SalaGeo

quarta-feira, 30 de setembro de 2009




Começando nosso ultimo Post antes do Enem! éee ta chegando... é nesse final de semana!
Já viu onde vai fazer a prova???
então é bom correr logo pois Já está no site do MEC (www.enem.inep.gov.br)

Enem 2009: candidatos sem cartão de confirmação podem fazer prova apenas com RG

Os candidatos do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009 que não tiverem recebido o cartão de confirmação de inscrição pelos Correios poderão fazer a prova apenas apresentando o RG, desde que compareçam ao local de prova definido pelos organizadores do exame. A informação foi dada pelo presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Reynaldo Fernandes, nesta terça-feira (29), em entrevista à rádio CBN.

O presidente pede aos estudantes que consultem o local de prova pelo endereço http://sistemasenem2.inep.gov.br/enemLocalProva/. No site é possível imprimir o cartão de confirmação de inscrição e o questionário sócio-econômico. Para aqueles que não puderem imprimi-los, há a opção de apresentar apenas o RG.

Candidatos poderão pedir mudança de local

Estudantes que tiverem sido alocados para escolas muito distantes de suas residências ou para outras cidades poderão pedir mudança de local de prova ao Inep. O pedido pode ser feito pelo faleconosco@inep.gov.br.

No e-mail, o candidato deve informar seu nome, número de inscrição, número de CPF e nome da mãe. É necessário também relatar o problema com o local de prova definido pela instituição.

De acordo com o MEC, até as 16h desta segunda (28), 400 casos de estudantes com local de prova em municípios diferentes foram encaminhados ao serviço de atendimento do Enem, entre os mais de 4 milhões de participantes. O número de casos de estudantes que fariam o exame em locações muito distantes, segundo a instituição, ocorreu somente em São Paulo, e havia atingido 200 pessoas até ontem.

Dia do Exame

O Enem 2009 será aplicado em 1.826 municípios brasileiros, nos dias 3 e 4 de outubro, da seguinte maneira:

•3/10 (sábado): das 13h às 17h30 - prova 1: ciências da natureza e suas tecnologias; e ciências humanas e suas tecnologias.

•4/10 (domingo): das 13h às 18h30 - prova 2: linguagens, códigos e suas tecnologias e redação; e matemática e suas tecnologias.

Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 12h55, horário de Brasília (DF). As provas serão aplicadas às 13h, em todo o território nacional. Os locais de prova serão os mesmos nos dois dias. É recomendável que o inscrito compareça ao local de realização da prova com antecedência de uma hora.

Cada área concentra 45 itens de múltipla escolha, distribuídos em blocos de diferentes níveis de dificuldade. Em cada dia serão distribuídos aos participantes quatro diferentes modelos de prova, todos da mesma cor, onde as questões estarão ordenadas diferentemente.

A redação deverá ser feita em língua portuguesa e estruturada na forma de texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, a partir de um tema de ordem social, científica, cultural ou política.

Por motivos de segurança, o participante só poderá ausentar-se do local de prova após duas horas do início do exame.

O que levar

Será necessário apresentar original ou cópia devidamente autenticada de documento de identificação, cartão de confirmação de inscrição, folha de respostas do questionário socioeconômico, caneta esferográfica de tinta preta, lápis preto nº 2 e borracha macia.

Durante a realização da prova não será admitida consulta ou comunicação entre os inscritos, nem a utilização de livros, máquinas calculadoras e agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, pagers, bip, walkman, gravador, mp3 ou superior, relógio com calculadora, canetas eletrônicas ou qualquer outro receptor ou transmissor de mensagens.

Os participantes devem evitar também o uso de boné, óculos escuros ou qualquer outro objeto que cubra os cabelos e orelhas, por critérios de segurança.

Gabarito

Apenas depois de decorridas quatro horas do início do exame o participante poderá deixar sua sala portando o caderno de prova, tanto no sábado quanto no domingo. Caso contrário, ele deverá entregar seu caderno de prova ao aplicador da sala, juntamente com a folha de respostas e a folha de redação (no segundo dia).

Os gabaritos, as provas dos dois dias do Enem 2009 e as regra para que o participante identifique o respectivo modelo de prova estarão disponíveis na internet no domingo, dia 4 de outubro, às 19h, depois do término do exame em todo o território nacional.

Enem no vestibular

O inscrito no Enem terá ainda o direito de participar do vestibular unificado do MEC. Ele poderá optar por cinco cursos em instituições federais e, de acordo com o desempenho, simular a posição na graduação pretendida, em comparação com as notas dos demais concorrentes.

Além de substituir o processo seletivo pela prova do MEC, as universidades federais puderam optar ainda por outras três formas de adesão ao Enem 2009. São elas: substituir apenas a primeira fase do vestibular; combinar a nota do Enem com a nota do vestibular tradicional (nesta modalidade, a universidade fica livre para decidir um percentual do Enem que será utilizado na média definitiva); usar o Enem como fase única apenas para as vagas ociosas da universidade.

Mais informações

O Enem 2009 será aplicado em 10.385 escolas diferentes com, ao todo, 113.857 salas de prova. Outras informações podem ser obtidas no site do Inep; pelo Programa Fala Brasil (telefone 0800-616161), das 8h às 20h; ou pelo e-mail faleconosco@inep.gov.br, das 8h às 20h, inclusive nos dois dias de prova.

Fonte: Uol Vestibular

Desejamos a todos uma otima Prova nesse fim de semana! e levem documentos,de preferencia com foto.

assim que sair divulgamos o Gabarito das provas aqui.

Grande Abraço!

Um comentário: