SalaGeo

domingo, 6 de março de 2011

Caracterização.....gabarito/exercício

Atenção alunos das terceiras-séries, confira a seguir o gabarito do primeiro exercício discursivo do ano!

1) A grandeza de nosso território, possibilita a existência e exploração de uma variedade e abundancia de riquezas ( recursos vivos / plantas e animais e e não vivos / solos, minerais e minérios) naturais , espaço para abrigar uma grande população além de gerar respeito e prestígio internacional. Em contrapartida há necessidade de grandes investimentos em todos os setores da economia e da sociedade para que haja pleno desenvolvimento e bem estar à população. Há dificuldades ainda em administrar e promover a integração em um país de tão grande proporção . Ao mesmo tempo que esse gigantismo lhe confere respeito, desperta, muitas vezes, a cobiça internacioal.

2) O nosso extenso litoral favorece o desenvolvimento de atividades ligadas ao turismo, práticas esportivas e lazer. Favorece o comércio internacional através dos transportes marítimos e ainda possibilita a existência de uma grande biodiversidade. Todos estes fatos reunidos podem reverter de forma positiva em desenvolvimento econômico se explorados de forma adequada respeitando o meio ambiente. Exige ainda uma ação efetiva de fiscalização permanente( papel da Marinha brasileira) e grandes investimentos incluindo sobretudo o setor portuário .

3) Amazônia Azul é o apelido dado a grande extensão ( aproximadamente 4,5 milhões de km2) de mar a que o país tem direito segundo a CNUDM. Esta área é a soma do Mar territorial, da ZEE e da area de plataforma continental . Veja explicações detalhes no post " Amazônia Azul " de 9/3/2010 aqui no salageo .
4) O fato de possuir limites ou fronteiras com muitos outros países do continente além dos aspectos positivos ligados ao comercio internacional , fortalece os laços políticos, de amizade e o intercambio cultural entre essas nações vizinhos. Há, no entanto, dificuldades em fiscalizar tão grande extensão de fronteiras ( impactos ambientais, contrabando, entrada ilegal de pessoas , doenças que atravessam as fronteiras, etc...) papel desempenhado pelas forças armadas brasileiras.

5) São projetos desenvolvidos pelo governo federal a partir da decada de 80( com com participação efetiva das forças armadas) de defesa da soberania do território brasileiro e integridade das fronteiras brasileiras na região mais vulnerável do país , a Amazônia Legal:
SIVAM/ Sistema de Vigilãncia da Amazônia tem a finalidade de monitorar o espaço aéreo da Amazônia . É um sistema de alta tecnologia com infra-estrutura necessária para suportar a fixação de enormes antenas de radar , sistemas de comunicação, bem como de modernas aparelhagens eletrônicas. Também faz parte desta infra-estrutura a integração com o satélite brasileiro de sensoramento remoto, que permite fiscalizar o desmatamento na Amazônia.
Calha Norte Abrange uma faixa de 160 quilômetros de largura ao longo de 6,5 mil quilômetros de fronteiras com a Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela e Colômbia com ocupação militar atraves de dezenas unidades de destacamento. O projeto tem como objetivo principal "fortalecer a presença nacional" ao longo da fronteira amazônica, tida como ponto vulnerável do território nacional(usada no trajeto para o transporte de drogas vindo de países vizinhos), além da proteção necessária as comunidades indígenas.
6) Porque possui a sua maior porção territorial( mais de80%) posicionada entre os trópicos de Cancer e de Capricórnio ou seja , na faixa intertropical o que favorece as praticas agrárias durante todo ano ( possibilidade de mais de uma colheita anual de varios produtos ) e nos coloca em primeira posição entre os países de turismo tropical.
7) Exceto o Atol das Rocas que tem origem em formação de corais, as demais ilhas oceânicas brasileiras são de origem vulcânicas .
Distantes mais de 900 km da costa brasileira ,os arquipélagos de Fernando de Noronha, os Penedos de São Pedro e São Paulo, a Ilha de Trindade e Martins Vaz e o Atol das Rocas ampliam o território brasileiro , representam pontos estratégicos de defesa da área marítima ( com pequenas bases de observação e presença da marinha brasileira ), áreas de reservas de grande biodiversidade , de pesquisa e preservação ambiental . Você encontrará maiores detalhes de cada uma delas entrando em ilhas oceânicas, assunto listado aí ao lado nos marcadores .
8) Porque somente nestas regiões ( de acordo com a posição de latitude) a economia de luz se faz efetiva já que os dias no verão possuem mais longa duração ( 14 a 16 horas de luminosidade). Nas regiões Norte e Nordeste ( em funçaõ das baixas latitudes) não haveria poupança de energia já que o dia tem a duração media de apenas 12 horas.
9) A partir de 5/5/2008 o Brasil passa a ser dividido em apenas 3 fusos horários distintos . Esta mudança possibilitou maior integração comercial , administrativa e cultural da região do extremo oeste amazônico com o resto do pais . Veja a seguir como ficou esta divisão:

Nenhum comentário:

Postar um comentário