SalaGeo

terça-feira, 20 de abril de 2010

Globalização Quem ganha ? Quem perde ?

Globalização. Quem ganha? Quem perde? Entre você também neste debate . Globalização é o atual momento em que vivemos onde todo mundo (nações e pessoas ) parecem estar interligados . Produtos e serviços são trocados entre pessoas e países cada vez mais distantes. Idéias e pessoas circulam em fluxos contínuos, facilitados pelo grande desenvolvimento dos meios de comunicação e transportes. As distâncias parecem menores. É como se toda a humanidade vivesse num pequeno lugar.O que acontece em diferentes partes do mundo tem enorme influencia em outros lugares , muitas vezes, extremamente distantes. O mundo é interdependente . Podemos dizer portanto, que vivemos hoje, num mundo globalizado !
E isto é bom ou é ruim ? Vejamos algumas implicações :
As empresas chamadas de transnacionais como a Nike, a Nestlé e a Fiat e que possuem sede em geral em países desenvolvidos instalam filiais em paises em desenvolvimento ou emergentes . São atraídas pelos baixos salários e impostos que irão pagar ou pelo custo barato do terreno onde vão se instalar .Países como Brasil, China, Índia ou México apresentam um atrativo a mais : uma grande população , isto é , uma grande quantidade de novos consumidores . Com isto há uma transferência da concentração industrial e dos empregos neste setor dos países desenvolvidos para os em desenvolvimento. No entanto é para o país de origem da transnacional que vai a maior parte dos lucros obtidos nas filiais . As decisões administrativas, as pesquisas desenvolvidas e o controle das ações da empresa também ficam limitadas ao país de origem.
Outra questão que se destaca é a globalização da criminalidade. As facilidades tecnológicas de comunicação e transportes faz expandir ações criminosas como tráfico de drogas , a prostituição ou a ação terrorista. A produção das drogas em geral se faz em países subdesenvolvidos, mas o maior consumo está nos países mais desenvolvidos, formando assim um fluxo de transporte e comercio ilegal que traz conseqüências desastrosas para ambos os lados e movimenta bilhões de dólares no mercado ” negro “.
Uma outra questão ainda é a intensa circulação de idéias e pessoas por todo mundo, disseminando hábitos e estilos de vida que em geral representam uma cultura dos chamados países hegemônicos. Para muitos estudiosos o mundo estaria caminhando para uma mundialização cultural , isto é , a população mundial estaria cada vez mais semelhante em usos e costumes como por exemplo quando consomem os mesmos refrigerantes, usam jeans ou comem em fast foods. Ao mesmo tempo que isto acontece, observa-se que em muitos lugares as populações ao contrário, se apegam a tradições e valores culturais ou religiosos como forma de resistência podendo levar a sérios conflitos entre nações como as ondas de terrorismo que temos vivenciado. Há também situações menos radicais em que os valores trazidos com a globalização ao serem aceitos pelas pessoas dos países onde chegam, são transformados e incorporados às formas tradicionais já existentes e consagradas de modo que acabam deixando de ser “coisa de fora”.
Por estas questões acima indicadas e por tantas outras não mencionadas é que a discussão quanto as conseqüências da globalização se torna tão calorosa. Pessoas e entidades se posicionam a favor ou contra independente de serem representantes de paises ricos ou pobres. E você , o que acha ? Reúna argumentos que defendam suas idéias .

Nenhum comentário:

Postar um comentário