SalaGeo

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Estou mais uma vez aqui postanto sobre um grande autor nordestino : JOSÉ LINS DO REGO

José Lins do Rego Cavalcanti nasceu em 1901, no Estado da Paraíba, e morreu em 1957 na cidade do Rio de Janeiro.
Viveu a maior parte de sua vida em Recife, cidade onde se formou em Direito. A partir de 1936, passou a viver na cidade do Rio de Janeiro.
O dia a dia e os costumes tanto de Pernambuco quanto do Rio de Janeiro eram evidentes em suas obras literárias.
Ele deu início ao conhecido Ciclo da Cana-de-Açúcar com a obra: Menino de Engenho. Além deste livro, este notável escritor escreveu outros livros, como: Doidinho, Banguê, O Moleque Ricardo e Usina. Este último possui narrativa descritiva do meio de vida nos engenhos e nas plantações de cana-de-açúcar do Nordeste.
Em sua segunda fase, José Lins do Rego escreveu romances que tinham como tema a vida rural. Deste período, fazem parte as seguintes obras: Pureza, Pedra Bonita, Riacho Doce e Agua Mãe.
No ano de 1943 publicou o livro Fogo Morto, considerado a sua obra-prima; posteriormente escreveu Euridice, Cangaceiros, alguns ensaios, crônicas e outras obras.
Este notável escritor foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras e teve suas obras traduzidas para diferentes idiomas, entre eles, o russo. Antes de morrer, escreveu um livro de memórias chamado: Meus Verdes Anos.

Principais obras de José Lins do Rego

- Menino de engenho (1932)
"Meu avô me levava sempre em suas visitas de corregedor às terras de seu engenho. Ia ver de perto os seus moradores, dar uma visita de senhor nos seus campos. O velho José Paulino gostava de percorrer a sua propriedade, de andá-la canto por canto, entrar pelas suas matas, olhar as suas nascentes, saber das precisões de seu povo, dar os seus gritos de chefe, ouvir queixas e implantar a ordem. Andávamos muito nessas suas visitas de patriarca."

- Doidinho (1933)
- Bangüê (1934)
- O Moleque Ricardo (1935)
- Usina (1936)
- Pureza (1937)
- Pedra bonita (1938)
- Riacho doce (1939)
- Fogo morto (1943)
"Chegou a abolição e os negros do Santa Fé se foram para os outros engenhos. Ficara somente com seu Lula o boleeiro Macário, que tinha paixão pelo ofício. Até as negras da cozinha ganharam o mundo. E o Santa Fé ficou com os partidos no mato, com o negro Deodato sem gosto para o eito, para a moagem que se aproximava. Só a muito custo apareceram trabalhadores para os serviços do campo. Onde encontrar mestre de açúcar, caldeireiros, purgador? O Santa Rosa acudiu o Santa Fé nas dificuldades, e seu Lula pôde tirar a sua safra pequena. O povo cercava os negros libertos para ouvir histórias de torturas. Fazia-se romance com os sofrimentos das vítimas de Deodato. Quando o carro do capitão Lula de Holanda passava, corria gente para ver o monstro, todo bem-vestido, com a família cheia de luxo, que ia para a missa. Um jornal da Paraíba falara em crimes da escravidão e nomeava o Santa Fé, o Itapuá, como de senhores algozes.”
- Eurídice (1947)
- Cangaceiros (1953)
- Gordos e magros (1942)
- Poesia e vida (1945)
- Homens, seres e coisas (1952)
- A casa e o homem (1954)
- Meus verdes anos (1956)
- O vulcão e a fonte (1958)
- Dias idos e vividos (1981)

20 comentários:

  1. Jose Lins do Rego em sua obra obra Fogo Morto faz referÊncia ao periodo abolicionista havendo a decadencia dos engenhos da cana-de-açucar,apresentando características e problemas sociais que englobam uma detrminada região e as grandes desigualdades e dificuldades sociais do período em que a obra está sendo escrita.
    (Fernanda Felix N.04 t.3008

    ResponderExcluir
  2. Laisa nº 07 turma: 30089 de setembro de 2009 às 12:20

    Pelo ponto de vista geográfico e econômico, ambos os trechos relatam fatos sobre o ciclo da cana-de-açúcar, o engenho e sua vida rural vivida no Nordeste. José Lins do Rego deixou evidente em suas obras todo o seu cotidianodo,plantações e meio de vida.

    ResponderExcluir
  3. Denise Lima N:03 T:30089 de setembro de 2009 às 12:43

    Em menino de engenho José Lins do Rego relata a fazenda Santa Fe no seu auge.Ja em Fogo Morto a fazenda se encontra em decadência,no entanto nos dois livros podemos observar pela maneira que o autor escreve,aspectos geograficos,historicos e sociais.As duas obras são um investimento em cultura pois nos transportam a todos esses aspectos sem nem mesmo sair do lugar.

    ResponderExcluir
  4. NOME:Jaqueline Nº05 Turma:3008


    José lins do rego foi um homem que fez e também faz muitos sucessos com as suas principais obras.acredito eu que vendeu bastante livros. É apesar de tudo foi o homem que início ao conhecido ciclo da cana-de-acúçar com a obra:menino de engenho.

