SalaGeo

domingo, 7 de março de 2010

Brasil é o terceiro maior exportador de alimentos do mundo

Mais um post da série: Brasil, Que país é este?

"O Brasil ultrapassou o Canadá e se tornou o terceiro maior exportador de produtos agrícolas do mundo.... Hoje, apenas Estados Unidos e União Europeia vendem mais alimentos no planeta que os agricultores e pecuaristas brasileiros.
Dados da Organização Mundial de Comércio (OMC), divulgados neste ano, apontam que o Brasil exportou US$ 61,4 bilhões em produtos agropecuários em 2008.... O ritmo de crescimento da produção brasileira de alimentos já deixava claro que a virada estava prestes a ocorrer. Entre 2000 e 2008, as exportações agrícolas do Brasil cresceram 18,6%, em média, por ano, acima dos 6,3% do Canadá, 6% da Austrália, 8,4% dos Estados Unidos e 11,4% da União Europeia. Em 2000, o país ocupava o sexto lugar no ranking dos exportadores agrícolas.
Uma série de fatores garantiu o avanço da agricultura brasileira nos últimos anos: recursos naturais (solo, água e luz) abundantes, diversidade de produtos, um câmbio relativamente favorável até 2006 (depois a valorização do real prejudicou a rentabilidade), o aumento da demanda dos países asiáticos e o crescimento da produtividade das lavouras.

Para o sócio-diretor da MB Agro, Alexandre Mendonça de Barros, "o Brasil é hoje a única grande agricultura tropical do planeta". Ele ressalta que o aproveitamento da terra é melhor na zona tropical. Em algumas regiões do Brasil, é possível plantar milho depois de colher soja, o que significa duas safras no mesmo ano."

Fonte:G1 Economia e negócios /7/03/10

Um comentário:

  1. E muito triste constatar que um país que é o terceiro maior exportador de alimentos do mundo,precise fazer campanha contra a fome no próprio país. E isto pelo presidente da república. Quando é que deixaremos de ser colônia. E de acordo com o livro de Geografia quem tem como tema de estudo "O SOBDESENVOLVIMENTO E O DESENVOLVIMENTO MUNDIAL E O ESTUDO DA AMÉRICA" por Melhem Adas,pg 64. Os cereais que faltam às crianças e aos adultos dos países subdesenvolvidos são consumidos pelo gado dos países desenvolvidos. Isso e um dado alarmante e escandaloso.

    ResponderExcluir