SalaGeo

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Veneza em maré alta !

Vezena , uma das mais famosas e turísticas cidades da Europa, amanheceu nesta última terça-feira com parte de sua urbe ( espaço urbano) invadida pelas águas do mar Adriático . Veja adiante por quê?

A cidade foi construída sobre um arquipelago de 118 ilhas formadas por cerca de 150 canais numa lagoa rasa. As ilhas onde a cidade foi construída são ligadas por cerca de 400 pontes. No velho centro, os canais servem a função de estradas. A água doce dos rios e a água do mar travam uma eterna batalha mantendo o nível das águas nos canais . Em tempos de maré alta e ventos fortes parte da cidade fica alagada como na foto superior .
Logo aí acima , uma vista aérea da cidade, sua baía e seus canais . A Praça de São Marcos, da foto acima, está posicionada na parte inferior direita , na junção do canal com o mar, daí ser facilmente alagada quando da maré alta .
Se você não sabe mais estas , se liga aí !

O carnaval de Veneza , uma festa que dura dez dias e em que os participantes costumam usar trajes típicos do seculo XVIII e máscaras , serviu de inspiração para o surgimento do carnaval carioca já no seculo XIX.

Veneza é classificada como Patrimônio da humanidade pela UNESCO. Dos muitos monumentos e locais turísticos existentes, destacam-se a imponente Basílica de São Marcos localizada na Praça de São Marcos , a ponte de Rialto sobre o Grande Canal construída em 1588 e numerosas igrejas e museus. É conhecida ainda pelo Festival de Cinema, pela Bienal de Artes , pela Regata Histórica no primeiro domingo de setembro , pelo fabrico de vidro , pelos casinos e pelos seus passeios românticos, que atrai muitos casais em suas luas-de-mel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário