SalaGeo

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Aquífero Guarani -Reserva de Preocupação

Olha aí pessoal da 3ª série ! para ajudar a fazer o trabalho...

Que o Brasil e o país com maior quantidade de água doce do mundo é fato mas você já ouviu falar do Aquífero Guarani ?

Menos de 1% da água doce disponível no mundo provém de fontes renováveis. Uma parte considerável dessa porcentagem está sob os pés de brasileiros, argentinos, uruguaios e paraguaios. Na região que engloba o centro-sul do Brasil, o nordeste argentino, o Uruguai e o Paraguai localiza-se o Aqüífero Guarani, um gigantesco manancial de bilhões de litros de águas subterrâneas ainda pouco aproveitado. Ainda não se sabe com exatidão quanto desses recursos pode ser explorado e de que forma, mas já há polêmica em relação ao assunto. Ambientalistas preocupam-se com a sustentabilidade do aqüífero e com a soberania em relação a ele, enquanto os recursos já estão sendo utilizados nos quatro países.
De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Ambiental e Agropecuária (Embrapa), a água ali contida é de excelente qualidade e suficiente para abastecer a atual população brasileira por 2.500 anos. É a maior reserva de água doce subterrânea do mundo. Sua área se estende por 1,15 milhão de quilômetros quadrados, sendo a maior parte (71%) localizada sob território brasileiro. Em seguida vem a Argentina, com 19%. Paraguai tem 6% das águas do manancial e Uruguai, 4%. No Brasil, ele atinge os estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais e Goiás
“O Aqüífero tem uma grande quantidade de água, mas não é essa maravilha toda. Números não significam muito. Ele não é um mar subterrâneo. Apesar de conexo, possui diferentes profundidades. É preciso analisar a viabilidade de uso e a capacidade de proteção do solo”, diz. Entre os estudos a serem feitos estão o custo de bombeamento, o impacto dessa ação no subsolo e a possibilidade de poluir a área. “Ao contrário de um rio, no Aqüífero, se poluir uma vez, os detritos ficarão lá para sempre" Paulo Canedo coordenador do Laboratório de Recursos Hídricos da Coppe-UFRJ

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente paulista, há mil poços apenas no estado de São Paulo. Para o governo paulista, a água subterrânea tem importante papel no abastecimento público de muitas cidades do estado . Muitos municipios paulistas são total ou parcialmente abastecidos por esse recurso hídrico, sendo Ribeirão Preto a única cidade de porte médio a ter todo seu consumo suprido pelo Aqüífero .Seu uso, no entanto, é questionado por Christian Caubet: “A cidade possui um consumo muito alto, que demanda muito do Aqüífero. É preciso rever esse padrão

A preocupação

A maioria dos poços que explora o Aqüífero Guarani foi feita justamente onde ele é protegido apenas pela rocha porosa de arenito. Por isso, esses poços necessitam de proteção permanente na sua entrada, para evitar a contaminação por água com dejetos de animais ou com esgoto doméstico. Para evitar contaminação futura, os poços têm de ser lacrados quando o cano se estraga, o que ocorre ao redor de 30 anos de uso.
Nas regiões agrícolas, há a preocupação com relação aos adubos químicos, herbicidas e pesticidas, que podem entrar pela rocha porosa e contaminar a água subterrânea.
Em maio de 2003 em Montevideu ,os presidentes dos quatro paises onde se localiza o aqüífero, assinaram um documento para monitorar e regulamentar a retirada da água. No Brasil, o órgão de acompanhamento do aqüífero é a Agência Nacional de Águas.
Segundo estudos as águas do Aquifero poderão ser usads ainda para:
Aquecimento -Em regiões onde o aqüífero é profundo, as fazendas poderão aproveitar a água naturalmente quente para combater geadas. Ou para reduzir o consumo de energia elétrica em chuveiros e aquecedores.
IrrigaçãoUsar água tão boa para regar plantas é um desperdício. Mas, segundo os geólogos, essa pode ser a única solução para lavoura em áreas em risco de desertificação, como o sul de Goiás e o oeste do Rio Grande do Sul.
AquedutoTransportar líquido a grandes distâncias é caro e acarreta perdas imensas por vazamento. Mas, para a cidade de São Paulo, que despeja 90% de seus esgotos nos rios, sem tratamento nenhum, o Guarani poderá, um dia, ser a única fonte.

19 comentários:

  1. É muito bom saber que temos uma grande reserva de água potável, porém o governo,precisa conscientizar a população dessa riqueza.Não vai adiantar nada ter aquifero e ficar desperdiçando água a torto e a direito, um dia ela acaba.







    É legal ter reserva de água,
    apesar de ainda ter bastante um dia ela vai acabar e isso é uma garantia pra nós brasileiros.
    Porém precisamos ter consciência desde já e procurar não desperdiçar a que já usufruimos.

