SalaGeo

terça-feira, 3 de junho de 2008

Você gosta de Surrealismo?

Que tal estas obras do artista Robgonsalves ???

























Deixe um comentário analisando os trabalhos sob o ponto de vista crítico humano-geográfico e você poderá ganhar pontos ainda neste bimestre .
Obs: Em surrealismo não existe uma lógica na interpretação da obra, portanto crie sua lógica de análise !

7 comentários:

  1. Para mim o surrealismo nada mais é do que uma ilusão de óptica, já que as suas obras estão sempre ligadas ao papel do inconsciente na atividade criativa . O artista das obras mostradas aqui fez nos dois quadros "uma brincadeira" com as cidades, onde no primeiro o menino estaria construindo a cidade com legos e no segundo a cabeça das pessoas seriam prédios, coisas impossíveis, por isso os quadros são obras surrealistas . O surrealismo na verdade é um movimento bastante interessante, na minha opinião, pois mistura a arte com a inteligência, já qu não é qualquer um que consegue entender uma arte dessas .

    ResponderExcluir
  2. juliana
    Gostei da sua análise.Sob o ponto de vista do movimento artístico e conceitual surrealista, você se colocou muito bem . A sua análise critica geográfica, no entanto, está um pouco pobre o que não invalida o seu depoimento. As cabeças- prédios tem alguma relação com a indumentária dos corpos? Cidade é brinquedo de criança? Pense nisso!
    Seu ponto de participação será computado no diário d classe .

    OBS :Análises diferentes da juliana também podem ganhar pontos

    ResponderExcluir
  3. Surrealismo mexe com a mente heim!
    Mais bem vou deixar minha opinião

    #Na 1ª gravura> Eu acho que as crianças são alvo fundamental na interpretação, por exemplo, elas não deviam estar brincando construindo prédio, como um joguinho de montar, acho que fala da urbanização (onde o autor quis expressar que as crianças estão perdendo o espaço, onde por conseqüência do urbanismo ser criança não é mais a mesma coisa).

    # 2ª gravura> me parece que tanta gente numa "cidade" parece pessoas sem identidade, pessoas sem rosto... Como qualquer um na multidão nesse mundo tão cheio de tecnologia e prédios que nos cercam.

    ResponderExcluir
  4. o meu ponto de vista � que o primeiro quadro o pintor quiz nos mostrar as diferen�as entre o campo e a cidade...
    de um lado do rio a paisagem artificial,cheia de edif�cios,ambiente modificada pelo homem da cidade grande.Do outro lado,a paisagem natural do campo,grama verdinha e uma crian�a colendo fruta no p� da �rvore.Realidades bem distintas retratadas pelo pintor num mesmo quadro..

    ResponderExcluir
  5. No segundo quadro,acho que o pintor quiz mostrar a vis�o de pisagem do ser humano nos dias atuais.Num local aberto,pendurou um quadro acima da cabe�a das pessoas ali presentes.Desenhando no lugar da cabe�a o que ele achava que vinha na mente das pessoas quando o assunto era paisagem.A contru�o desenhada foram feitas de acordo com o modo de se vistir de cada um deles...

    ResponderExcluir
  6. Interpretações diferentes e ao mesmo tempo complementares . Jessy e Bianca também vão ganhar pontos de participação . Está enserrado este tópico , pena que ninguém tenha observado ou comentado sobre a relação da roupa ( a Bianca fez referência mas não explicou os porquês) . O padre tem como cabeça uma igreja,o jurista um prédio clássico e imponente , o executivo mais bem vestido um grande arranha-céu . A mulher executiva um prédio alto porém menor do que o do homem . Será que homem e mulher não tem o mesmo valor na sociedade?
    Predios mais simples, gente mais simples....

    ResponderExcluir
  7. eu achor q cada corpo desse representa um ed.ficio de q eles são
    ...
    padre,bombeiro
    juiz.etc..

    ResponderExcluir