SalaGeo

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Mudanças Climáticas / exercícios

Leia atentamente as páginas 80,81 e 82 do seu livro texto de Geografia e depois responda as questões propostas .
As respostas deverão ser dadas na forma discursiva e entregue em folha separada ao seu professor na data combinada para sua turma !
vamos aos questionamentos:
1) O planeta Terra apresentou, ao longo de sua de existência( aproximadamente 4,5 bilhões de anos ),uma temperatura constante? A que os especialistas atribuem essas diferenças climáticas?

2)Como os estudiosos provam que a Terra passou por períodos ora mais quentes, ora mais frios?

3)Quando aconteceu, segundo os estudiosos, a última alteração significativa de temperaturas no planeta Terra? O que aconteceu na época? Que provas ou evidências comprovam o fato?

4) Diferencie, segundo pontos de vista, os " freezers" dos "fryers"

5) A partir de tudo que você já leu sobre o assunto ( Aquecimento Global) se posicione quanto a grande questão em debate :"O ser humano está alterando o clima da Terra ?
Obs: Hoje existem duas correntes antagônicas nesta questão: Os radicais do IPCC que afirmam que o planeta está esquentando de forma significativa como consequência única da ação humana irresponsável e os chamados céticos que afirmam que o pequeno aquecimento verificado é resultado direto da própria evolução do planeta .
E você , de que lado está?Reuna elementos que justifiquem seu posicionamento .
obs: Busque aí ao lado nos marcadores e clique no titulo aquecimento global . Você poderá ler várias postagens sobre o assunto que lhes ajudará na formulação de seus argumentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário