ativa,alegre,esforçada,fasso amigos muito facil,mais no momento estou muito timida!Pois são novos professores novo amigoss nova escola...
    No futuro pretendo fazer facudade de arte moderna!no mento estou focada no primeiro ano,depois segir adiante...
    Professora amei o blog!
    Parabéns...

    ResponderExcluir
  4. oi professora meu nome é juan sou da turma 1.015. Agora eu aprendir a diferença sobre paisagem humanizada e paisagem natural

    adorei seu blog, adorei mesmo estou até pensando em fazer um.
    creio tambem que esse bolg me ajudará muito, caso a senhora passe algum trabalho.

    tchau, beijos

    ResponderExcluir
  5. oi sou jackson da 1015 adorei o seu blog.eu não sabia essas diferenças das paísagens portanto a paisagem vai sendo modificada pelo homem até chega na urbanizada bjs....

    ResponderExcluir
  6. Olá professora ! Sou a Debbie da turma 1015 , sou alegre , divertida e meio maluca de vez em quando (: tenho um temperamento muito forte , não me importo com o que pensam ou o que digam sobre mim (:
    adorei o blog professora (: bjos

    ResponderExcluir
  7. Oi professora , eu sou a Thaísa da turma 1015 ,eu costumo ser engraçada meio louca as vezes e faladeira , oque não é muito bom (risos) . Gostei bastante do blog , beijos .

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde , meu nome é Natharaysa , tenho 15 anos , sou aluna da escola vicente de januzzi e da turma 1015 . Adorei o site e o aprendizado e coisa importante de eu não sabia e ele me fez entender . Entendi que paisagem natural é tudo aquilo que é do jeito que se criou e nunca foi modificado assim como os exemplos que a Sra. colocou , como florestas , flores , lagoas , mares e tudo que vem da natureza ; E são essas mesmas coisas que o homem faz com que exista a paisagem humanizada , que as modifica pra enriquecer e trazer pro nosso mundo como coisas que podem nos ajudar agora,assim como a madeira , que vem da árvore que é uma p.natural e quando se transforma em borrachas e outras coisas podemos vê-las como p. humanizada . É isso , adorei o site e passarei mais pra frente ;D

    ResponderExcluir
  9. aaaah , sou muito esforçada e não é só naquilo que me interessa pois aquilo não não ligo agora eu posso precisar depois , converso muiiiiiiiiiito e falo alto , brinco com todoooos mundo e procuro sempre está me aperfeiçoando . Bjbjs'

    ResponderExcluir
  10. ola,meu nome e nathalia de sousa tenho 15 anos,sou da turma 1015,sou muito timida,sou esforçada naquilo q me enteresa.adorei o blog tem muito conteudo,fica mais facio entender geografia os textos são bem interesantes para esclarecer melhor a materia

    ResponderExcluir
  11. Oiie .Prof°,meu nome e Paloma,sou da turma 1015,tenhoo 16 anos,souu bem extrovertida, egraçada as vezes e me dou bem com todos porém ainda não tenho muiita intimidade, pra falar a verdade já tinha até me esquecido do trabalhoo,rs. mais minha amiga thaisa,me lembro, ,gostei basatante do textoo ,pois me ajudou a enteder um pouco mais, sobre este assuntoo. beijoos *,

    ResponderExcluir
  12. Olá, meu nome é camila,tenho 15 anos,só uma pessoa q corro atrás do q eu quero,sou bem descolada,adoro fazer novos amigos e sou uma pessoa bem comunicativa.Achei o seu blog muito interessante vi coisas q ainda ñ tinha visto achei as imagens e os textos bem interessantes e espero aprender mais sobre essa matéria.bjs profª e ate a proxima para o nosso debate em sala de aula.