    ResponderExcluir
  5. Bom, José Lins do Rego gostava muito de retratar a vida e o cotidiano das pessoas que viviam no nordeste brasileiro, e tanto Fogo Morto quanto Menino do Engenho ele colocou em ênfase o inicio do ciclo da cana-de-açucar e a escravidão que ocorria naquela época.

    Nome:Luis Carlos Nº:09 Turma:3008

    ResponderExcluir
  6. O livro Menino de Engenho retrata de um menino que aprendia com o avô o acompanhando em um engenho na época da cana de açúcar, e o livro fogo morto fala de uma época abolicionista nos engenhos de cana de açúcar,tendo assim sua decadência.
    Raiane de Souza T:3008 N°14

    ResponderExcluir
  7. Analisando pelo ponto de vista Geográfico, os 2 livros relatam fatos acontecidos em determinada região. Menino do Engenho falando sobre o auge do ciclo da cana-de-açúcar, a escravidão dentre outros fatos daquel época. Já Fogo Morto relata o contrário de tudo do antigo livro Menino do Engenho, Fogo Morto fala sobre a decadência da cana-de-açúcar e a abolição da escravatura.. tendo como resultado a falência do engenho e a explicação para determinado nome Fogo Morto.


    Nome: Cynthia
    nº: 23
    Turma: 3008

    ResponderExcluir
  8. No livro menino de engenho retrata o auge do ciclo da cana-de-açúcar, quando ainda havia a escarvidão, onde o chefe do engenho gostava que tudo estivesse em perfeita ordem.
    Já Fogo morto, fala da libertação dos escravos, trazendo assim a decadencia da cana-de-açúcar.

    Patricia nº12 T. 3008

    ResponderExcluir
  9. As duas histórias se passam em fazendas(engenhos), porém a do "Menino do engenho", relata o auge do ciclo da cana-de-açucar e a do "Fogo morto" a decadência do ciclo da cana-de-açucar


    Leandro
    n°8
    Turma:3008

    ResponderExcluir
  10. Tatiana Lopes n°19 T:300811 de setembro de 2009 às 06:50

    Historicamente falando Menino de Engenho retrata o auge Do ciclo da cana de açucar ao passo que em Fogo Morto há a decadência do ciclo e a aboliçao dos escravos a fazenda Santa fé fica sem grande parte da sua mão de obra.Sò lí um dos livros,mas pelo trecho que lí do outro penso que ele também deve ser muito bom.

    ResponderExcluir
  11. FOI CITADO NO LIVRO MENINO DO ENGENHO O DIA-A-DIA DO NETO E SEU AVÓ, UM HOMEM AUTORITÁRIO E BASTANTE RIGOROSO COM SEUS NEGÓCIOS.
    COM RELAÇÃO AO SEGUNDO LIVRO FOGO MORTO, DO PONTO DE VISTA GEOGRÁFICO E ECONÔMICO É RELATADO A ABOLIÇÃO DOS NEGROS E SOBRE A SAFRA DA CANA DE AÇÚCAR.

    RHAISA GRAZYELLA T:3008 Nº27

    ResponderExcluir
  12. MENINO DE ENGENHO.Nossa esse livro e muito bom,so quem leu que sabe,aconselho todos a ler ,pois e muito maneiro.Esse livro conta a historia do proprio engenho do avô de Jose Lins Do Rego,e sua autobiográfia... ALINIELY
    TURMa: 3005

    ResponderExcluir
  13. jose lins de rego ele fala muito da vida do dia a dia das pessoas que viviam no nordeste tanto que fogo moto e o menino de engenho fala da cana de açucar e da escravidao. MARIA DE FATIMA TURMA 3008 NUMERO 10

    ResponderExcluir
  14. Jose lins do rego fala muito da vida das pessoas q vivem no nordeste.O livro MENINO DE ENGENHO e muito bom,eu li para fazer um trabalho na sala de aula,eu recomemdo q leiam,esse livro,pq ele e otimo.

    RAYSSA CARDOSO N°22 T:3005

    ResponderExcluir
  15. ....
    Eu li o livro Menino de Engenho .... José Lins do Rego usa traços autobiograficos nesse livro....
    Gostei de ter lido...

    Izana Araújo....T>3005

    ResponderExcluir
  16. josé Lins do Rego e uma autor que fala muito em suas obras do Nordeste..
    ele retrata a realidade da região nordestinaa.
    achei ele um autor muito interessante..

    islania nº09 t;3005

    ResponderExcluir
  17. Eu acho muito interesante a form que ele escreveu Menino de Engenho baseando-se na propria vida. E além disso é legal que ele denuncia as condições de vida.

    Priscila 3005 nº 30

    ResponderExcluir
  18. Menino de engenho,Fogo morto... Verdadeiras obras que vão servir pro resto da vida...

    ResponderExcluir
  19. gostei mais das obras de jorge amado mais muito, gostei de conhecer um pouco das obras de josé lins do rego
    pois tudo isso faz parte do passado da nossa nação
    mostra que tbm temos bom´s escritores!

    André luis n: 3
    3005

    ResponderExcluir
  20. José lins do rego foi um grande autor de livros muitos famosos,
    ele retrata muito a realidade brasileira,poe em evidencia
    as condições de vida dos pobres.
    e fala muito geograficamente da cana-de-açucar das plantações.

    ResponderExcluir