SalaGeo

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Metrópoles mundiais ! Desafios


Alô pessoal da segunda Segunda Série ( turmas 2007 e 2002)! Alô pessoal da salageo !! Alô todo mundo!!
O mundo é urbano! Isto é, mais da metade da população total do planeta hoje vive em cidades. Cidades de todos os tipos e tamanhos e as grandes Metrópoles são as que mais chamam a atenção seja pelos seus atrativos, seja pelas preocupações que acarretam . Neste quarto bimestre vamos falar muito aqui neste espaço, e também em classe, do processo acelerado de urbanização presente e das Metropoles em especial . Para começar moramos (pessoal do salageo) numa dessas cidades . Na verdade uma cidade considerada Metropole Global segundo alguns estudiosos ou apenas uma Metrópole Nacional para tantos outros tecnicos especializados. Uma cidade com 6 milhões de habitantes em seu município central mas que já está chegando a 10 milhões de habitantes em sua área Conurbada isto é na sua Região Metropolitana .
Assentada sobre um sítio de difícil ocupação, ela vem crescendo e se expandindo " a duras penas" ( como dizia Machado de Assis em suas crônicas urbanas) há exatos 443 anos . Desempenha inúmeras funções e foi capital do Brasil entre 1763 e 1960 , A unica das capitais brasileiras que viu passar pelos seus palácios administrativos , Governadores Gerais e Vice-reis ( periodo colonial) Reis e Rainhas ( Chegada da família real e depois 1º e 2º Imperio) e Presidentes ( República ) escolhidos de forma democrática ou não . Na verdade uma longa história para contar ....
Quer conhecer um pouco da história dessa Cidade maravilhosa??? vá ai ao lado no Estude Aqui e e clique na Evolução Urbana Do Rio de janeiro e você terá uma pequena noção da grandeza e da história desta cidade.
Quer ganhar alguns pontos extras neste bimestre????
Deixe aí nos comentarios o conceito técnico geográfico de um dos termos assinalados em vermelho , Ok ?? São sete conceitos , logo 7 alunos ( de qualquer série minha) poderão ser beneficiados . Estou aguardando ....
Mais desafio !!!!
Descubra quem é cada uma das três metrópoles apresentadas a seguir ??? Responda nos comentários e também valem pontos extras !!!Dicas : São 3 capitais estaduais localizadas em diferentes regiões brasileiras sendo, uma litorânea , outra as margens de um rio e uma terceira no interior do país num estado de enorme crescimento econômico .


E aí já descobriu quem são ??
Então corra e responda nos comentários!!!

2 comentários:

  1. As cidades que estão nas fotografias são Florianópolis,Belém e Goiânia.

    Região metropolitana é um grande centro populacional,que consiste em uma(ou,às vezes,duas ou até mais)grande cidade central(uma metrópole),e sua zona adjacente de influência.

    ResponderExcluir
  2. Troquei Goiânia por Campo Grande.Foi mal!!!rsrsrsrs

    ResponderExcluir