SalaGeo

quarta-feira, 1 de abril de 2009



Fala aew Galera!
Dia de chuva,porém estamos presentes + uma Quarta colocando em dia suas informações do que ocorre no mundo do VESTIBULAR!
Iniciamos nossa coluna hoje focalisando algumas mudanças que, se aprovadas, vão modificar o ENEM e o vestibular de algumas Faculdades Federais.

MEC propõe novo Enem com 200 questões para substituir vestibular das federais

O MEC (Ministério da Educação) anunciou nesta terça-feira (31) a proposta de criação de um novo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Pelo projeto, a avaliação substituiria os vestibulares das universidades federais do país e passaria a ter 200 questões de múltipla escolha - atualmente a prova é composta por 63 - além da redação que já é aplicada.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou que espera que o novo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) represente "o fim do vestibular tradicional". "Será uma prova que combina as virtudes do Enem com as virtudes do vestibular criando um novo conceito", disse

Não há data definida, no entanto, para a implantação do projeto: "Não seremos açodados [apressados]. Se os reitores quiserem enfrentar esse desafio já este ano, temos condições técnicas para avançar. O que queremos dizer para o país e para a rede de educação superior é que o Inep [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, que realiza a prova] está preparado para isso", afirmou o ministro da Educação, Fernando Haddad.

A implantação do novo Enem como forma de seleção para as federais depende ainda de análise dos reitores da universidades. O ministério espera receber um posicionamento dos dirigentes na próxima semana. A nova prova poderá, inclusive, acabar com a exigência do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) para ingressantes nas universidades.

De acordo com o projeto apresentado, o Enem seria aplicado em dois dias diferentes, no mês de outubro - não mais em agosto - com resultados divulgados no início de janeiro. Metade dos testes ficaria para o primeiro dia, e metade para o segundo, junto da dissertação.


Por que mudar o Enem?

O MEC argumenta que o vestibular desfavorece candidatos que não podem se locomover pelo território. Assim, um jovem que queira prestar medicina e tenha problemas financeiros, dificilmente poderá participar de processos seletivos de diferentes faculdades - e terá suas chances de aprovação diminuídas.

Por outro lado, as federais localizadas em Estados menores ficam restritas aos candidatos de suas regiões.

Fonte: Uol Vestibular


Por esses e outros casos eles pretendem mudar a forma de como o ENEM é Aplicado
você é contra ou a favor???
Abraço até semana que vem

3 comentários:

  1. Oi Patrik !
    Seu post veio bem a calhar, hoje mesmo estávamos falando sobre isto na turma 3002. Acho q vai ajudar bastante a tirar duvidas das "dúvidas" que pairam no ar .

    Já havia falado para vocês ( vc e júlio) que o logo deste ano esta uma graça????
    beijos
    saudades
    P.S estamos com um novo grupo de alunos colaboradores( além dos antigos é claro) e vamos fazer em breve uma nova foto para o salageo. Será q vcs poderiam estar presentes este dia?
    Aviso com antecedência

    ResponderExcluir
  2. mesmo não tendo interesse em prestar o vestibular esse ano essas dicas vão me ajudar muito a ficar por dentro do assunto e quem sabe eu possa mudar de idéia

    ResponderExcluir
  3. mesmo não tendo interesse em prestar o vestibular esse ano essas dicas vão me ajudar muito a ficar por dentro do assunto e quem sabe eu possa mudar de idéia

    ResponderExcluir