SalaGeo

sábado, 26 de setembro de 2009

Hidrovia Tietê- Paraná



A Hidrovia Paraná-Tietê é uma via de navegação situada entre as regiões sul, sudeste e centro-oeste do Brasil, que permite a navegação e conseqüentemente o transporte de cargas e de passageiros ao longo dos rios Paraná e Tietê. Um sistema de eclusas viabiliza a passagem pelos desníveis das muitas represas existentes nos dois rios. uma via muito importante para o escoamento da produção agrícola dessas regiões. Possui 12 terminais portuários, distribuídos em uma área de 76 milhões de hectares. A entrada em operação desta hidrovia impulsionou a implantação de 23 pólos industriais, 17 pólos turísticos e 12 pólos de distribuição. Gerou aproximadamente 4 mil empregos diretos.
Segundo o projeto, a hidrovia permite a navegabilidade em cerca de1600 km ao longo dos rios Tietê , Grande, Paranaíba e Paraná.

Ao longo do percurso foram construídas 6 barragens facilitando a locomoção de embarcações através das eclusas, que também geram 25 milhões de Kw de energia elétrica. Em todo seu percurso podem-se identificar 18 pólos regionais turísticos com infra-estrutura de qualidade.
As cargas do Rio Paraná são grãos(principalmento soja) transportados principalmente no sentido norte-sul, visando atender às necessidades do Estado do Paraná, além da carga geral (Mercosul) e madeira para abastecer as fábricas de papel e celulose em Mato Grosso do Sul .

Nenhum comentário:

Postar um comentário