SalaGeo

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Taxa de Escolarização / Brasil

A Taxa de escolarização calcula o percentual de pessoas (crianças, jovens eedultos matriculados em estabelecimentos escolares). Quem calcula esse dado é o IBGE num levantamento periódico feito pela Pesquisa nacional por Amostra de Domicílios o Pnad.
Veja os resultados apresentados na última Pnad de 2008 :

"A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2008 registrou um aumento de quase 0,5 pontos percentuais na taxa de escolarização da população na faixa etária de 6 a 14 anos de idade. De acordo com a pesquisa, o indicador passou de 97%, em 2007, para 97,5%, em 2008.

O IBGE informou também que as taxas de escolarização nas cinco grandes regiões observadas (Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste) variaram de 96,1% na região Norte para 98,1% na região Sudeste, dentro da mesma faixa etária.

Conforme o Pnad, a escola pública atendia cerca de 79,2% dos estudantes de 4 anos ou mais de idade. Para os ensinos fundamental e médio, a maioria expressiva desta população - 88,0% e 86,5%, respectivamente - estava na rede pública. Já no ensino superior, o quadro era o oposto: em torno de 76,3% dos estudantes de nível superior dependiam da rede particular. Este número aumentou 0,4% em um ano.

No entanto, segundo constatou a pesquisa, este indicador se mostrou diferenciado entre as regiões. Na Região Norte, a proporção de estudantes em escolas privadas era inferior à verificada nas demais regiões, em todos os níveis de ensino."

Um dado que deve ser resaltado é o aumento na proporção de matriculados com queda no número absoluto explicado, segundo o IBGE pelo envelhecimento da população e diminuição nas taxas de fecundidade no país .

Também houve aumento na taxa de escolarização das crianças de 4 e 5 anos, de 70,1% em 2007 para 72,8% em 2008. Em números absolutos, mais 73 mil crianças desse grupo etário entraram na escola no período, indo de 4,124 milhões para 4, 197 milhões de estudantes. Nas demais faixas etárias, houve queda: de 30,9% (7,3 milhões) para 30,5% (7, 082 milhões) de 18 a 24 anos, e de 5,5% para 5,3% (5,83 milhões para 5,771 milhões) para 25 anos ou mais. Para técnicos do IBGE, porém, o recuo nessas faixas não é negativo: os brasileiros estariam passando a frequentar a escola nas faixas etárias “corretas”, com a redução na defasagem idade-série.O processo explicaria o crescimento da proporção de matrículas de mais jovens – que permaneceriam mais tempo no ensino – e redução na proporção de alunos mais velhos (já que menos estudantes entrariam nas faculdades depois do “tempo” correto)."

Agora é com você aluno das segundas séries do C.E.Vicente jannuzzi, responda aí nos comentários:

Analise o atual percentual de escolarização na faixa de ensino obrigatório no país ( 6 ao 14 anos)

Analise a participação da escola pública e/ou particular , por faixa de ensino no geral do Brasil

Como você explica o aumento na proporção de matriculados com queda no número absoluto ?

O forte crescimento nos percentuais de escolarização no Brasil das últimas décadas foi também acompanhado pelo crescimento da qualidade do ensino no país ?

Não esqueça de deixar nome completo, número e turma

17 comentários:

  1. Como você explica o aumento na proporção de matriculados com queda no número absoluto ?
    POR CONTA DOS BENEFICIOS DADOS PELO GOVERNO COMO BOLSA FAMILIA ,BOLSA RSCOLA Q OBRIGA ESSAS ESTAREM NA ESCOLA COM ISSO TEM UM ALMENTA OS ESCRIOS NA ESCOLA COM ISSO SO POR ESSE BENEFICIO Em todas as regiões, houve incremento da Escolarização dos jovens de 6 a 14 anos. O melhor índice foi o do Norte, de 95,1% para 96,1%, um ponto porcentual. Nordeste e Sul vieram em seguida, com avanço de 0,5 ponto (de 96,8% para 97,3% e de 97% para 97,5%, respectivamente). No Sudeste, o incremento foi de 0,4 ponto porcentual (97,7% para 98,1%) e no Centro-Oeste foi de 96,9% para 97,1% apenas 0,2 ponto.

