SalaGeo

quarta-feira, 9 de setembro de 2009




Graciliano Ramos nasceu em Quebrangulo (AL), em 1892 e faleceu no Rio de Janeiro, em 1953. Fez os primeiros estudos no interior de Alagoas e tentou o jornalismo no Rio de Janeiro. Regressou a Palmeira dos Índios (AL), cidade da qual foi prefeito, em 1928, renunciando ao cargo dois anos depois e passando a dirigir a Imprensa Oficial do Estado. Em 1933, foi nomeado Diretor da Instrução Pública. Por suspeita de ligação com o comunismo, foi demitido e preso em 1936. Remetido ao Rio de Janeiro, permaneceu encarcerado na Ilha Grande, onde escreveu Memórias do cárcere. Em 1945, aderiu ao Partido Comunista Brasileiro.

OBRAS

Romance: Caetés(1933); São Bernardo(1936); Vidas secas(1938).
Conto: Insônia(1947).
Memórias: Infância(1945); Memórias do cárcere(1953); Linhas tortas(1962); Viventes das lagoas(1962). As duas últimas obras foram publicadas postumamente.
Literatura infantil: Histórias de Alexandre(1944); Histórias incompletas(1946).

DICAS DE LIVRO: VIDAS SECAS

O livro retrata a vida de pessoas que vivem no sertão brasileiro e o sacrifício delas para sobreviver. Tendo como tema a luta pela sobrevivência diante do flagelo da estiagem, o autor traz em seus personagens muito da alma nordestina nos traços de Fabiano e sua família.



'Fabiano é uma pessoa que se ligou de maneira visceral ao meio. Ele se orgulha de sobreviver à Seca e de fazer parte de uma paisagem que só admite os mais resistentes: ora exalta-se com secreta satisfação: ”Fabiano, você é um homem”; ora, se reconhece como a um animal: “Você é um bicho, Fabiano”, e o orgulho logo passa para a dúvida - quando pensa ser uma coisa da fazenda, um traste que possui apenas as perneiras, o gibão, o guarda-peito e o sapato de couro cru que, ao ser demitido, seria do vaqueiro que o substituísse.

Vaqueiro, rude, curto das ideias, sem instrução e sem capacidade de entendimento, Fabiano não tem planos e vive a procura de trabalho. Bebe muito e perde dinheiro no jogo. Sua auto-imagem varia de acordo com a situação e seu ânimo diante da dificuldade: quando se reconhece um homem e sente orgulho, Fabiano é a afirmação do indivíduo que se sobrepõe às dificuldades. Quando se reconhece um animal, ganha relevância o ser impessoal de existência desumana. Ao avistar Baleia – num momento de comunhão, envolvido na tragédia de pertencer à mesma realidade do animal, Fabiano conclui: “Você é um bicho, Baleia”.

Fabiano tenta, mas não consegue se comunicar. Como os animais, a família de Fabiano praticamente não tinha linguagem. Contando apenas com o instinto de sobrevivência, ele – um cabra vermelho, curtido pelo sol, é vencido por um soldado raquítico que desafia-o para uma partida de baralho. Humilhado, Fabiano chega a ser preso e não consegue se defender: a fragilidade de linguagem impede a possibilidade de divulgar a injustiça que sofrera e ele lamenta viver como um bicho, sem ter frequentado a escola.

10 comentários:

  1. Laisa nº 07 turma: 30084 de setembro de 2009 às 11:10

    É sempre bom termos pelo menos um pouco de conhecimento sobre a nossa Literatura brasileira.
    Graciliano Ramos é um bom destaque Romancista que retrara em sua obra "Vidas Secas" a dificuldade que as pessoas passam no Sertão brasileiro.
    Muito bom!;)

    ResponderExcluir
  2. É bem legal este post que fala sobre Graciliano Ramos e sua obra Vidas secas,pelo resumo a obra trata da realidade no sertão,dos grandes obstáculos e sacrifícios que o povo daquela região passa.A sobrevivência em meio ao caos da estiagem dentre outros diversos problemas.
    (Fernanda Felix T.3008 n.04)

    ResponderExcluir
  3. Eu achei super maneiro este post sobre Gracilano Ramos, pq alem eu essa semana tive que apresentar um trabalho na sala de aula sobre o livro Vidas Secas, é um livro muito bom pra quem tiver afim de dar um lida, eu recomendo.

