SalaGeo

domingo, 23 de maio de 2010

O relevo da cidade do Rio de janeiro/ Geologia poética do Rio de Janeiro parte I

O salageo reedita este maravilhoso texto do geólogo Ivo Medina hoje, um dos mais conceituados estudioso na área de geologia ambiental na cidade e do país . Escrito no início dos anos 90 quando as chuvas de verão castigavam a cidade e era preciso alertar à população para os problemas de ocupação irregular das encostas , os impactos ambientais consequentes e da necessidade de ação imediata de todos . Nesta primeira parte ele descreve de forma técnica e poética todas as fisionomias do relevo carioca. Apreciem a beleza do texto....

Geologia Poética do Rio
“Passaram-se alguns bilhões de anos para sermos o que somos. Antes do homem, este recém- nascido, muita pedra rolou na superfície da terra. A paisagem carioca, com suas escarpas nuas e roliças, rochedos em forma de caninos apontados para o céu, ilhas e baía de Guanabara, é o resultado de longo e caprichoso trabalho de deformação, corte, torneamento, polimento, remoção, acumulação e outros processos. Um grandioso trabalho escultural. Alem das forças modeladoras invisíveis, as ferramentas da natureza são o vento a chuva, o calor, rios e os mares. O regime de chuvas torrenciais continua sendo um dos mais importantes fatores determinantes do nosso relevo, pelo seu poder erosivo. A água no percurso para o mar, carregando pedaços de terra, areia e lama, é o agente de destaque no desenho e escultura da terra carioca.
É claro que água mole em pedra dura funciona, mas acontecimentos anteriores que dobraram e cortaram as rochas do Rio facilitaram e fizeram um verdadeiro caminho paras águas que, fluindo, buscam e formam os vales. Os rios mais volumosos constroem leques de terra na base dos morros, dando origem aos primeiros terrenos de planície ou baixadas.
Como qualquer narrativa as vezes pede um flash back, é bom lembrar que o conjunto das montanhas cariocas foi desgarrado da serra do Mar pelo entalho da baixada do Guandu. Isso quer dizer que nossas serras pertenciam a um maciço principal ou cadeia de montanhas ligadas ao extenso planalto brasileiro que, tombando para o oceano como um basculante, permitiu que o mar invadisse os antigos vales fluviais formando baías, enseadas e mais tarde as lagoas típicas da costa do Rio. Foi assim que as encostas escarpadas e as montanhas sinuosas limitaram-se com o mar.
Se a gente reparar bem dá para perceber que as ilhas que ficam em frente a praia de Ipanema, como as Cagarras e a Ilhas Rasa (do farol)são parecidas com o topo das montanhas. Parecem montanhas afogadas. E são. O movimento do mar produz correntes, que vão lançando pontas de areia a partir de terra firme ou de ilhas próximas à costa. O avanço destes cordões as vezes liga as ilhotas entre si, ou mesmo a pontos diferentes do litoral. Um exemplo deste fenômeno é a antiga ilha formada pelo grupo dos morros da Urca e Pão de Açúcar, que se ligaram ao morro da Babilônia, no continente.
O Pão de Açúcar foi arredondado pelo vento, chuvas, calor, do sol e ondas de frio. Na verdade, foram varias as causas que esculpiram o monumento natural mais famoso do mundo. O corcovado e os vales profundos que vemos ao lado das estradas do Redentor e Paineiras, são resultado de grandes falhas geológicas, isto é de fraturas seguidas de deslocamentos de enormes massas de rochas.
A lagoa Rodrigo de Freitas, por sua vez, era uma enseada e foi virando um velho pedaço de mar enclausurado quando os cordões de areia foram se formando entre a pedra do Arpoador e o Leblon. Surgiu uma restinga com pequenas dunas onde foi construído o bairro de Ipanema. As águas da Lagoa foram aos poucos se misturando com a água doce vinda do continente. Hoje, a água é salobra e ruim: a palavra Ipanema significa água ruim em tupi-guarani.
Este é um espetáculo que só mesmo a terra pode contar. O que para o homem é símbolo de solidez, para ela é a simples expressão de sua fragilidade, do provisório.”...

