SalaGeo

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

A arte de ver a Arte


Em tempo de férias..... terça-feira é dia de poesia e sexta-feira é dia de Arte. E por falar em Arte nada melhor do que começar com Portinare . Este que é considerado pela maioria, como o maior pintor brasileiro de todos os tempos , nasceu no interior de São Paulo em 1903 e pintou quase cinco mil obras, de pequenos esboços a gigantescos murais.É o pintor brasileiro a alcançar maior projeção internacional. Em 1956 foi convidado para ilustrar com dois magníficos paineis ( agora já sem acento pela nova ortografia) a sede geral da ONU .
A seguir algumas obras da década de 50, sua fase de maior beleza e projeção internacional . Aqui foram selecionados três obras com mesmo tema , o menino e o carneirinho . Observe como um motivo simples foi trabalhado de forma tão rica e criativa. Observe a fragmentação dos planos ( influencia do período cubista), a combinação das cores com os elementos em tons mais claros( em fundo escuro) destacando aquilo que o artista desejava que fosse o foco da obra ( o carneiro e as crianças) .


Para finalizar fique com Guerra e Paz , paineis que ilustram a sede da ONU . Observe a complexidade de imagens , das cores , figuras e planos . A Guerra com destaque no vermelho ( sangue ) e preto ( luto e dor) e a Paz em tons de azul mais claro,fechando em primeiro plano o amarelo e os tons de pele .

5 comentários:

  1. Oláá professora Cristina tudo bem ??
    Bom espero que 2009 tenha começado muito bem para a senhor,a pq pra mim, começou com TUDOO !!
    Vim aqui contar as minhas novidades:
    1ª Passei pra faculdade pelo PROUNI, vou fazer Engenharia de Petróleo e Gás na Estácio de Sá com volsa de 100%
    Das cinco faculdades que escolhi para colocar no PROUNI, em QUATRO eu fiquei em primeiro lugar =)
    Aquela prova que teve no final do ano passado no colégio para avaliar o ensino e daria um NOTEBOOK para os melhores alunos.. Pois é, eu fui das três melhores e vou ganhar um NOTEBOOK =D

    Tô muiiitoooo FELIZ com tudo isso, pra mim realmente 2009 começou com TUDOOO .. e que continue assim..
    Beijooos!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Thamara !!
    Parabénssssss!!! Exelente notíciais mas eu já sabia q só poderia ter sucesso uma aluna brilhante como vc !
    O curso de engenharia de petróleo é muito bom e muito difícil tb mas sei q vc estudiosa e inteligente como é vai dar conta direitinho.
    Me conte esta história do notebook !! Eu li sobre isto mas não sabia se eles ( estado) iriam cumprir com o prometido !!!
    Mil beijos e Parabéns de novo .
    Me explique como vai ficar essa história do notebook para q eu possa fazer um post aqui no salageo dando as boas novas sobre o assunto .

    ResponderExcluir
  3. Eiii... Cristina! Tome arte no SalaGeo! Hehehe!
    Parabéns, senhorita Thamara!! Boa sorte no curso aê!

    ResponderExcluir
  4. Bom ainda não sei muito sobre essa história do Notebook.A Cintia que me ligou falando, mas acho que pelo jeito vai sair do papel sim.. Assim que eu sober a data da cerimònia e tudo mais eu dou notícias =)
    Beijooos!!

    ResponderExcluir
  5. Thamara
    Que cintia te ligou avisando? A coordenadora do colégio ?
    cristina

    ResponderExcluir