SalaGeo

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Guerra e Paz de Candido Portinari

Saiba um pouco mais sobre Candido Portinari e sua obra prima Guerra e Paz ...

Observe a complexidade de imagens, as cores, as figuras e planos . A Guerra com destaque no vermelho ( sangue ) e preto ( luto e dor) , em vez de soldados, a guerra foi representada pelo sofrimento do povo.

A paz é representada por crianças, palhaços, bichos, alegria e brincadeiras pintada em tons de azul mais claro e fechando em primeiro plano o amarelo e os tons de pele.

Portinari levou quatro anos pintando os painéis, mesmo proibido pelos médicos de usar tintas, porque elas o estavam envenenando. “Ele foi pintando em pedaços, ao mesmo tempo mantendo a proporção, a geometria”, explicou João Cândido Portinari, filho do pintor.

Em janeiro de 1956, os murais ficaram prontos. Os painéis tinham sido pintados separadamente em um galpão. Cada um media 14 m de altura. O próprio Portinari nunca tinha visto eles juntos. O único lugar, no Rio de Janeiro, grande o bastante para exibi-los reunidos era o Teatro Municipal. Na noite de 27 de fevereiro de 1956, os painéis foram inaugurados pelo presidente Juscelino Kubitschek. Durante uma semana, o teatro ficou aberto para que o público pudesse ver. Dali a obra seguiu para Nova York mas, Portinari nunca pode ver Guerra e Paz no prédio das Nações Unidas, pois os americanos negaram seu visto porque eles o consideravam comunista. JK revoltado com esta situação exigiu que antes que esses painéis saíssem do Brasil, fossem montado aqui no Rio l para que o artista pudesse ver a sua obra completa.

Com a reforma da sede da ONU, em Nova York, os painéis, que passaram mais de 50 anos lá dentro, foram desmontados e trazidos para o Brasilpara serem restaurados e serão expostos no mesmo lugar onde foram vistos uma única vez . A partir de 21 de dezembro, estarão expostos no mesmo Teatro Municipal, onde, há 54 anos, brasileiros de outras gerações fizeram filas para ver a grande arte de um brasileiro chamado Cândido Portinari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário