SalaGeo

domingo, 21 de setembro de 2008

Política Com a Nossa Cara! 21/09!


Debate Eleições X Perspectivas da Juventude

-Quando? 23/09 -Terça -feira!
-Que horas? 10h às 12:30;
-Onde? Auditório do CE Vicente Jannuzzi;
Detalhes: mediação: prof.Kátia, de História; eleições simuladas por equipe do TRE; esquete Partido Social Jovem da 3006; exibição de vídeo cedido pelo CUCA da UNE; e presença do cientista político Ricardo Ismael, da PUC/Rio.

INSCRIÇÕES na sede do GRÊMIO ESTUDANTIL!


Faltam duas semanas para a votação. Nas cidades de São Paulo e Porto Alegre o percentual de indecisos é de 4%. A última pesquisa Ibope, feita entre os dias 9 e 11 de setembro, no entanto diz que a porcentagem de indecisos no Rio é de 11%.
"–A partir desta semana, o eleitor carioca começa a decidir o seu voto. Essa eleição está em aberto. A tendência nessas duas últimas semanas é de que haja um tom mais emocional, com mais calor e acusações." – afirma o candidato Fernando Gabeira, do PV.
Por outro lado, Jandira Feghali, do PC do B, justifica a importância dos debates televisivos para aquecer de vez o período eleitoral. " –A campanha no Rio de Janeiro ainda não teve nenhum debate, e isso é muito prejudicial para a formação da opinião do eleitor. Ainda mais quando, de repente, todo mundo é Lula desde pequenininho e alguns candidatos fazem campanhas milionárias para conquistar eleitores" –desabafa.
Até agora dois debates, marcados por emissoras de TV, foram cancelados por discordância do candidato do PDT, Paulo Ramos.
"Falta discussão, e os eleitores estão desmotivados pela sucessão de eleições" –analisa o professor de opinião pública da Uerj, Herich Ulrich.
"Os principais meios de comunicação de massa não realizaram debates entre os candidatos. Isso sempre permite confrontar, polemizar. Assim, claro, fica uma eleição de iguais, porque só a propaganda eleitoral pasteuriza, uniformiza. Desse modo todos os gatos são pardos e todos os ratos são lindos." - declara Chico Alencar, do PSOL, atribuindo o clima frio à mídia, que, segundo ele, não cede espaço suficiente.
A Rede Globo divulgou a possibilidade de realização do debate entre os candidatos à prefeitura na quinta, dia 2 de outubro, mas não está confirmado. A emissora ainda negocia com Paulo Ramos, PDT, que exige ser convidado para o encontro. A Globo convidaria apenas os 6 primeiros colocados nas pesquisas de intenções de voto. Segundo o TRE-RJ, a lei eleitoral destaca que todos os candidatos com representação na Câmara dos Deputados devem ser convidados para o debate de qualquer meio de comunicação.
"O Paulo Ramos apenas demonstrou conhecer as leis e está exigindo um direito dele. Caso ele não queira participar e resolva entrar num acordo com as emissoras o debate acontece. Mas, ele tem que ser convidado", disse a assessoria de imprensa do TRE.

Fontes: JB Online, TRE/RJ, Vermelho

9 comentários:

  1. Tem que ter debate e o Chico Alencar (Melhor Parlamentar do Brasil) tem que ser chamado porque la ele vai acabar com todos os outros sendo o otimo orador que é.
    Psol, partido independente.

    ResponderExcluir
  2. Tadeu, seu trotskista das cavernas! Vc é do PSOL mas eu ainda te gostooo...
    O Chico é um cara super inteligente mesmo, figura psolar respeitável e simpática.
    Seriam convidados neste debate da Globo: Paes, Crivella, Jandira, Gabeira, Solange, e o último seria Molon ou Alencar, dependendo das pesquisas.

    ResponderExcluir
  3. Eu acredito q o candidato em questão tb deveria participar!!! se ele tem esse direito por lei então ele deve participara sim!!!
    isso é quase uma censura!!! proibir um candidato de participar de um debate só por ele ter baixa porcentagem!!!!

    ResponderExcluir
  4. então, camarada anônimo, a questão é que o debate com todos os candidatos por interesses da grande mídia seria inviável por causa do tempo de duração.
    daí para decidir quem convidar eles usam o critério de quem tem mais intenções de voto nas pesquisas.
    MAS TEM UMAS OUTRAS COISAS ENTRE O CÉU E A TERRA...

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que tanto o candidato do PDT, Paulo Ramos, quanto o candidato do do PSOL Chico Alencar estão certos.
    Essa tal emissora ai está querendo criar novos procedimentos e novas leis para beneficiar a si pro pia.
    O momento, mas democrático desse nosso pais e o período de eleição, e todos os candidatos tem que participar sim dos debates, por que como disse brilhantemente o candidatado Chico Alencar "Desse modo todos os gatos são pardos e todos os ratos são lindos."
    Se já existe uma lei que diz que todos os candidatos tem que participar sim dos debates,então não há nenhum motivo p mudar.
    Isso é coisa de brasileiro que adora fazer gato em tudo que toca.

    ResponderExcluir
  6. Vivi,eu sou de opinião que todos os candidatos a prefeito, deveriam ter direito a expor e debater com os outros sua plataforma sua proposta de como governar a cidade,para mim o debate é importantissimo para formar opiniões,principalmente dos indecisos ,mas acho também que, só deveriam ser convidados os que tem reais posibilidades de serem eleitos em primeiro turno ou segundo.Outro fator que poderia formar opiniões seriam as fichas limpas,mas infelizmente isso para o povâo representa muito pouco.

    ResponderExcluir
  7. Olá Levi, olá Roger! Bom, como disse antes não devemos esquecer que entre "o céu e a terra" existem coisas... De todos os lados existem interesses, devemos nos posicionar: o que nos interessa de fato? O que defender?
    Quero que se explodam os interesses da grande mídia, (fui bruta demais?)
    A Globo desistiu do Gabeira, e agora investe no Paes.
    Do bispo, nem vou falar. Quero falar de outro: não votarei no playboy, não votarei num rostinho jovem espalhado pelos mil cantos do Rio e que está por trás da máquina Cabral.
    Um cara que já foi do PFL duas vezes, já foi do PV e do PSDB. E agora se bandeou pro lado do centrista PMDB. (e aí Garotinhos, vão votar no Itagiba?).
    Um cara que fala bem do Lula agora mas já foi um dos seus maiores opositores.
    O que é ser confiável? O que é ser honesto?
    A ideologia fica aonde?
    A grande mídia tem seus interesses, mas quem decide eleição?
    Todos os candidatos deveriam ter o mesmo espaço nos meios de comunicação sim, mas Paulos Ramos e PDT, pelo amor de Marx, se esse debate no dia 2 não sair a esquerda carioca pode ficar sem opção no 2º turno!
    TEM QUE SAIR!

    ResponderExcluir
  8. Para esse ideal, que nos dias de hoje vem sendo sufocado, chamado democracia acontecer, a voz de todos os candidatos deveria ser ouvida, pra que a população realmente tenha plena consciência da sua escolha. Mas não podemos esquecer que cada segundo em um meio de comunicação é valioso e que se fossem fazer um debate com dotos os candidatos, acabaria se tornando um programa longo e chato, desmotivando o publico a assistir e assim fazendo com que a mensagem dos candidatos não seja difundida. Sei que não é o melhor metodo de se fazer democracia, mas nos padrões atuais acho que por somente os 6 melhores colocados algo válido, já que assim pelo menos as idéias desses serão difundidas.

    ResponderExcluir