SalaGeo

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

GeoClipes

O GeoClipes desta sexta-feira mostrará um clipe de uma música que eu gosto bastante.

Snoop Dogg, rapper americano de sucesso, lançou seu sexto álbum, Paid tha Cost to Be da Boss em 2002, tendo em destaque a música “Beautiful”, feita em parceria com o dueto The Neptunes. O vídeo clipe da música foi em alguns lugares do Rio de Janeiro, no qual eu destaco 2 deles:

Escadaria Selarón

Jorge Selarón, pintor e ceramista chileno radicado no Brasil, decidiu enfeitar as escadarias do Convento de Santa Tereza com cerca de 2.000 pedaços de azulejo vindas de várias partes do mundo, em ocasião a Copa do mundo de 1994. A escadaria ficou famosa em todo mundo, sendo vista em muitos filmes e ensaios fotográficos. Em 2005, a escadaria foi tombada pela prefeitura da cidade e Selarón recebeu o título de cidadão honorário do Rio de Janeiro.

Parque Lage

Em 1811, Rodrigo de Freitas, jovem oficial da cavalaria portuguesa, adiquire o Engenho de Açúcar Del Rey do poeta fluminense Fagundes Varela. O lugar, localizado aos pés do Morro do Corcovado, foi remodelado em 1840 pelo paisagista inglês John Tyndale, projetando o local baseando-se em parques de sua terra-natal.

Em 1920, sob posse de Henrique Lage, foi remodelada pelo arquiteto italiano Mário Vodret, que mesclou o visual do local com tendências da época junto ao estilo eclético.

O local organizava festas grandiosas para a Sociedade Carioca, mas, devido á dividas com o Banco do Brasil, Henrique Lage vendeu seus bens e o parque acabou sendo tombado como patrimônio histórico e artístico com a ajuda do governador Carlos Lacerda.

Em 1960, o local foi desapropiado e tornou-se um parque público e desde 1975, sua mansão ocupa a Escola de Artes Visuais do Parque Lage.

Agora, vamos ao video !

by Rodrigo Miguel

2 comentários:

  1. Eu já vi uma reportagem na tv falando sobre essa Escadaria Selarón. Achei muito interessante, bem legal mesmo.

    ResponderExcluir