SalaGeo

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Concentração do PIB nas capitais brasileiras

OBS: PIB = Produto interno bruto. Corresponde a soma das riquezas produzidas em um local (município, estado, país) durante um ano e geralmente calculadas em dólares. Essas riquezas são geradas nos três setores da econômia a saber : Primário ( produção de matéria prima) Secundário ( transformação) e Terciário ( prestação de serviços)

De toda a renda gerada pelo Brasil em 2008, 24,9% se concentraram em seis municípios, aponta a pesquisa "PIB dos Municípios Brasileiros 2008", divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre as cidades com maior participação no PIB, São Paulo continuou com folga na liderança, com 11,8% de participação, enquanto o Rio de Janeiro vem a seguir, com 5,1%. Completam a lista das seis cidades com maiores PIBs do país, Brasília, com 3,9% do total do país, Curitiba, com 1,4%, Belo Horizonte, com 1,4%, e Manaus, com 1,3%.

Quanto menos desenvolvida é a região do país mais concentrado é o Pib em poucos municípios Na região Norte, sete municípios agregaram 50% do PIB de toda a região, sendo que apenas Manaus respondia por 25% do total. No Nordeste, 23 cidades acumulavam 50% do PIB, sendo que as nove capitais respondiam por 34%. No Sudeste, 13 municípios tinham fatia de 50% do total de riquezas produzidas na região, enquanto no Sul eram necessárias 27 cidades para agregar metade do PIB. No Centro-Oeste, Brasília respondia, sozinha, por 42,1% do PIB da região, enquanto 16 outros municípios tinham fatia de 50%.

O menor PIB do país em 2008 foi de São Miguel da Baixa Grande, no Piauí, seguido pelo também piauiense Santo Antônio dos Milagres, pelo tocantinense São Félix do Tocantins, por São Luís do Piauí, e pela paraibana Areia de Baraúna. Juntos, os cinco municípios representavam 0,001% do PIB brasileiro em 2008.

De 2007 para 2008, Campos dos Goytacazes (RJ) apresentou o maior ganho de participação percentual no PIB do país, entre os municípios com pelo menos 0,5% do PIB nacional, devido ao aumento de produção de petróleo e gás natural e à alta do preço do petróleo, em reais.

Fonte: texto adaptado de oglobo 11/12/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário