SalaGeo

domingo, 23 de maio de 2010

Geologia Poética do Rio de janeiro parte II



Continuando o texto Geologia poética do Rio /Geólogo Ivo Medina

"No entanto, percebemos, durante o minuto geológico de nossas vidas, alguns sinais de um equilíbrio delicado: os solos formados pela alteração criam o manto extenso que cobre um espaço grande nos morros e montanhas. Eles costumam ser espessos nas partes altas e ausentes nos vales e riachos. Apresentam vestígios de deslizamentos, verdadeiras cicatrizes na vegetação, principalmente nos lugares onde a mata é capim. Talvez lugares não lembrados durante o replantio da Floresta da Tijuca, no tempo de Don Pedro II. Antes dos cafezais, a floresta era imensa e fazia parte da Mata Atlântica.

A ocupação da cidade tem sido desumana. Não param de surgir obras em locais de pouca estabilidade. As chuvas de verão vão continuar caindo e matando gente nos morros, onde o equilíbrio do sole e das pedras soltas é precário. A solução é a desocupação dos locais e o reflorestamento, alem de obras de contenção das encostas. Está comprovado que todo trabalho preventivo diminui as conseqüências das intensas chuvas desta época do ano. Uma fiscalização permanente dos loteamentos e construções deveria ser realizada normalmente, a fim de que a lei 5766 seja cumprida no artigo que diz: “Não será permitido o parcelamento do solo... em terrenos onde as condições geológicas não aconselham a edificação.”

O conhecimento da fragilidade do meio físico carioca torna-se então fundamental para planejar qualquer empreendimento de ocupação humana nos terrenos situados nas encostas.

Ainda há tempo de corrigir falhas decorrentes das agressões que a nossa paisagem vem sofrendo pela ação do homem. Para começar basta evitar o desmatamento, a má ocupação e os incêndios, bem como replantar florestas, a verdadeira casa do homem."



Veja abaixo imagens de 3 favelas em encostas de morro na cidade : a esquerda , Rocinha; ao centro , morro Dois Irmãos ; a direita,Vidigal





















Atenção Turmas 3002, 3003, 3004, 3005 e 3006

Releia com atenção o texto Geologia poética do Rio partes I e II e responda as questões propostas de forma discursiva e indvidual no seu caderno .Valem pontos para o segundo bimestre

1) Que agentes externos atuam no modelando do relevo carioca? Qual é o mais incisivo?

2) Cite as principais formas de relevo que aparecem na cidade do Rio. Quais destas formas aparecem no entorno do colégio ?

3) Explique a formação das lagoas do Rio. Quais lagoas encontram-se nos bairros do entorno do colégio ?

4) Você concorda com o geólogo quando ele diz.... A ocupação da cidade tem sido desumana... justifique

5) Pesquise e organize um texto de no máximo dez linhas esclarecendo sobre o processo de reflorestamento da Floresta da Tijuca ( quando ocore? Por que foi feito?como foi feito o replantio? implicações gerais)

Dica: Procure aí ao lado nos marcadores em cidade do rio de janeiro, o post " Floresta da Tijuca ....a história do seu reflorestamento de 13/1/2010

6) Relacione o que diz a lei 5766 com o processo de favelização dos morros cariocas e suas conseqüências

7) Que soluções o geólogo apresenta para minimizar os problemas de impactos ambientais causados pelo homem no relevo do Rio? E você o que sugeriria?



Nenhum comentário:

Postar um comentário