SalaGeo

segunda-feira, 14 de março de 2011

Climas do Brasil / mapa

Estamos começando esta semana nas turmas de terceiras séries , o estudo dos climas do Brasil . A seguir você encontra um resumo dos principais tipos climáticos estudados. Leve impresso esta postagem na aula do dia 21/3 pois iremos trabalhar com ela em classe .
Não deixe de ler e imprimir também as massas de ar que atuam sobre o país disponível logo aqui embaixo no salageo
Clima Equatorial Ocorre em toda região Amazônica , no norte do Mato Grosso e no oeste do Maranhão. Por estar sob influência da mEc apresenta temperaturas médias elevadas ( 25°C a 30°C) e chuvas abundantes e bem distribuídas o ano todo. Apresenta índices pluviométricos próximos a 2.500 mm/ano. Pela sua localização próxima a linha do Equador apresenta pequena amplitude térmica( diferença entre a medias do mês mais quente e a do mês mais frio ) em torno de 5°C. No inverno ,essa região pode sofrer influência da mpa, que atinge a Amazônia ocidental ocasionando um fenômeno denominado "Friagem" (queda brusca da temperatura em poucas horas) .
Clima Tropical Abrange grande parte da região central do país ( Centro-Oeste, parte do Sudeste e Nordeste) Apresenta temperaturas elevadas (de 18°C a 28°C), amplitude térmica de 5°C a 10°C e duas estações pluviométricas definidas – uma chuvosa e outra seca . A estação de chuva é o verão , quando a mEc está sobre a região e a estação seca é no inverno por influência da mTc .
Clima Tropical Úmido ou Litorâneo Estende-se pela faixa litorânea do Rio grande do Norte a São Paulo. Sofre a ação direta da mTa, que provoca chuvas o ano todo. A temperatura varia em média entre 18°C e 26°C e a amplitude termica é maior à medida que se avança em direção ao sul . No Nordeste a maior concentração de chuva ocorre no inverno e no Sudeste no verão. O índice pluviométrico médio é de 1500 a 2000 mm/ano.
Clima Tropical semi-arido Aparece no sertão do Nordeste , área conhecida como Polígono das Secas. Sofre pouca influência da mTa que ao chegar à região já se apresenta com pouca umidade bloqueadas pelo planalto da Borborema . Caracteriza-se por elevadas temperaturas (média de 27°C) , chuvas escassas (entre 400 e 750 mm/ano), irregulares e mal distribuídas durante o ano. durante o verão do hemisfério sul , a mEc (superúmida) e mEa podem provocar chuvas no litoral e interior da região .
Clima tropical de altitude Ocorre principalmente nas regiões serranas do Espirito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo , Minas Gerais e mato Grosso do Sul . As temperatura médias variam de 15 a 21º C. As chuvas de verão são intensas e no inverno sofre a influência das massas de ar frias vindas pela Oceano Atlântico. Pode apresentar geadas no inverno em função do avanço da mpa que provoca também as frentes frias . A amplitude térmica anual fica entre 7°C e10°C.
Clima Subtropical Aparece ao sul do trópico de capricórnio nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul . Apresenta as quatro estações do ano relativamente bem marcadas. Os verões são quentes, na maior parte da região Sul e amenos nas Serras Gaúcha e Catarinense. Os invernos são frescos (frios para os padrões brasileiros), com a ocorrência de geadas em toda a sua área de abrangência, havendo a ocorrência de neve nas partes mais elevadas da região quando da penetração da mpa .

Nenhum comentário:

Postar um comentário