SalaGeo

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Geada

Santa catarina tem mais um dia de geada e temperatura negativa
Em mais um dia de frio em Santa Catarina, a cidade de Irani teve geada na madrugada desta sexta-feira (8). As fotos, tiradas às 7h15, mostram um campo de futebol e uma praça cobertos de gelo.
Esta é a chamada e a foto ilustrativa de uma pequena reportagem do G1 de 8/7/2011
Segundo o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram), uma massa de ar seco e frio de origem polar mantém o frio intenso com geada no estado. A temperatura mais baixa registrada pelo órgão nesta sexta-feira (8) foi - 7,5ºC, em Urupema.

Você sabe o que é e porque acontecem as geadas ?Então se liga ae!

"A geada é formada pelo congelamento direto do vapor d’água existente na atmosfera, sem passagem pela forma líquida, e ocorre quando a temperatura ambiental cai a níveis abaixo de 0ºC (ponto de congelamento da água). Nessas condições, o orvalho se transforma em geada. "
É errado dizer “cair geada”, já que a geada é congelamento do orvalho e o orvalho não cai .

"A geada ocorre com mais freqüência em regiões elevadas e frias. Normalmente, o fenômeno está relacionado com a passagem de frentes frias e costuma ocorrer nas madrugadas de noites frias, estreladas e calmas, com maior intensidade nos fundos de vales e regiões montanhosas e, menos intensamente, nas encostas ensolaradas. No Brasil, a geada ocorre, principalmente, nos planaltos sulinos e nas áreas montanhosas da região Sudeste."
Fonte: www.defesa civil.com
Os maiores prejuizos ocorrem na agricultura queimando e ressecando as folhagens e destruindo as estruturas internas das plantas .

4 comentários:

  1. A GEADA PREJUDICA MUITAS AS PESSOAS QUE MORAM NA RUA.PORQUE CONGELA TUDO A TEMPERATURA 7,5ºC AS PESSOAS SOFREM COM ESSA BAIXA TEMPERATURA A GEADA PREJUDICA MUITO AS AGRICULTURA E ENTRE TODOS.

    ResponderExcluir
  2. ainda bem que nao acontece aqui no rio de Janeiro , por que todos nos ja estamos acostumados com muito sol,não da nem pra imaginar que acontece isso aqui no Brasil . A geada prejudica muito a agricultura e também quem vive dela né.

    ResponderExcluir
  3. eduardo Nº18 turma 3003 A geada ocorrida em santa catarina e entre outros estados do sul pode-se tornar mais frequente, pois massa de ar seco e frio de origem polar chega de modo intensivo...mesmo não sendo um dos climas brasileiro,que se domina de temperaturas quentes e úmidas por grande parte dentre a linha do Equador e trópico de capricórnio de onde essa pequena parte se mantem com fenômenos diferenciado do comum

    aluno que a qual propos 1(um)ponto para preenchimento do 1ºbi.

    ResponderExcluir
  4. Bom as geadas ocorrem principalmente nas estações do inverno e outono,épocas em que a temperatura do ar cai e chega a ficar 0°C,ponto de congelamento da água.Cobrindo toda a vegetação com cristais de gelo a geada deixa uma linda paisagem,assim prejudicando o desenvolvimento das plantas,causando um grande prejuízo na agricultura.

    ResponderExcluir