8 comentários:

  1. Eu adorei a geologia poética!
    Não fazia idéia que Ipanema significa água ruim em tupi-guarani,nem que as ilhas Cagarras e a Ilhas Rasa (do farol)são topo das montanhas! adorei as fotos e gostei muito como ele terminou o texto "Este é um espetáculo que só mesmo a terra pode contar. O que para o homem é símbolo de solidez, para ela é a simples expressão de sua fragilidade, do provisório.”... Jade T:3005

    ResponderExcluir
  2. Tamara Ramalho .Turma:3002

    Muito bom,pois nós deixaremos de ser um país médio para ser um exportador.Assim a petrobrás vai subir do quinto para o terceiro lugar nas compahias petroleiras.O investimento em tecnologia sera grande mais vai ser muito bom pra o nosso país crescer cada vez mais.Que bom que no Espirito Santo temos tecnologia avançada para a extraçao do petroleo isso ira facilitar muito quando começar a extraçao!!! adorei as novidades.

    ResponderExcluir
  3. Achei muito bom a geologia poética do rio que compara o homem com o tempo da superfície terrestre.
    Pois o relevo no Rio e um dos conceitos mais estudados na geologia,e o Relevo do nosso estado é caracterizado por dois grandes domínios: as terras altas e baixadas.O Relevo por suas características, tornam- se importantes pontos de atração turística. O Brasil por sua vez é um país de altitudes modernas.

    ResponderExcluir
  4. Muito Boa essa matéria.. Mostra como se formaram as praias e lagoas do Rio de Janeiro.. eu não sabia de nada disso.. eu ia morrer sem saber que Ipanema significa água ruim em tupi-guarani.. adorei também o fim matéria..

    Legal professora. Bjs ^^

    Priscila Quésia. Turma: 3005

    ResponderExcluir
  5. Evandro turma.3002


    achei muito maneira a geologia poetica do rio de janeiro ...o relevo do rio é uma das partes mais estudada no mundo da geologia...Eu naum tinha noção de nada disso,naum sabia que Ipanema significava agua ruim .
    E a lagoa Rodrigo de Freitas,uma bela lagou que nasceu de pedaços do mar..cordões de areia foram se formando entre a pedra do Arpoador e o Leblon. Surgiu uma restinga com pequenas dunas onde foi construído o bairro de Ipanema,muito maneiro msm ,
    Com essa mateira eu passei a saber de varias coisas a mais ...

    ResponderExcluir
  6. Jessica Silva Garioli Lopes18 de junho de 2009 às 15:06

    Turma 3007 numero 13

    O relevo da nossa cidade é incrivel. É dificil acreditar que ações pequenas e muito comum para nós, como o vento, mudou e muda todos os dias o o nosso cenario, formando rochas e as polindo, torneando-as, etc. As transfomações ocoidas deixam nossa cidade cada dia mais bonita.

    ResponderExcluir
  7. Fabio Henrique da Silva T: 3002


    O relevo do Rio é uma das partes mais estudada no mundo da geologia. A lagoa Rodrigo de Freitas, uma bela lagoa que nasceu de uns pedaços do mar, cordões de areia foram se formando entre as pedra do Arpoador.
    É difícil acreditar que ações pequenas e muito comuns para nós, como o vento, chuva e etc.. Mudam Acádia o nosso cenário, formando rochas e as polindo. As transformações oxidam deixam nossa cidade cada dia mais bonita e maravilhosa.

    ResponderExcluir
  8. Ameei essa postageem mostra como fooi formandaa as lagooas doo Riio !
    Tireei muiitas duviidas nesse texto .
    Tatiana 3001

    ResponderExcluir