    P.S. Como se forma um aquifero??
    tipo abaixo do solo tem pedras e ai sob essas pedras são ocas, pra armazenar água?
    Elisama t.:3007

    ResponderExcluir
  2. Elizama
    aguarde que vou postar um video de como se forma o aquífero

    ResponderExcluir
  3. Bruno Ramalho (3003)10 de junho de 2009 às 18:15

    nossa! bem interessante saber que temos uma reserva tão grande de água em nosso país, mas não é por isso que vamos disperdiçar. A conscientização e o conhecimeto é tudo na vida de um ser humano, se agirmos com concientização seriamos mais economicos e possibilitariamos uma grande ajuda ao nosso planeta que hoje nós conseguirmos ver e sentir o quanto vem semndo prejudicado pelo mal uso dos seres humanos

    ResponderExcluir
  4. bem interessante saber que temos uma reserva de água no nosso país isso foi uma grande atitude do governo o bom disso é que quando tiver faltando água na população tem á resrva que salva

    ResponderExcluir
  5. Muito Bo0om saber disso..Melhor ainda em sabeer ke o brasil e o maior produtor de agua potavel no mundo pelomenos assim sabemos ke o ultimo pais a faltar agua vai ser o nosso :D

    ResponderExcluir
  6. Mesmo sabendo q nosso país tem uma reserva de água tão grande, temos q nos conscientizar para com isso, para em um futuro próximo não ficarmos sem água.

    Gabriel Augusto
    T:3001

    ResponderExcluir
  7. Interessante saber disto, mas como nossos colegas citaram não podemos desperdiçar nossa preciosa água, pois ou então a nova geração não tera meios de sobreviver.

    Bruno dos Santos
    T:3001

    ResponderExcluir
  8. Temos que ter consciência de que apesar de termos bastante água em nosso país devemos nos consciêntizar e agir agora.


    Diego da Silva
    T: 3001

    ResponderExcluir
  9. Apesar de termos muita água, com o passar do tempo ela vai acabando, e pra que ela não acabe temos de preservar o meio ambiente etc.

    Erick dos Santos
    T: 3001

    ResponderExcluir
  10. Nao basta apenas saber que essa grande quantidade de água existe.É preciso também ter bons recursos para saber utilizar essa água de forma correta.Se essa água nao for retirada com o cuidado que precisa ser tomado,toda essa quantidade de água pode acabar sem ser aproveitada depois,pois corre um grande risco de ser contaminada de varias formas e de nada adiantará essa descoberta,além de trazer varios outros prejuizos,como para o solo por exemplo.

    Renata Marcelle_t:3006

    ResponderExcluir
  11. Não basta apenas sermos o maior produtor de água potavel, temos que ter conciencia que se nós não cuidarmos e usarmos essa água de uma forma correta, daqui ha alguns anos não havera mais água e muito menos água potavel.

    Rafael Assis
    3007

    ResponderExcluir
  12. Todos temos quer ter cuidados com a água que chega ate nos
    devemos ter conciencia de de como usa- la pois se nao cuidarmos chegara um tempo em que faltará a água
    e nao poderemos viver sem ela
    Fernanda Melo t:3007 nº:07

    ResponderExcluir
  13. Temos q ter cuidado com o nosso Brasil..Ta certo q temos uma grande quantidade de agua mas isso nao ker dizer q é uma maraavilha !Daki há alguns anos mts paises vao está de olho em nós por causa disso ..

    Diego dos Santos nº:06 T:3004

    ResponderExcluir
  14. bom sabendo q o brasil e o unico pais com a maior reserva de água no mundo ehhh... tipo isso nao torna o brasil um alvo se acaso faltar agua nos outros paises?

    bom tomara q isso nao ocorra pois seria uma tragedia, mais tudo aponta q a 3 guerra mundial sera por causa da água. ;p

    Kenett Liebsch (Chileno) xD
    N:31
    turma: 3005

    ResponderExcluir
  15. devemos estudar e saber a melhor forma de usar essa agua sem prejudicar ainda mais a situação de nosso país.
    eee karak galera, realmente a mtos anos q vem esse boato de que a 3GM vai ser por causa de agua, e ai vamos começar a formar nosso exercito ? hehehe

    ResponderExcluir
  16. devemos estudar e saber a melhor forma de usar essa agua sem prejudicar ainda mais a situação de nosso país.
    eee karak galera, realmente a mtos anos q vem esse boato de que a 3GM vai ser por causa de agua, e ai vamos começar a formar nosso exercito ? hehehe
    Marta n:19 t: 3005

    ResponderExcluir
  17. apesar de ainda ter bastante agua um dia ela vai acabar então não devemos disperdiçar, temos que nos concientizar e economizar o maximo que podermos , afinal não podemos viver sem aguaa née .. :D



    Nome: Roseane T: 3007

    ResponderExcluir
  18. - é bom saber que apesar de tudo ainda existe agua o sufuciente , mas se não economizarmos essa quantidade grande de agua que temos no nosso pais não adiantaraa de quase nadaa .
    temos que nos concientizar e economizar o maximo possivel pois um dia elaa acabaráa

    --> Jonatas * 3007

    ResponderExcluir
  19. - é bom saber que apesar de tudo ainda existe agua o sufuciente , mas se não economizarmos essa quantidade grande de agua que temos no nosso pais não adiantaraa de quase nadaa .
    temos que nos concientizar e economizar o maximo possivel pois um dia elaa acabaráa

    --> Jonatas * 3004

    ResponderExcluir