    Cinco outros Estados apresentaram redução na taxa de Escolarização de estudantes de 2007 para 2008. O maior recuo foi em Roraima, de 1,3 ponto porcentual, de 97% para 95,7%. Em seguida, apareceu Santa Catarina, com queda de 1,2 ponto no indicador, que passou de 98,4% para 97,2%. Depois, vêm Alagoas, Goiás, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

    ResponderExcluir
  2. por favor aluno, identifique nome,turma e número ao final da postagem

    ResponderExcluir
  3. Adriana Cristine - 01
    Juliana Soares - 24
    Turma: 2001

    Como você explica o aumento na proporção de matriculados com queda no número absoluto ?



    Porque cada vez mais as pessoas tem necessidade de trabalhar e deixam seus filhos na escola.Também garaças aos beneficos que o governo dá aos pais se seus filhos estiverem matriculados numa rede pública,como bolsa família,cartao rio card.

    ResponderExcluir
  4. O forte crescimento nos percentuais de escolarização no Brasil das últimas décadas foi também acompanhado pelo crescimento da qualidade do ensino no país ?

    RESPOSTA: Não. O crescimento nos percentuais de escolarização no Brasil ocorreu por motivos de necessidade, a maioria vai a escola hoje em dia por obrigação e não por enterece na qualidade de ensino.

    NOMES: LUCAS, FABLÍCIO, RENAN
    NUMEROS: 29,16,47
    TURMA: 2001

    FÉ EM DEUS !

    ResponderExcluir
  5. nome: Karla Priscila nº: 25 35 T: 2001

    3)Como você explica o aumento na proporção de matriculados com queda no número absoluto ?

    Esse aumento é resultado de que pessoas seja lá sua idade tem vontade e desejo para voltar a estudar. As pessoas tem uma necessidade de aprender, e acaba tendo esses ensinamentos na escola.

    ResponderExcluir
  6. Questão 3 - Hoje em em dia , com a globalização, mundo corrido, pessoas trabalhando, Já não são as mulheres que tem por obrigação cuidar dos filhos e de casa.. Hoje as mulheres trabalham e por conta disso, Já colocam seus filhos nos colégios, creches .. e assim eles vão seguindo sem sair do colegio, além dos vários "beneficios" dados, como bolsa familia, (que necessita da criança devidamente matriculada no colégio) Rio card (cartão que dá gratuidade nos onibus) dentre outros que mantém a criança no colégio .

    ANDRÉA RODRIGUES 06, BÁRBARA DUARTE 08 T:2001

    ResponderExcluir
  7. 2)Analise a participação da escola pública e/ou particular , por faixa de ensino no geral do Brasil.

    Quando se é mais novo, o ensino é mais caro, por isso encontra-se mais jovens na rede pública do na particular. Quando se fica mais velho, o ensino é mais barato,e quando você trabalha você quer um ensino bom e barato; por isso eles procuram um ensino na rede particular.

    Nomes: Esther Godoi
    Thays Carvalho
    n°: 13 e 43
    Turma: 2001

    ResponderExcluir
  8. Analise a participação da escola pública e/ou particular , por faixa de ensino no geral do Brasil.

    escola pública atendia cerca de 79,2% dos estudantes de 4 anos ou mais de idade. Para os ensinos fundamental e médio, a maioria expressiva desta população - 88,0% e 86,5%, respectivamente - estava na rede pública. Já no ensino superior, o quadro era o oposto: em torno de 76,3% dos estudantes de nível superior dependiam da rede particular. Este número aumentou 0,4% em um ano.Como todos podem observar a escola pública é mais frequêntada do que o ensino superior,mesmo aumentado 0,4% em 1 ano.

    Nomes: Stefany Lima e Aline Fabiana
    Nº: 40 e 03

    ResponderExcluir
  9. O forte crescimento nos percentuais de escolarização no Brasil das últimas décadas foi também acompanhado pelo crescimento da qualidade do ensino no país ?

    Não, por causa da nessecidades das famílias de ter o bolsa famíla, o que obriga as crianças a estarem estudando obrigatórimente, o que não signifíca que elas estão entereçadas em aprender, sendo assim a qualidade de ensino pouco tem a ver com o aumento do percentual de escolaridade no Brasil.

    Nome: Jéssica Cristina-22
    Geovana Araújo-19
    Turma:2001.

    ResponderExcluir
  10. Alice 02 & Fabiana 14 T:2001

    Como você explica o aumento na proporção de matriculados com queda no número absoluto ?

    Atualmente, pais que não tiveram oportunidades de ensino quando menores, procuram uma condição de escolaridade melhor para seus filhos, afim de obter melhores recursos quando maiores. Além dos benefícios que influenciam os alunos a se dedicar mais, como bolsa família, bolsa escola, Rio card, entre outros.

    ResponderExcluir
  11. O forte crescimento nos percentuais de escolarização no Brasil das últimas décadas foi também acompanhado pelo crescimento da qualidade do ensino no país ?
    R:Não,o ensino ao meu ver retrocedeu,mas o plano governamental que busca a maior introdução social que possa se alfabetizar (no minimo)diminuindo a defasagem de pessoas sem ascesso a escolaridade.Isso inclui as mais condições oferecidas na questão de ensino mas que abriga um numero demasiado grande que se reflete nas superlotações nas escolas prejudicando o ensino

    NOME:Felipe Arthur TURMA:2001 N°: 18

    ResponderExcluir
  12. O forte crescimento nos percentuais de escolarização no Brasil das últimas décadas foi também acompanhado pelo crescimento da qualidade do ensino no país ?


    R:Sim;Por que houve aumento na taxa de escolarização das crianças de 4 e 5 anos, de 70,1% em 2007 para 72,8% em 2008. Em números absolutos, mais 73 mil crianças desse grupo etário entraram na escola no período, indo de 4,124 milhões para 4, 197 milhões de estudantes.
    Aumento na taxa de pessoas estudando e pessoas com ensino médio completo, diminuição na taxa do analfabetismo no Brasil.

    Alunas: Tamires de Oliveira e Amanda Soares.
    Turma:2001

    ResponderExcluir
  13. Nomes: Edson,Fábio ,Salomão
    Nº:11/15/48
    Turma:2001



    A pesquisa nacional por amostra de domicílios no ano de 2008 registrou um aumento de quase 0,5 pontos percentuais na taxa de escolarização da população na faixa de idade entre 6 a 14 anos de idade. De acordo com essa pesquisa o indicador passou de 97% no ano de 2007, para 97,5% no ano de 2008.

    ResponderExcluir
  14. analise a participação da escola pública e /ou particular:por faixa de ensino no geral do Brasil.

    nos ensinos fundamental e médio é mais fácil o ingresso na rede pública,não sendo necessário o gasto com o ensino particular.Já no ensino superior existem poucas unidades de ensino,e há necessidade de prestação de concurso para conseguir vaga em umas dessas escolas ,por isso é preferível
    o ingresso em uma escola particular.

    NOMES: ANGELA E RAFAELA
    Nº: 7 E 36
    turma :2001

    ResponderExcluir
  15. [b]TAXA DE ANALFABETISMO NO BRASIL.

    2º Questão: Que estados ou regiões apresentam maiores taxas de analfabetismo? Por quê?

    Resposta: Os estados que apresentam as maiores taxas de analfabetismo no Brasil são: Piauí, Alagoas e Paraíba. Por esses estados serem menos desenvolvidos possuem esse problema, e o investimento na educação com certeza é muito baixo, as pessoas não tem muitas oportunidades para estudar. Muitas famílias nesses estados não tem condições de mantes seus filhos na escola por falta de dinheiro , desemprego... Por maior parte é pela falta de investimento na educação pricipalmente nesses estados. É isso !


    [b]Suellanny Castro
    Turma : 2002 N°36

    ResponderExcluir
  16. Nome: karla michelle Vasconcelos
    N°: 22
    Turma : 2006

    4)O forte crescimento nos percentuais de escolarização no Brasil das últimas décadas foi também acompanhado pelo crescimento da qualidade do ensino no país ?

    Resposta: Sim , conforme o Brasil vai evoluindo , a qualidade de vida vai melhorando também aos poucos, melhorando a vida de muitos, com a ajuda do bolsa família , fazendo com que os pais tenham condições de mandar seus filhos para escola , e é dai dos estudo desse filho com a ajuda do governo , que pode nascer um jovem brilhante e digno de um brasileiro .

    ResponderExcluir
  17. Aluna: Thayane da S. Soares nº: 40 Turma: 2002


    Com o grande valor dado a escola, que antigamente não existia.Entretanto, podemos perceber que em qualquer lugar do país, os pais mandam as crianças para a escola pública, por não terem condição de dar um ensino melhor para seus filhos( e por ser uma dispesa pequena, em comparação a um colégio particular);e é com as ações do governo federal que ajudam a manter as crianças na sala de aula.Mas,para o aluno receber o bolsa família, precisa estar na Escola.
    E com essa proporção... As pessoas tem a vontade de aprender, se formar e ter um futuro bom; além de ser uma necessidade para aqueles que não sabem ler e escrever.

    ResponderExcluir