    Hélio Alan Turma:3005 nº:08

    ResponderExcluir
  4. Eu li esse livro ai para o trabalho de português ! =p

    ResponderExcluir
  5. é sempre bom saber de autores em nossa literatura que usaram a sua arte pra expressar a realidade do seu país mesmo que muitas vezes nao ha vivenciaram...que é o caso de Graciliano Ramos com o seu romance Vidas Secas



    Thais_3008 n°:20

    ResponderExcluir
  6. Bruno Duarte 3005 n°05
    eu postei isso ai em cima /\/\

    ResponderExcluir
  7. po meu grupo (helio, italo, chileno e eu ) fez um trabalho sobre esse livro e chegamos a seguinte conclusao:

    Vidas secas de Graciliano Ramos de 1938 e um romance muito representativo da segunda fase do modernismo brasileiro. Foi uma fase em que duas linhas de força interessavam os escritores; de um lado o retrato da realidade brasileira, marcadamente a realidade nordestina e de outro lado uma abordagem psicológica das personagens. Se alguém conseguiu realizar essas duas dimensões artísticas em um nível de grande estatura, foi o Graciliano Ramos (em todas suas obras diga se de passagem), mas talvez em Vidas secas ele tenha conseguido atingir a perfeição. Por que aqui nos temos o retrato das conseqüências da seca sobre uma família de retirantes Fabiano, Sinhá Vitória os dois filhos e a cachorrinha Baleia, todos os problemas trazidos pela seca; a oposição ao patrão, à dificuldade de lidar com a vida de carências em que eles vivem os pequenos luxos que eles conseguem conhecer, as desgraças que se sucedem umas as outras, tudo isso e parte desse registro documental da nossa realidade nordestina. Mas o Graciliano Ramos da a essas personagens uma incrível dimensão psicológica de maneira que cada uma delas se transforma em um universo requeimo de dilemas, de perguntas, de questionamentos e ate mesmo de compreensão do mundo. No entanto, articulando a psicologia das personagens e a situação documental o Graciliano Ramos fala da realidade brasileira, mas vai alem disso, o grande assunto do livro e o ser humano, as duvidas do Fabiano, as duvidas de Sinhá Vitória, as aventuras que essa família passa é dilemas e dramas do ser humano, não são apenas dilemas e dramas de retirantes. O Graciliano Ramos conseguiu com isso atingir uma dimensão universal da nossa literatura coisa que pouco escritor tem condição de fazer e o Graciliano ramos conseguiu. No final a família de retirantes vai ate cidade grande o que vai acontecer com eles o livro não conta, mas se você vive numa cidade grande repleta de nordestino você pode saber o que vai acontecer!

    P.S Esta grande pois foi a conclusão do grupo!!!
    Mas vale a pena ler não so a conclusão mas tmb o livro!!!

    ResponderExcluir
  8. bom nao vou escreve tanto igual o bruno,;p

    e nem li o livro eu vi o filme q eh melhor bom mas pelo q eu vi no filme muitoo bom e ruim pelo fato das secas e tals e o sofrimento q o povo do nordeste passa e tem ate uma parte q eh xata meio triste
    q a sinha compara sua familia com animais e uma parte xocante sabe =/

    bom mais fora isso e beim interesante o filme e o livro deve ser tbm ;p fuii...

    Nome:Kenett(Chileno) xD
    N:31 T:3005

    ResponderExcluir
  9. Graciliano Ramos tem a capacidade de dizer o essencial em poucas palavras..e um autor que não escreve falar o iumportante..
    um autor bem interessante..adorei saber mais desses autores..

    islania..nº09 t;3005

    ResponderExcluir
  10. Bom, eu assisti a presentação do grupo acima, e tamém li um pouco sobre Vidas Secas, e eu não gostei do filme porque mostra claramente a pobreza e a miséria das pessoas. Porém esse livro é foi muito importante pois denunciou comoas pessoas do sertão nordestino viviam.

    Mariah nº 28 T. 3005

    ResponderExcluir