SalaGeo

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Cartografia parte I

Exercícios cartografia Parte I Turma 1015 /2011

Ilustração acima: mapa do Brasil de 1550

Responda em seu caderno de geografia as s questões propostas utilizando como fonte de consulta a apresentação de slides Cartografia disponível aqui no salageo em postagem do dia 23/02/2010 Obs: Algumas perguntas necessitam pesquisas complementares em outros sites na rede ( a escolha do aluno) para serem totalmente respondidas.

1) Por que se afirma que a cartografia é ao mesmo tempo arte e ciência?

2) Por que existem três técnicas diferentes de projeções para confecção de mapas? Qual a melhor delas?

3) No slide de número 4 aparece a informação que a projeção de Mercartor foi feita com uma visão eurocentrista. Qual o significado deste termo?

4) Um grupo de geógrafos afirma que a projeção de Peters (slide 5) foi confeccionada com o objetivo de valorizar os países subdesenvolvidos. Você concorda com esta afirmativa? Apresente argumentos.

5) Observando o Slide 19 responda: a) qual a projeção utilizada nesta representação? b) Que elementos essenciais estão faltando nesta representação?

6) Quanto ao slide 20: a) Dê um título para o mapa b) Indique a projeção utilizada e justifique esta escolha.c)Que outros elementos essenciais estão faltando neste mapa? d)Observando a legenda indique( utilize norte, sudeste, noroeste,etc..) em que área ou região estão as terras de menor altitude? Faça o mesmo para localizar as maiores profundidades oceânicas.

7) Slide 21 :a) Que tipo de escala foi utilizada? Quanto vale na realidade cada centímetro representado neste mapa? b) Que título você daria para este mapa? c)Que tipo de projeção foi utilizada. comprove d)Sabendo-se que a cor marrom representa as terras mais elevadas e o verde as de menor altitude, como você descreveria o relevo das terras brasileiras comparando com o restante da América do Sul ? e) Que nome recebe a cordilheira que se localiza de norte ao sul ,visivelmente destacada na porção ocidental ( oeste) deste mapa? Em que porção ou países ela é mais larga e/ou mais elevada?

8) Slide 22 : a) Dê um título para o mapa b) Quais paralelos estão identificados neste mapa? c)Quantas e quais são as regiões brasileiras? d) Qual região possui maior numero de estados? E menor?e) Em qual região está localizado o estado que você mora? Que outros estados fazem parte dela?

9) Ainda no slide 22 : Observando os graus de latitude( na lateral direita do mapa) e longitude (na base do mapa) Tente calcular aproximadamente as coordenadas geográficas de: a) Brasília (DF) b) Ilha de Marajó c) A capital de Roraima , ( use como referência a posição um pouco abaixo da letra M de Roraima ) Identifique esta cidade.

Atenção aluno da 1015 !A segunda parte deste exercício será publicado na próxima semana e será tarefa para o mês de março

Nenhum comentário:

Postar um comentário