SalaGeo

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Logo das Olimpíadas 2016 , plágio??




Mal foi apresentado o logo dos Jogos Olímpicos de 2016, nesta sexta-feira em Copacabana, e ele já virou polêmica. Seria ou não plágio do símbolo da Telluride Foundation, uma organização filantrópica do estado norte-americano do Colorado.
Existe sim uma semelhança de idéias mas não sei se juridicamente pode ser considerado plágio. Mesmo porque o símbola da empresa americana já usa como inspiração o quadro a dança de Matisse. É aceitavel e comum releituras de obras de arte consagradas. A agência publicou, em seu site, um vídeo sobre as etapas da criação e algumas imagens que mostram a inspiração no Pão de Açúcar. A marca foi escolhida no dia 1° de setembro, por unanimidade, pelos 12 membros do corpo de jurados. Depois de passar por pequenos ajustes, foi enviada ao Comitê Olímpico Internacional no dia 8 de outubro e aprovada pela entidade em 17 de novembro. Estima-se que cerca de 400 pessoas, dentro e fora do país, tiveram algum tipo de contato com a logomarca durante o processo.

A concepção do escritório de design vencedor do concurso considerou, inclusive, a evolução das tevês com tecnologia 3D e, por isso, optou por uma logomarca tridimensional. Segundo Fred Gelli, um dos sócios da agência carioca Tátil, este é o principal diferencial da marca da Rio 2016 – e, para ele, uma prova irrefutável de que não há plágio ou mesmo inspiração na marca da entidade filantrópica norte-americana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário