SalaGeo

domingo, 12 de outubro de 2008

E o desafio das metrópoles continua....

E aí galera , estamos aqui novamente para falar de Metrópoles e o primeiro desafio já teve vencedor .
Dereck da turma 3002 respondeu corretamente um dos conceitos apresentados e quase acertou as cidades indicadas . Vamos as respostas
As cidades que estão nas fotografias são Florianópolis,Manaus e Campo Grande

Florianópoles é a capital de Santa Catarina localizada na ilha de mesmo nome do estado . O acesso a cidade e a ilha é feita por uma série de pontes sendo a mais famosa a de Hercílio Luz . É a cidade do time do Avaí que disputa a segunda divisão e que tem como torcedor mais ilustre nosso campeão de tenis Guga Kurten . Quem não sabe que o Guga depois de jogar tenis gosta mesmo é de pegar uma onda ? Pois é Floripa ( como é seu apelido) é famosa pelas praias pelo turismo e pelos campeonatos de Surf aí disputados .


Manaus capital do estado do Amazonas tem este nome por causa de uma tribo de índios do local( manauá ) e nasceu expontaneamente às margens do Rio Negro . Durante a época áurea da extração da borracha foi a cidade mais rica do país e as grandes companhias de teatros internacionais se apresentavam no Teatro Amazonas em primeiro lugar ao chegar ao Brasil


Campo grande Surgiu como um pequeno aldeamento pastorial em finais do seculo XIX . É carinhosamente chamada MORENA pela cor vermelha de sua terra e é a Metrópole brasileira que mais cresce atualmente em concomitância com o crescimento da Agroindústria e da região centro-oeste .
Derick disse :"Região Metropolitana é um grande centro populacional,que consiste em uma(ou,às vezes,duas ou até mais)grande cidade central(uma metrópole),e sua zona adjacente de influência."
Ponto pra ele !!
Região Metropolitana e uma conurbação contendo no mínimo uma Metrópole , integrada socioeconomicamente e com uma infra-estrutura comum .

Bem , continua valendo como desafio os demais conceitos, em vermelho do post anterior , que ainda não foram esclarecidos e mais....
Que Metrópole é esta???



Dicas :
Foi fundada pelos romanos no seculo I
Possui hoje cerca de 700 mil habitantes na sua cidade central e quase 5 milhões em sua região Metropolitana .
É o maior centro financeiro do país e quarta maior bolsa de valores do mundo.
Além da função financeira , exerce importante função cultural e comercial sendo a terceira maior área de feiras e exposições do mundo.

E então ... estou esperando as respostas nos comentários !!!

3 comentários:

  1. Professora
    Aquela foto de manaus de vista de cima é identica a da Praça da República em Belém e também,o Teatro da Paz fica próximo a praça.Infelizmente eu me confundi.
    Quanto a cidade de Campo Grande eu chutei,e chutei errado.

    ResponderExcluir
  2. NÃO FOI VC QUEM ERROU E SIM EU !
    já fiz uma correção publica no ultimo post . De qualquer maneira vc já havia ganho os pontos. !!

    ResponderExcluir
  3. Wallace Nogueira 300618 de outubro de 2008 às 17:24

    com relação ao desafio proposto...

    pesquisando as informações dadas,
    meu palpite é Frankfurt... Cidadezinha alemã que foi fundada por romanos, é uma das maiores bolsas de valores do mundo, tem a funçao comercial e cultural citada e encontrei fotografias de prédios com a mesma arquitetura!

    resposta: Frankfurt

    ResponderExcluir