SalaGeo

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Turma 3003

Atenção você aluno da turma 3003 !!!


Entre aí ao lado nos sites de pesquisa em "Evolução urbana Rio", assista as animações que mostram diferentes lugares do centro da cidade e arredores e como se modificaram com o tempo. Preste atenção nas áreas que foram aterradas, nos estilos arquitetônicos presentes e tudo mais....
Depois volte aqui nos comentários desta postagem e deixe sua análise crítica do material apresentado . Você poderá destacar um fato que: lhe chamou atenção; que você tenha gostado mais; tenha lhe surpreendido ou o que mais desejar comentar. Só não serão aceitos "Recorte e cole" de parte dos textos apresentados junto com as animações
Obs: Você pode e deve ler os textos que acompanham as animações para aprender mais e organizar seu texto que deverá ter entre 10 e 15 linhas. Vale pontos extras na nota do bimestre.
Postagens até quarta-feira 24/11/2010 ás 22 horas

3 comentários:

  1. "O problema da inutilidade do velho cais do mestre Valentim já havia sido resolvido com o avanço do porto para mais adiante, por meio de aterros." Isso foi o que mais me chamou a atenção, o aterro da praça XV.Muito perfeito, nós que nascemos nessa geração nunca iamos pensar como era antes, a obra foi muito bem executada.Nossa cidade é realmente maravilhosa.

    ResponderExcluir
  2. lagoa do Boqueirão ,era um pântano cercado pelo mar e pelos morros do castelos.Como não havia serviço de esgoto na época ela era utilizada como todas as lagoas do Rio de Janeiro no período colonial,para o despejo dos dejetos da população.Em meados de XVIII uma forte epidemia de gripe e febre atingiu grande parte da população,a epidemia ficou conhecida como Zamparina,logo houve expansão territorial da epidemia na lagoa de boqueirão, logo o vice-rei resolveu aterrar e criou um jardim público primeiro das américas.enão com essa historia fiquei sabendo que antes do passeio público existir haviam outras coisas,e é bom pois assim procuramos saber o porque das coisas...suas histórias,origens,culturas,e ate mesmo desastres.Isso marcou pois sempre vou até la e hoje sei o motivo dele ter sido criado e até mesmo o que havia lá antes de ser criado.

    ResponderExcluir
  3. Uma grande curiosidade foi saber que o termo carioca que ate se escreve de uma maneira diferente da nossa ''KARI'OKA que significa casa de branco em tupi, que era uma grande referencia a uma antiga casa de pedras construidas antes da fundação da cidade,
    nas proximidades do morro da viúva.Em 1555 os franceses que eramchefiados por ''Nicolaudurande villegagnon'',invadiram a região e se estabeleceram em uma ilha na baia de guanabara, e o objetivo deles era fundar e comercializar o pau-brasil e a pimenta.
    O mais curioso é que o morro do castelo e o morro de são bento foram aterradas e a nossa 1°de março,que antes era ''rua da direita'' não, ela foi a primeira rua a ser contruida e esta com a gente ate hoje.

    ResponderExcluir