SalaGeo

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Expectativa de Vida brasileiros continua crescendo...

Da série ... Brasil-Que país é este !
Nesta terça-feira, o IBGE ( órgão oficial responsável pelo levantamento de dados populacionais do país) divulgou mais algumas informações da pesquisa Tábuas Completas de Mortalidade 2008, desta vez referentes a Expectativa de vida ou Espença de vida ao nascer . Vejamos os resultados :
* A
esperança de vida média do brasileiro nascido em 2008 era de 72,8 anos sendo que a expectativa de vida masculina era de 69,11 anos e a feminina de 76,71 anos. Nota-se aí uma diferença a favor das mulheres de 7,6 anos . A maior longevidade feminina não é uma característica apenas da população brasileira e sim um fato comprovado universalmente. As mulheres vivem mais que os homens ( diferença esta que pode variar para mais ou menos anos de lugar para lugar) independente do grau de desenvolvimento econômico ou diferenças culturais. As razões ou motivos desta diferença encontram-se segundo especialistas em: 1)Fatores biológicos - As mulheres possuem maior resistência a determinados tipos de doenças - será que não seria uma defesa biológica quanto aos desgastes com a maternidade e amamentação?
2) Fatores culturais : Em geral as mulheres encontram-se menos expostas aos desgastes de trabalhos físicos mais extenuantes ou as agressões e pressões do meio externo.
Veja bem , não vai aqui nenhum pré conceito quanto ao papel da mulher na sociedade. Mesmo em países altamente desenvolvidos onde a mulher já trabalha fora tanto quanto o homem, as estatísticas mostram que a maior longevidade feminina persiste. O fato é que a sobrevivência do filhote ( olhando sobre o ponto de vista biológico) depende muito mais, em qualquer sociedade, da mulher do que do homem e isto faz com que instintivamente ou não, a mulher se comporte de forma mais cautelosa em relação a sua própria saúde ou aos perigos externos.
É verdade também, que a estabilidade econômica conquistada na decada de 90 , os diversos projetos sociais que vem sendo desenvolvidos pelos setores públicos e privados e o crescimento econômico verificado nas últimas décadas tem elevado a qualidade de vida do brasileiro apesar de tantas outras adversidades . O IDH do Brasil já se encontra no nível elevado ultrapassando o 0,8 . Em 2009 foi divulgado o índice de 0,803 com base em indicadores de 2007 .
Quer dizer então , que estamos numa boa?
Bem , a história não é bem esta .... A verdade é que o país vem melhorando ( nos últimos 30 ou 40 anos) em grande parte dos indicadores sociais e já deixamos pra trás indices que caracterizam aquele grupo de países conhecidos como subdesenvolvidos mas, ainda estamos longe de alcançar índices de longevidade semelhantes a países considerados "top de top" como japão , Alemanha, E.U.A, Canadá , França ou tantos outros que já registram médias de Esperança de vida de 81 anos ao nascer e possuem IDH classificados em muito elevado, isto é, superior a 0,9 .
E você , que avaliação faz de tudo isto?
Deixe sua opinião, palpite ou simplesmente presença aí nos comentários ....

4 comentários:

  1. Crescimento Econômico do Brasil*

    O crescimento econômico é explicado pela acumulação de dois fatores de produção, o trabalho e o capital. Considerando-se o fator trabalho como constante, o capital é acumulado pela diferença entre o investimento per capita, que depende da propensão a poupar por parte dos agentes econômicos, e a taxa de depreciação do capital já instalado na economia. Além disso, supõe-se que o capital tem rendimentos marginais decrescentes, de modo que, quanto mais desenvolvida for a economia, menor será sua lucratividade, tanto devido aos maiores custos fixos dos investimentos, como também pela maior concorrência entre as firmas proprietárias do capital. Desse modo, o crescimento do produto per capita tende a convergir para um estado estacionário, no qual a acumulação de capital só é suficiente para cobrir a depreciação.

    ResponderExcluir
  2. A espectativa de vida continua crescendo, isso e bom , cada vez mas os idosos estão se cuidando , fazendo excercios fisicos isso tudo faz com q as doenças eo stress ñ apareçam , e as pessoas jovem tbm se cuidando direito da saude , podemos viver ate os 100 anos. Ainda mas com o avanço da medicina faz com q algumas doenças que ate umas decadas atraz matavam hj podem ser curada com tranquilidade... EU PRETENDO VIVER ATE OS 100 ANOS ....
    Lenon Santana
    Turma: 3004 Nº 33

    ResponderExcluir
  3. A população brasileira continua aumentando, porém cada vez menos. A boa notícia é que a população brasileira vai viver mais. Acima dos 70 anos ,para os que nascem agora ,A espectativa de vida continua crescendo, isso e bom. Cada vez mas os idosos estão se cuidando o que vai trazer novas demandas para a sociedade, pressionando a Previdência e os serviços de saúde; e favorecendo o lazer da terceira idade.

    FÁBIO HENRIQUE DA SILVA..
    TURMA:3002 N°14

    ResponderExcluir
  4. Bom , acho que a mulher vive mais que o homem sim . mesmo trabalhando fora como o homem elas sempre acham um tempinho para se cuidar , dando atenção a alimentação , saúdee ..

    ResponderExcluir