    ResponderExcluir
  13. Iaew prof.meu nome é Carlos Henrique pertenço a turma 1015.
    Sou um garoto que gosta de sr feliz Não dá MUITA alteração na sala de aula.E pelo incrivel que pareça GEOGRAFIA É MINHA MATÉRIA PREFERIDA VIU.abraços prof.CHRSBOLADAO@HOTMAIL.COM(MSN E ORKUT)

    ResponderExcluir
  14. oi profe aqui é a mariana da 1015 gostei bastante do site as fotos paisagem e o video da geraçao z eu ja tinha visto na reportagem e acho ele super interesante vou entrar no site mais vezes pra fazer pesquisa sabe é muito bom rs beijos e tenha uma ótima noite!!

    ResponderExcluir
  15. Oi, meu nome é Milena Nápoles, tenho 15 anos, sou aluna da escola Vicente Januzzi da turma 1015,sou evangélica, um pouco tímida, alegre, gosto de louvar, não sou uma ótima aluna, mas eu me esforço para dar o meu melhor.
    Adorei o Blog e o que ele ensina, com ele aprendi qual é a diferença entre a paisagem natural e a paisagem humanizada, as imagens ajudaram bastante na pesquisa, gostei muito do que o Miltom Santos disse e tenho certeza que aprenderei muitas coisas novas pela frente, sempre quando eu estiver com alguma dúvida acessarei o Blog.Espero a cada dia me enriquecer de conhecimento para que eu possa ter um futuro promissor.

    ResponderExcluir
  16. Olá, professora meu nome é Raquel Carvalho, tenho 15 anos .Me considero uma garota muito tímida, engraçada,centrada, sou ótima aluna , gosto muito de cantar ,ler & escrever.


    Bem professora, o seu Blog é algo muito bem elaborado, adorei tudo nele mais como o foco de hoje é , Paisagem natural & Paisagem Humanizada . Eu aprendi que ... paisagem natural é a paisagem correlacionada a natureza . E paisagem Humanizada é ... a paisagem que é elaborada pelo Homem e algo feito pelo Homem . Bom professora literalmente o seu Blog me ajudou a entender coisas que nunca consegui entender ! Obrigada por me dar o prazer de ser sua Aluna . Beijos e até !

    ResponderExcluir
  17. Ola professoa,
    Meu nome é Samara Kessia da turma 1.015,tenho quinze anos,vim do colégio Frei Gaspar e me considero uma Boa aluna.Eu costumo sentar em frente a mesa do professor,e prestar bastante atenção na aula.Mesmo q seja uma matéria q eu naum goste muito(POIS SEI É MEU FUTURO DEPENDE DISSO).
    Amei seu blog e pode ter certeza q eu vou tirar muitas dúvidas aqui!!
    A e eu amei a sua aula você tem um jeito muito especial de tratar seus alunos.
    CONTINUE ASSIM

    ResponderExcluir
  18. Oi professora , meu nome é Gabriella e sou aluna da turma 1015 , tenho 15 anos , sou alegre ,timida até pegar intimidade com as pessoas , gosto de conversar , mas na hora certa .
    Adorei o Blog , consegui aprender algumas coisas e tirar algumas duvidas que eu tinha e vi aqui . Sobre a paisagem natural e a paisagem humanizada , consegui entender a diferença entre as duas através do texto e as imagens tambem ajudaram bastante. Beijos !

    ResponderExcluir
  19. Olá professora, meu nome é Carla tenho 15 anos, vim da E.M. Dom Pedro I, sou da turma 1015, e me considero uma boa aluna! Bom, gostei do blog e sei que ele me ajudará muito. Mas o assunto hoje é Paisagem Natural e Paisagem Humanizada; eu entendi que Paisagem Natural é tudo aquilo que continua do jeito que surgiu, ou seja, nunca foi modificado; e Paisagem Humanizada são as mesmas coisas vindas da natureza, porém modificadas pelo homem! É isso, beijos!

    ResponderExcluir
  20. Oiee, meu nome é Diana da turma 1015 , adooorei o blog , agora sei que se precisar tirar alguma duvida sobre geo e so vim aqui , hahahahaha ! Li tudo sobre Paisagem Natural e Paisagem Humanizada, eu entendi que Paisagem Natural , é tudo aquilo que o homem não modificou e a Paisagem Humanizada , é aquilo que o homem ja modificou e se não fosse a interferência dele não existiria! beijooos

    ResponderExcluir